:: 23/fev/2014 . 13:02
BRT DE CONQUISTA FOI PARAR NO ACRE
Segundo o Blog do Rodrigo Ferraz, após vários meses de teste, o projeto do ônibus articulado de Vitória da Conquista (BRT -Bus Rapid Transit) entrou pelo ralo. O único veículo que estava na cidade e com possibilidade dos usuários utilizarem, foi levado para o estado do Acre.
Segundo o diretor da empresa, Cláudio Vinícius, a demora para autorização do ônibus circular na capital do Sudoeste baiano fez com que o veículo, que estava parado na garagem, fosse levado para outra localidade.
Assim que o ‘Sanfonão’ chegou a Conquista, postamos comentários nos blogs conquistenses ironizando a ‘novidade’, afirmando que ele iria ‘enganchar’ nas ruas estreitas da ‘Capital do Sudoeste’, e que só poderia fazer a linha Rodoviária-Lagoa das Flores, que é uma reta.
Não deu outra, e o BRT (Burrice Retada no Trânsito) foi descartado, por motivos óbvios.
Por Davi Ferraz
“MAIS MEGANHA QUE AGITADOR”
O segundo protesto contra a Copa do ano em São Paulo foi marcado pela enorme presença policial, uma tropa de pelo menos 1.000 agentes, que superou ao número de manifestantes.
A marcha, com quase mil pessoas segundo a polícia e umas 3.000 segundo os manifestantes que a transmitiram o ato ao vivo pela internet, saiu da Praça da República, no Centro, por volta das 18h. Em apenas uma hora estourou a primeira bomba, lançada pela polícia. A intenção das forças de segurança de impedir atos de vandalismo acabou frustrando um protesto que começou de forma pacífica, com tambores, gritos contra os gastos excessivos na Copa, contra a brutalidade policial e a qualidade dos serviços públicos.
A polícia deteve um grupo de cerca de 50 manifestantes que foi obrigado a se sentar no chão e acabou rodeado por quatro fileiras de policiais com mais de uma centena de agentes. Depois foram levados, algemados, em vários ônibus até as delegacias da região. O número total de detidos chegou a 230 pessoas, entre elas seis jornalistas que cobriam a manifestação e um professor da Universidade de São Paulo (USP). Outras oito pessoas acabaram feridas.
Como diziam na época da Ditadura Militar, “tinha mais meganha que agitador”. Quero ver na Copa…
Da Redação (Informações El País)
IML: MENTIRA OU INCOMPETÊNCIA?
Em fevereiro de 2011, o blog Itapetinga Agora acompanhou a comitiva do prefeito Zé Carlos e Rosemberg Pinto, até às imediações do Complexo Policial, e publicou a matéria abaixo, que teve enorme repercussão e inúmeros comentários, na sua maioria aplaudindo a ‘iniciativa’ do prefeito e do seu representante na Assembléia, o ausente deputado Rosemberg Pinto (PT). Confira a matéria:
“AUTORIZADA A CONSTRUÇÃO DO IML EM ITAPETINGA. O prefeito municipal de Itapetinga José Carlos Moura, ao lado do deputado estadual Rosemberg Pinto, encontrou-se com o Secretário de Segurança Pública da Bahia Maurício Barbosa. O assunto em pauta foi à aquisição do terreno para a construção do IML (Instituto Médico Legal) de Itapetinga.
Vale destacar que o IML está subordinado à Superintendência da Polícia Técnico-Científica e foi criado com o intuito de fornecer bases técnicas em Medicina Legal para o julgamento de causas criminais. A mais conhecida das funções do IML é a necropsia, vulgarmente chamada de autópsia – exame do indivíduo após a morte.
Sensibilizado com o sofrimento e angústia do povo de Itapetinga, cujos parentes mortos têm que ser levados para o IML de Vitória da Conquista e só são sepultados depois de 24 horas, o Prefeito reivindicou junto ao governo do Estado uma solução para o problema.
Na terça-feira, 8 de fevereiro, foi autorizado por intermédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, a utilização de um terreno anexo ao Completo Policial para a construção do IML.
Segundo o prefeito José Carlos Moura, foi feita a doação do terreno com 117 metros quadrados de área a ser construída e o governador Jaques Wagner autorizou à abertura de licitação para o início das obras, que serão realizadas com recursos próprios.”
Passados dois anos, nem sinal do IML e outras obras prometidas pelo Governo, como por exemplo o SAC, cuja promessa caiu no descrédito. Falta de prestígio do prefeito, incompetência da sua equipe ou promessa mentirosa dos deputados petistas?
Por Davi Ferraz
- 1