IPTU: TRABALHO DE FILHA DE PELLEGRINO NA OAB GERA POLÊMICA
SALVADOR: Caiu como uma bomba no já conflagrado Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) a notícia de que a advogada Bianca Pellegrino, filha do deputado federal Nelson Pelegrino (PT), tem cargo de diretora de relacionamento com a juventude na gestão do advogado Luiz Viana Queiroz. A informação foi divulgada em primeira mão pelo blog “O Sistema é Bruto” e parece ter pego boa parte dos conselheiros de surpresa.
Diante das variadas sugestões de como lidar com as insinuações de que a presença de Bruna na OAB mostraria o vínculo da entidade com o deputado, surgiram as primeiras informações no âmbito da Ordem, dirigidas a conselheiros que exigiram uma explicação para a situação. A primeira delas é de que Bianca não é remunerada, mas tem orçamento. Ela seria uma espécie de “promoter” que organiza as festas para receber os novos advogados que passam no teste da Ordem.
O “capítulo Bianca” é o mais novo ingrediente da disputa entre a OAB e a Prefeitura de Salvador em torno do reajuste do IPTU. A OAB e Pelegrino entraram com ADINs contra o aumento do imposto no mesmo dia, o que levou o Democratas, através do secretário de Transportes, José Carlos Aleluia, a denunciar supostos interesses políticos por parte da Ordem, porque Luiz Viana fora advogado de Pelegrino na ultima eleição.
Coube ao vice da OAB, Fabrício Oliveira, defender Viana e rebater Aleluia. A última festa organizada pela diretoria de Bianca Pelegrino para jovens advogados foi na semana passada, em Itabuna.