:: 4/mar/2014 . 21:10
ADUTORA DO CATOLÉ ENTRA EM OPERAÇÃO
VITÓRIA DA CONQUISTA: Desde a semana passada começou a funcionar de forma definitiva a adutora do Rio Catolé, localizada no município de Barra do Choça.
A iniciativa faz a transposição das águas para as barragens de Água Fria I e II com o objetivo de suprir a grande demanda de água em Vitória da Conquista. A população da capital do Sudoeste passa por um período de racionamento que se alastra há mais de 3 anos.
A primeira elevatória, no próprio rio, conta com seis bombas que conduzem a água para uma próxima, mais alta, e, daí para mais duas em terrenos mais altos. Cada elevatória possui bombas para impulsionar a água para a subsequente. Depois disso, a água é levada para a barragem para a Barragem de Água Fria, por gravidade.
O gerente do escritório da Embasa de Conquista, Álvaro Aguiar, explica que essa adutora ainda não aumentará a capacidade de produção. “Esse sistema de água que nós vamos começar a usar vai suprir o déficit que nós temos. É um sistema emergencial, o que nós chamamos de fio d’água”, informa. Blog do Rodrigo Ferraz
PERDEU A COMPOSTURA
Com um candidato que insiste em não decolar, o nervosismo bateu de vez nas hostes petistas. Vaiado pelo povão em um camarote do carnaval de Salvador, Wagner segurou a onda, embora tenha confessado a sua enorme vontade de mandar todo mundo tomar naquele lugar. A primeira dama, que segundo ele tem mais ‘liberdade’ para reagir, não se fez de rogada e baixou o nível, apontando os dois dedões à riste para a platéia, numa tremenda falta de compostura. A foto do ato obsceno e desrespeitoso não escapou das câmeras dos celulares e acabou circulando nas redes sociais. Com certeza, vai ser uma das favoritas na campanha de baixo nível que se avizinha. Que vai, vai, podem esperar.
MULHER DO GOVERNADOR DA BAHIA É ALVO DE INVESTIGAÇÃO PELO CNJ
Veja
Uma inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) identificou ocorrência sui generis na cúpula do Judiciário da Bahia. Maria de Fátima Carneiro de Mendonça, enfermeira de profissão, mulher do governador baiano, Jaques Wagner (PT), tornou-se servidora efetiva do Tribunal de Justiça sem fazer concurso público. Recebe salário de 13.619 reais.
Ainda segundo o CNJ, Fátima seria servidora fantasma. “A mulher do governador é do Tribunal de Justiça, está efetivada lá e ela nunca foi lá”, aponta a corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon. A ministra afirmou que situações como essa evidenciam “a existência de conluio” entre o Executivo, o Judiciário e o Ministério Público da Bahia.
A corregedoria identificou o caso durante inspeção no TJ-BA, realizada em julho. Ao examinar o processo 13.690/2012, o CNJ deparou com “eventual acumulação irregular de cargos públicos” citando Maria de Fátima como ocupante de dois cargos distintos, um no Executivo, como analista, e outro no Judiciário, como assessora de supervisão geral. Em 5 de fevereiro de 2004, a mulher do governador assumiu cargo comissionado e atualmente está lotada na Coordenação de Assistência Médica.
As assessorias do governador Jaques Wagner e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia negaram irregularidades na contratação da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça.
“Talvez a ministra (a corregedora Eliana Calmon, do CNJ) não tenha conhecimento da situação real da servidora (Fátima), que integra o quadro de funcionários do Tribunal há mais de 20 anos e exerce cargo comissionado há quase 14 anos, bem antes de seu esposo ser eleito e assumir o cargo de governador do Estado da Bahia”, informou o tribunal, em nota.
- 1