:: 10/mar/2014 . 23:38
ITAPETINGA: ESCOLAS DA REDE ESTADUAL INICIAM AULAS SEM MERENDA ESCOLAR
Os alunos das escolas da rede estadual em Itapetinga, retornaram às aulas nesta segunda-feira (10), com uma triste notícia: as escolas estão sem merenda escolar e não há previsão para que o problema seja sanado neste semestre.
Segundo informações das direções escolares, repassadas aos professores durante o período da Jornada Pedagógica, a Secretaria Estadual de Educação determinou o credenciamento de todas as escolas da rede, mas algumas unidades escolares não conseguiram entregar a documentação no prazo previsto, atrasando o processo.
Como o planejamento é global, envolvendo todas as escolas estaduais sediadas em cada município, a merenda vai atrasar e os alunos da rede estadual, a exemplo dos da rede municipal, vão ter que ser liberados mais cedo, para não ficarem de barriga vazia.
Por Davi Ferraz
I ENCONTRO DO AGRONEGÓCIO DE MACARANI
Está marcado para o dia 15 de março próximo, a realização do I ENCONTRO DO AGRONEGÓCIO DE MACARANI. A proposta de iniciar o ano tratando a agropecuária com mais propriedade, é fruto de uma visita do Secretário de Agricultura e Pecuária de Macarani, Selmo Miranda, ao Mato Grosso do Sul, mais precisamente na fazenda 3R, de propriedade do Senhor Rubens Catenacci, Embaixador do Bezerro de Qualidade.
O prefeito Carlinhos, que esta dando total apoio para realização do evento, se disse disposto a transformar o seu município em um disseminador de novas tecnologias e idéias que possam contribuir ainda mais para o crescimento do pequeno, médio e grande produtor de Macarani. “É sempre muito bom quando vemos que há exemplos a serem seguidos. Tenho a expectativa de que 2014 será um ano ainda mais promissor para nosso município e a realização do Encontro do Agronegócio, aglutinando toda a microrregião, será proveitosos para todos”, disse o Prefeito Carlinhos.
OPOSIÇÃO A CAMINHO DO RACHA
Enquanto o governo discute quem será o vice, o consórcio DEM-PSDB-PMDB está próximo de uma ruptura. Após Paulo Souto dizer a ACM Neto que não aceitaria concorrer ao governo, o sisudo deu cavalo-de-pau justamente quando tudo corria para que Geddel Vieira Lima fosse o candidato. O peemedebista havia sido comunicado, por Neto, da desistência de Souto – que, àquela altura, já havia desistido de desistir.
Agora, Geddel não quer outra posição que não seja a de candidato ao governo. Existem até conjecturas em torno de uma possível aliança entre o ex-ministro e a senadora Lídice da Mata, pré-candidata pelo PSB. A situação no consórcio demo-tucano-peemedebista só se resolverá, pelo visto, se Geddel for o escolhido ou ACM Neto deixar a prefeitura de Salvador para disputar o governo.
Em seu twitter, Geddel postou a seguinte frase, neste final de semana: “Dizem que na política nada é impossível, portanto até o impossível é possível”.
MICHEL HAGGE JÁ CONSULTA BASES SOBRE PROVÁVEL CANDIDATURA A DEPUTADO
ITAPETINGA: Mesmo se esquivando da curiosidade da imprensa e até alegando as naturais dificuldades da sua “idade já avançada”, o ex-prefeito e deputado Michel Hagge (PMDB) continua ‘consultando’ amigos e correligionários a respeito da possibilidade de vir a concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa, no pleito de outubro próximo.
Para todos eles, Michel tem argumentado que a sua candidatura é “imperativa” para as oposições, nesta região, vez que não há muitas lideranças de peso apoiando a futura chapa a ser definida pelos opositores ao governo petista, o que o colocaria “contra a parede” e sem condições de fugir do seu papel de líder regional, através da candidatura a deputado estadual.
Para Itapetinga, especificamente, a candidatura de Michel significaria o fortalecimento das oposições, apesar das enormes diferenças entre os PMDB e Democratas, considerando que o velho ‘gabiraba’ ainda é detentor de cerca de um terço do eleitorado ativo do município (algo em torno de 10 a 12 mil votos), o que não pode ser desprezado.
Sabedor desta condição, Michel continua, do seu jeito matreiro e persuasivo, juntando em torno de si a base que sempre lhe deu sustentação, no aguardo das definições e conversas que terá com as lideranças oposicionistas estaduais, para costurar a sua candidatura, convocar os seus liderados e partir para mais uma jornada eleitoral.
Amigos e correligionários da sua estreita confiança relatam que ele está bem animado…
Por Davi Ferraz
ANO LETIVO COMEÇA COM DATA MARCADA PARA PARALIZAÇÃO
Mais de 900 mil alunos já matriculados em 1.384 estabelecimentos da rede estadual de ensino, espalhados pela capital e interior da Bahia, voltam às aulas nesta segunda-feira, 10. Porém um nova lacuna já está prevista no calendário escolar dos estudantes e de 39.600 professores.
Uma paralisação nacional está marcada para acontecer nos próximos dias 17, 18 e 19. A informação foi confirmada, na sexta, 7, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato), Rui Oliveira.
Segundo ele, a paralisação foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, com o objetivo de cobrar da Câmara de Deputados, em Brasília, a aprovação do projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE).
“Vamos enviar uma caravana para Brasília. O PNE precisa ser votado até março, senão não será votado este ano”, afirma o sindicalista.
- 1