hpv

A Secretaria da Saúde de Itarantim iniciou na última segunda-feira (10), a Campanha de Vacinação contra o câncer de colo de útero (HPV), em garotas de 11 a 13 anos de idade. A meta é atingir 80% do público-alvo, cerca de 518 meninas.

A parceria com a Secretaria de Educação, têm sido relevante nesta campanha. Na tentativa de sensibilizar os pais e alunos, a Secretaria Municipal de Saúde, repassou material informativo impresso à todas as escolas do município. A coordenadora de Imunização, Daniela Rocha , explica que a vacina será feita nas escolas públicas, particulares e nas Unidades Básicas de Saúde.

Também informa que o calendário da vacina contra o vírus HPV foi dividido em três etapas por apresentar melhor resultado: “ À medida que expandimos esse espaço entre as doses, seguramente aumentaremos a eficácia da vacina”. Assim, cada adolescente deverá tomar três doses para completar o esquema de proteção, sendo a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira dose.

Na vacinação nas escolas, as meninas precisarão da autorização da família. Os pais que não autorizarem terão de assinar o termo de recusa. Na última sta quarta-feira (12), a equipe de imunização esteve presente no Colégio Lourival Souto onde vacinou aproximadamente 100 meninas. “A aceitação da vacina tem sido boa por parte dos pais e adolescentes, certamente alcançaremos uma boa cobertura em nosso município”, diz a coordenadora de imunização.  Ascom

Compartilhe em suas redes sociais!