anistia

Maior parte da população é a favor da anulação da Lei da Anistia como ela é aplicada atualmente. De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (31) – quando o golpe militar de 1964 completa 50 anos – 46% disseram ser a favor, 37% contra e 17% não souberam opinar.

Ainda segundo a pesquisa, existem mais brasileiros a favor de punições para as pessoas que torturaram presos políticos, 46%, do que contra, 41%. O resultado, segundo o Datafolha, é o inverso do encontrado em 2010: 45% contra e 40% a favor.

Entre os que têm nível superior e ganham mais de R$ 7.240, o apoio à punição de torturadores sobe para 58%. A pesquisa atual, com 2.614 entrevistas, foi feita em 19 e 20 de fevereiro, antes da publicação de diversas reportagens sobre os 50 anos do golpe e da repercussão do depoimento do coronel reformado Paulo Malhães à Comissão Nacional da Verdade.

No último dia 25, Malhães narrou como torturava, matava e dilacerava corpos de opositores durante a ditadura. Disse não ter qualquer arrependimento disso. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos. As informações são da Folha.

Compartilhe em suas redes sociais!