Na nova divisa, o Estado de Goiás vai avançar nas terras agricultáveis da Bahia, ocupando uma área equivalente a 42 mil e 300 hectares. O PIB da  Bahia perderá R$ 3 bilhões.

Na nova divisa, o Estado de Goiás vai avançar nas terras agricultáveis da Bahia, ocupando uma área equivalente a 42 mil e 300 hectares. O PIB da Bahia perderá R$ 3 bilhões.

O Estado da Bahia perdeu terras para Goiás decisão desfavorável emitida pelo Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (8), segundo informações da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde. De acordo com a coluna, a ação foi perdida porque nenhum representante do Estado, autor do processo, compareceu ao julgamento.

Com a sentença, a divisa com Goiás tomará como referência o “divisor de águas”, ou seja, os rios da região, e não a escarpa da Serra Geral, como apontava a Bahia. Ainda de acordo com a coluna, nas terras com litígio por ter proprietários baianos e goianos, ganhará a causa quem buscou a Justiça primeiro.

Em entrevista à Tempo Presente, o presidente da União de Municípios do Oeste da Bahia, Sérgio Pitt, afirmou que “muitas dessas ações deram entrada na Justiça de Goiás e correram à revelia dos que julgavam estar na Bahia”. Pitt ainda afirmou que a demarcação por divisor de águas foi feita pelo Exército e que “a Bahia não indicou sequer um assistente de perícia”.  CONFIRA MATÉRIA DO DIÁRIO DA MANHÃ, DE GOIÁS

 

Compartilhe em suas redes sociais!