:: 7/nov/2014 . 19:29
MPF MANDA ZÉ CARLOS ADOTAR MEDIDAS PROTETORAS PARA O ZOO-MATINHA
O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista recomendou ao município de Itapetinga a adoção de medidas para garantir a vida, saúde e segurança dos animais do Parque Zoobotânico de Matinha. Além disso, foi recomendado que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) fiscalizem a situação do local, por meio de vistoria, no prazo de 30 dias.
A recomendação foi expedida pelo procurador da República Roberto Vieira, no dia 29 de outubro. De acordo com vistoria realizada pelo Ibama, foram encontrados diversos problemas estruturais, sanitários, no trato com os animais e na alimentação fornecida no Parque Zoobotânico de Matinha.
Entre os problemas, estão a ausência de anotação sobre óbitos, nascimentos e doenças dos animais e deficiência na anotação do censo populacional; marcação incompleta da fauna; falta de segurança das instalações; recintos inadequados ou deteriorados para as espécies que abrigam o local; necessidade de melhoria em diversos setores; deficiências nas operações de manejo dos animais; alimentação inadequada e a presença de urubus, em razão da falta de saneamento no zoológico. Constatou-se, ainda, que o parque não tem licenciamento ambiental perante o Inema, nem registro no Ibama.
Além disso, não foram apresentados os relatórios anuais exigidos pela Lei nº 10.165/2000 e não há o cadastro no Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre (SisFauna), sistema eletrônico de gestão e controle dos empreendimentos e atividades relacionadas ao uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro em território nacional. A recomendação visa a preservação da fauna do zoológico, visto que as irregularidades constatadas acarretam graves consequências à vida, saúde e segurança dos animais que habitam o local.
A providência do MPF chega depois de seis anos de total abandono da Matinha, cujas condições precárias foram objeto de reiteradas denúncias da imprensa e da população local.
Por Davi Ferraz (com informações do Blog do Anderson)
MASTIGOU CABEÇA DE COBRA E MORREU
O lavrador, Edilson Bispo Sousa, 45 anos, morreu envenenado na madrugada desta sexta-feira, 07, na região da Limeira, município de Vitória da Conquista. Populares relataram que a vítima estava bebendo em um bar quando apareceu uma cobra coral.
Ele tentou matá-la com dois socos, mas acabou sendo picado na mão. Não satisfeito, Edilson pegou a cobra e mastigou a cabeça. Ele ainda foi para casa e logo depois retornou ao bar e sentou na porta de entrada. Horas depois o lavrador foi encontrado morto.
CRIANÇAS QUE DERAM CHUMBINHO À PROFESSORA CONFESSAM A MALDADE
As crianças que deram chumbinho para a professora em Educandário no bairro de Mata Escura confessaram, aos prantos, o que aconteceu antes da docente de prenome Nalva passar mal. Isso foi o informado pela diretoria em carta aberta para os pais e outros professores do Educandário Santana Amorim, após o acontecido no último dia 31. “A pró nem acreditou, porém quando ela começou a passar mal nós a levamos imediatamente para a UPA no Hospital Roberto Santos, onde, graças ao Deus Todo-Poderoso, recebeu atendimento, reagindo muito bem e voltando em casa no mesmo dia, já fora de perigo”, diz documento apresentado, em uma escrita pueril. A direção ainda confirmou que os alunos foram afastados da escola e o Conselho Tutelar foi informado. O órgão pediu um relatório da escola para proceder ao acompanhamento das crianças e ouvir os pais responsáveis. A decisão já tinha sido feita na segunda (3) e terça-feira (4).
- 1