:: 14/dez/2014 . 20:54
HERZEM GUSMÃO CONSEGUE LIMINAR E VAI SER DIPLOMADO DEPUTADO HOJE
Candidato a deputado estadual pelo PMDB, o jornalista Herzem Gusmão conseguiu, neste domingo (14), uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que garante a ele o direito de ser diplomado, nesta segunda-feira (15), deputado estadual da Bahia para a legislatura de 2015-2018. Com a medida, o petista Marcelino Galo, que ocuparia a última vaga destinada à chapa do PT, fica de fora da Assembleia Legislativa.
O advogado do peemedebista, Ademir Ismerim, relatou o trâmite do processo: “Conseguimos agora, no final da tarde, esta medida liminar expedida pelo ministro Admar Gonzada e Gusmão vai ser diplomado deputado. Ele estava inelegível por oito anos, mas entrei com uma medida cautelar para dar efeito suspensivo a condenação e, em outubro, a ministra Luciana Lóssio concedeu liminar que suspendeu a inelegibilidade dele”, explicou.
Com a decisão, o ministro pediu celeridade ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). “Comunica-se com urgência ao TRE da Bahia, uma vez designada para a data de amanhã a cerimônia de diplomação”. Gusmão chega ao cargo após conseguir a quantia de 40.876 votos no pleito deste ano.
MICHEL REAFIRMA ACORDO PARA LANÇAR CANDIDATO DE CONSENSO COM ZÉ OTÁVIO
Blog do Anderson
Aos 87 anos de idade, o ex-prefeito de Itapetinga, Michel José Hagge Filho, está antenado na vida política e participou ativamente destas últimas eleições. Em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (10), ao lado da sua esposa, Iracema Almeida Hagge, Michel Hagge fez críticas ao seu maior adversário político, o prefeito José Carlos Cruz Cerqueira Moura (PT).
Segundo Michel, a reprovação do petista chega a 80% do eleitorado itapetinguense. “Não vai bem. Não sou eu que vou dizer, pois sou oposição, se você perguntar a 80% do povo de Itapetinga eles vai dizer que não vai bem. As contas dele de 2013 foram rejeitadas, o Tribunal além de multá-lo, está o intimando”, afirmou Hagge. “A solução é Itapetinga tomar juízo e eleger um prefeito que esteja à altura da administração dela”, sugeriu.
Após um longo tempo, Michel se aliou ao ex-prefeito José Otávio Curvelo, com isso a oposição ganha forças para as eleições de 2016. “Tenho um acordo com o doutor Zé Otávio e vamos tentar um candidato de consenso”, revelou. Cabo eleitoral do radialista conquistense Herzem Gusmão Pereira, que disputou uma das 63 cagas na Assembleia Legislativa da Bahia, Michel Hagge lamentou a decisão judicial que resultou nocancelamento do registro do seu candidato.
“Infelizmente a justiça brasileira tem muitas falhas pelo que vejo que aconteceu com o Herzem. Porque Herzem perdeu os direitos políticos dele?. É um homem que não tem nada que desabone sua conduta, não esta envolvido em nenhum ato de corrupção, só o ato de criticar um prefeito e pelo que vi nem chegou a chamar o prefeito de corrupto. Ele criticou a administração”, complementa.
A ELEIÇÃO DA CÂMARA E A “MALA PRETA”
As notícias sobre a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Itapetinga viraram destaque em toda a região, pela forma ‘sui generis’ como vem sendo tratada pelo grupo do prefeito, depois que oito vereadores de diversos partidos se uniram para concorrer contra a chapa de situação.
Segundo matéria postada no prestigiado site Políticos do Sul da Bahia, de Itabuna, uma suposta ‘mala preta’, com 100 mil motivos, corre solta pelos bastidores da Câmara Municipal, deixando muita gente com água na boca. Confira a matéria:
“A eleição da mesa diretora da câmara de vereadores de Itapetinga está causando tensão nos meios políticos. O vereador de oposição, Amaral Junior (PRP), está se articulando para ter o apoio de vereadores da oposição e da situação.
Mas membros do governo municipal estão trabalhando para eleger Valdeir Chagas (PDT), já que o mesmo é considerado um bom comandado para assumir a presidência da câmara.
Segundo informações, tem um ex-vereador do município com uma pasta “007” procurando cada vereador, usando 100 mil motivos para convencê-lo a votar em Valdeir Chagas. Mas Amaral está tranquilo, segundo ele, os vereadores que estão o apoiando são pessoas de bens, por isso não serão comprados.”
Se fosse só a mala…
Por Davi Ferraz
- 1