O verdadeiro Jesus1

As pessoas sempre descrevem Jesus como um homem branco, alto, magro, rosto escultural, cabelos longos e olhos azuis, mas provavelmente essa imagem é bem diferente do Jesus na vida real.

A verdade é que Jesus era bem mais parecido com as pessoas do Oriente Médio, afinal, ele era de lá. Em busca de conhecer os verdadeiros traços físicos de Jesus Cristo, um grupo de arqueólogos israelenses e cientistas ingleses divulgaram uma imagem em 3D do que seria o rosto de Cristo.

Para chegar ao resultado apresentado, os pesquisadores analisaram restos mortais de pessoas que viveram na época de Jesus, colheram dados sobre a aparência de pessoas de sua etnia e focaram suas atividades nos crânios encontrados na região de Getsêmani.

Mas por que Jesus é retratado assim?
JESUS
A culpa é principalmente dos artistas pintores da Renascença, que ao reproduzirem a imagem de Jesus Cristo sem saberem como ele realmente era, acabaram usando o melhor padrão de beleza humana da Europa, que com certeza seria o mais aceitável pelos cristãos daquela época. Foi essa a imagem que ficou… E qual era o verdadeiro nome de Jesus Cristo?

 “Cristo” é um epíteto dado a Jesus e significa “ungido” em grego. Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século 1º da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.
Mas Jesus também era conhecido como Jesus de Nazaré, ou Jesus o Nazareno, em razão de sua cidade de origem. Ao ter sido batizado no rio Jordão e reconhecido como o mensageiro de Javé que viera libertar o povo judeu da opressão romana (Yehoshua significa “Javé salva”), Jesus recebeu o epíteto de Mashiach(“Messias”), que em hebraico quer dizer “ungido”. Como o Novo Testamento foi redigido num grego tardio chamado koiné, o nome Yeshua Mashiach foi traduzido para Iesoûs ho Khristós, literalmente “Jesus o Ungido”.

À medida que o Cristianismo se disseminou por Roma, chegando ao ponto de assumir o latim como sua língua oficial, o nome grego de Jesus foi latinizado para Iesus Christus (o latim não tem artigos), donde o português Jesus Cristo, o espanhol Jesucristo, o inglês Jesus Christ, e assim por diante. Mas, se “ungido” em latim é unctus, por que Jesus não ficou conhecido em Roma como Iesus Unctus? É que o prestígio da língua grega em Roma era muito grande, e o fato de os Evangelhos terem sido escritos em grego pesou decisivamente para que o epíteto grego Khristós não fosse traduzido, mas apenas adaptado para Christus. Por essa razão, mesmo os cristãos falantes do latim chamavam seu mestre de Christus e não de Unctus, o que, diga-se de passagem, foi ótimo. Já pensaram se a figura central do Cristianismo se chamasse Jesus Unto?

Compartilhe em suas redes sociais!