SECRETÁRIO PROMETE REVOLUÇAO NA SAÚDE COM CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS
O fim das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) está gerando muita polêmica, principalmente pelas extinções de cargos, que o recém empossado Governo Estadual julga desnecessários. Mas, de acordo com o secretário de Saúde estadual, Fábio Vilas-Boas, esta decisão visa fazer uma “revolução” no atendimento dos baianos. Para isso o secretário aposta na criação de Consórcios Intermunicipais de Saúde.
“O processo de solução da Saúde passa pela proposta que vise manter o paciente em sua cidade de pequeno porte e que não precise ser transferidos para as cidades de grande porte. Vamos criar uma estrutura que monte uma verdadeira rede de retenção no nível mais elementar da atenção básica e intermediária. Isso será feito através de uma revolução, com a criação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde”, afirmou o secretário na última segunda-feira (26), em entrevista coletiva durante sua visita a Vitória da Conquista.
Ainda de acordo com o secretário, o projeto de criação dos consórcios está sendo formulado desde o dia 2 de janeiro, quando tomou posse. Uma consultoria cearense, de onde surgiu o modelo, foi contratada e “na semana que vem teremos reuniões com o governador [Rui Costa] e vários prefeitos para apresentar as propostas desses Consórcios”, finalizou Vilas-Boas. Resenha Geral