:: 28/jan/2015 . 22:32
JUSTIÇA DETERMINA BLOQUEIO DE BENS E QUEBRA DE SIGILOS DE GABRIELLI
A Justiça do Rio determinou nesta quarta-feira (28) o arresto dos bens e a quebra do sigilo fiscal e bancário dos réus de uma ação civil pública por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público em dezembro do ano passado, contra executivos da Petrobras e da empreiteira Andrade Gutierrez.
Segundo informações do portal G1, estão entre os réus o ex-presidente da companhia e ex-secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, e o ex-diretor de Engenharia e Serviços da Petrobras, Renato Duque, além de mais outros seis réus. A determinação refere-se ao período entre 2005 e 2010 e atinge todos os réus da ação.
De acordo com o MP, inquéritos teriam comprovado contratações sucessivas e superpostas em benefício da empresa Andrade Gutierrez; sobrepreço e superfaturamento nos contratos; ausência de transparência na escolha da Andrade Gutierrez para continuar como cessionária de obrigações firmadas entre a Petrobras e a empresa Cogefe Engenharia Comércio e Empreendimentos, explica a juíza na decisão.
“A quebra de sigilo fiscal e bancário tem por escopo a instrução dos inquéritos civis que amparam a ação, eis que não teve acesso a todos os dados necessários anteriores e posteriores, de forma a elucidar o valor total envolvido durante a gestão dos réus e quantificar a participação da empresa, para que possa ser resguardada a eficácia da responsabilização desta ação civil pública”, escreveu na sentença a juíza Roseli Nalin, da 5ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
ITARANTIM, POTIRAGUÁ E MAIQUINIQUE PODEM RECEBER FÁBRICAS DE CALÇADOS
Empresários do setor calçadista do Rio Grande do Sul visitaram as unidades industriais onde funcionaram as fábricas da Azaléia em Potiraguá, Itarantim e Maiquinique, no Sudoeste da Bahia. Eles avaliam a implantação de fábricas da Ala Calçados e Suzana Santos Calçados nos três municípios, com a geração de cerca de 1.200 empregos diretos.
Com unidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as empresas estão se expandindo para o Nordeste, onde irão produzir calçados femininos. Após as três unidades, o diretor da Ala, Alyson dos Santos, afirmou que “a estrutura é bastante satisfatória, com disponibilidade de mão de obra qualificada e localização estratégica, o que facilita a logística”.
Potiraguá, Itarantim e Maiquinique estão interligadas às rodovias BR 101 e BR116, além de estarem localizadas numa distância média de 200 quilômetros dos aeroportos de Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista. “Essas três unidades tem potencial para atender às necessidades das nossas empresas, porque estão numa área onde ja operam outras indústrias calçadistas, o que facilita a operacionalização das matérias primas”. disse Almir Manoel Atanázio dos Santos, diretor da Suzana Santos.
Nesta quarta-feira os empresários terão uma reunião com dirigentes da Secretaria Estadual de Industria Comércio em Salvador. Caso a proposta de implantação seja oficializada, a previsão é de que a produção seja iniciada no início do segundo semestre.
Itapetinga, com vários galpões fechados, ficou de fora mais uma vez.
EMPRESÁRIOS DO SUL VISITAM GALPÃO DA AZALÉIA EM ITARANTIM
Nesta terça-feira, o prefeito de Itarantim, Dr. Paulo Fernandes, recebeu a visita de empresários do Rio Grande do Sul, proprietários da Ala Calçados e Suzana Santos Calçados, que pretendem instalar uma nova indústria no município, no antigo galpão da Azaléia, desativado no final de 2012.
O entusiasmo do prefeito Paulo Fernandes foi muito grande, pois desde que assumiu o seu mandato em 2013, vem lutando com todas as suas forças para conseguir uma nova indústria para Itarantim, que foi uma das cidades mais penalizadas com o fechamento da antiga filial da Azaléia.
Segunda a assessoria do prefeito, os empresários ficaram extremamente satisfeitos com o estado de conservação do galpão e com a excelente estrutura da cidade, fatores que devem contribuir para a instalação da nova indústria, que poderá gerar centenas de empregos para a população do município, a médio prazo.
Paulo Fernandes vem contando com o apoio integral do governo do estado, através do senador Otto Alencar e do deputado José Carlos Araújo.
Por Davi Ferraz
ELEIÇÃO SINDICAL DA AZALÉIA REELEGE CHAPA 1 DO SINDICATO DE VERDADE
ABANDONADO PELA PREFEITURA, ATERRO SANITÁRIO PEGA FOGO E POLUI A CIDADE
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: Há anos que vimos denunciando a falta de cuidado das secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Públicos para com a aterro sanitário municipal, que acabou se transformando em um lixão abandonado, devido aos descaso das autoridades municipais.
Nesta quarta-feira, recebemos uma denúncia de um leitora do blog, relatando esse absurdo, ignorado pelo prefeito e sua equipe. A aterro está pegando fogo e a fumaça polui a cidade, sem que nenhuma providência seja adotada. Há informações de que o aterro não possui licença ambiental do INEMA. Confira a denúncia do nosso leitor:
- 1