:: 29/jan/2015 . 21:03
AZALÉIA PREPARA DEMISSÃO EM MASSA PARA A PRÓXIMA SEMANA, DIZEM FUNCIONÁRIOS
ITAPETINGA: Fortes rumores sobre um plano de demissão em massa na fábrica de calçados Vulcabras/Azaléia, a partir da próxima segunda-feira (02), circulam nos corredores da unidade de Itapetinga e vem causando grande preocupação entre os funcionários da indústria, que temem perder seus empregos.
O alvo das próximas demissões, segundo informações colhidas pelo Sudoeste Hoje, seriam os funcionários dos municípios vizinhos, como Itambé, Macarani, Itororó, Caatiba, Potiraguá, Maiquinique e Itarantim, que representam quase 2 mil empregados da fábrica e que tiveram seus cartões de acesso bloqueados durante esta semana, para realização de exames médicos. A desconfiança dos funcionários reside no fato deles já terem feito esses exames em data recente, quando a política da empresa é realizar exames anualmente.
A Vulcabras/Azaléia chegou a operar com cerca de 23 mil empregados na região, mas a partir de 2011, alegando dificuldades em concorrer com os calçados importados da China, demitiu cerca de 17 mil empregados e fechou 18 filiais na região, levando vários municípios ao colapso econômico.
Vamos torcer para que desta vez sejam só boatos…
Por Davi Ferraz
CERVERÓ PROMETE PROCESSAR QUEM FIZER MÁSCARA COM SEU ROSTO NO CARNAVAL
Para quem pensa que já viu de tudo, essa surpreendeu! O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, afirmou que vai processar quem fizer máscaras com o rosto dele para o Carnaval deste ano. Segundo o jornal O Globo, o advogado Edson Ribeiro passou a agir assim que surgiu a especulação de que haveria máscaras de Cerveró. “Se alguém fizer isso, vou processar. Você tem o direito à imagem, tem o dano moral. Se alguém fizer, vou localizar quem fez”, disse Ribeiro.
Para problemas, a Condol, fábrica mais conhecida por produzir máscaras, informou que desistiu de reproduzir o rosto de Cerveró. A dona, Olga Valle, afirmou que, além de o carnaval estar muito próximo, os pedidos pelas máscaras do ex-diretor da Petrobras não eram tantos como se esperava. A ideia é produzir máscaras da presidente da Petrobras, Graça Foster.
SECRETÁRIO RECUA E DIZ QUE DIRES SERÃO MANTIDAS COMO “BASES OPERACIONAIS”
A criação de nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) em substituição as 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires) foi um dos temas debatidos na 216ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES) nesta quinta-feira (29). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas foi empossado como representante do Estado no conselho.
Durante o evento, Vilas-Boas informou que as estruturas físicas ocupadas pelas antigas Dires serão mantidas como bases operacionais do sistema. “Ao invés de termos apenas 31 pontos de apoio em um estado tão grande como o nosso, queremos empoderar os 417 municípios para que cumpram seu papel constitucional, que é cuidar da vigilância e atenção a saúde. Nesse sentido, os nove Núcleos que substituem as Dires irão concentrar as ações de coordenação, planejamento e supervisão ao invés de sobrepor ou inibir as iniciativas municipais”, disse o secretário. Ele também garantiu que os profissionais que forem considerados essenciais serão realocados mediante acordo prévio.
SOLLA DIZ QUE GOVERNO “RECUOU” EM RELAÇÃO AO FECHAMENTO DAS DIRES
O ex-secretário de Saúde e deputado federal eleito Jorge Solla (PT) enviou uma mensagem via SMS para pessoas ligadas à área e afirma que o governo teria “recuado” e irá criar as Bases Regionais de Saúde aonde funcionavam as Diretorias Regionais de Saúde (Dires), além de manter as equipes técnicas de vigilância, imunização, controle de endemias, laboratórios e assistência farmacêutica.
Escrito em primeira pessoa, o texto diz que “conseguimos mostrar que as DIRES não eram ‘escritórios burocráticos’ e que Vigilância a Saúde não é ‘cuidar de papel’.” A mensagem é acompanhada com uma nota técnica da Sesab que confirmaria as afirmações (veja aqui).
Continue reading “SOLLA DIZ QUE GOVERNO “RECUOU” EM RELAÇÃO AO FECHAMENTO DAS DIRES” »
- 1