janeiro 2015
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 31/jan/2015 . 21:11

GASOLINA DE R$ 4 REAIS, QUEM AGUENTA?

duke

O jornal A Tarde de Salvador anuncia hoje na manchete principal que 1 litro de gasolina custará R$ 4 na Bahia. A notícia trás enorme preocupação devido a inevitável alta nos preços de vários produtos e gêneros alimentícios.

Essa notícia, se efetivada, trará sérios prejuízos para o Estado da Bahia, e em especial para Salvador, considerada uma das capitais mas caras do Brasil.

Muitos motoristas estão fazendo experiencias com o álcool (etanol) no abastecimento dos seus veículos. “Completei por várias vezes o tanque do carro, com os dois combustíveis, e tenho notado vantagem com o álcool”, disse um motorista. Cada experiência requer uma calculadora e o controle das distâncias percorridas para uma checagem real da situação.

É mole?

Feira-do-Lar (1)

ITAPETINGA: HERALDO ROCHA CULPA GOVERNO POR MAIS DEMISSÕES NA AZALÉIA

heraldo-na-azaleia

O ex-deputado estadual Heraldo Rocha lamentou a demissão de mais 680 trabalhadores da fábrica da Vulcabrás/Azaleia de Itapetinga, no centro-sul do Estado, e culpou a ausência da gestão estadual no processo. “O que fez o governo para evitar mais essa demissão em massa? Antes esse pólo calçadista empregava 25 mil pessoas de 12 municípios da região. Agora não chegam a 4 mil. O que fez o governo? E as prefeituras que eram aliadas ao governador Jaques Wagner e agora apoiam o governador Rui Costa, o que fizeram? São todos omissos. Trata-se de uma tragédia anunciada. Eles foram fechando as unidades da região, uma a uma, e gerando as demissões, na maioria de jovens em seus primeiros empregos. Imagina a frustração?”, desabafou o líder democrata, que já em 2011 se queixava da falta de atenção do governo ao problema, como foi noticiado no Política Livre. CONFIRA MATÉRIA

RAMOS PNEUS HORIZONTAL

ITAPETINGA: AZALÉIA PODE VOLTAR A DEMITIR EM FEVEREIRO, AFIRMA SINDICATO

D2

A empresa calçadista Vulcabras/Azaleia demitiu cerca de 670 funcionários da sede de Itapetinga. O anúncio da demissão foi feito na sexta-feira (30), mas segundo informações passadas ao Sindicato de Verdade, que representa a categoria, as demissões seriam realizadas do dia 2 de fevereiro, como informou o Sudoeste Hoje, mas acabaram sendo antecipadas para sexta-feira..

Em nota, a assessoria de imprensa da empresa informou que as demissões foram feitas em virtude da concorrência com calçados importados asiáticos e ajustes de mercado. Disse ainda, que a empresa reforça o compromisso de absoluto respeito aos colaboradores comprometendo-se a respeitar integralmente os seus direitos legais.

De acordo com Sindicato de Verdade, que representa a categoria, a previsão é de que até dia 15 de fevereiro ocorram mais demissões na unidade. Ao G1-Ba, o sindicato também disse que não aceita as demissões e quer abrir uma mesa de negociação. Contudo, a empresa ainda não apresentou qualquer posicionamento sobre uma futura reunião com os funcionários.

Segundo a assessoria da Azaleia, antes das demissões desta sexta-feira  haviam 5.100 funcionários na empresa, mas com estas demissões, a fábrica de Itapetinga passa a ter 4.430 funcionários.

Até o momento, nenhuma autoridade local ou estadual se pronunciou sobre as demissões em massa na empresa. O prefeito sumiu, seu substituto se encolheu e o governador não deu o ar da graça.

Por Davi Ferraz

COOLEITE PRODUTOS

RESPONSABILIDADE PELO ATERRO SANITÁRIO NÃO É DA VITA AMBIENTAL

Abandonado pela prefeitura, o Aterro Sanitário de Itapetinga se transformou em um enorme lixão

Abandonado pela prefeitura, o Aterro Sanitário de Itapetinga se transformou em um enorme lixão, infestado de urubus.

Neste momento em que se discute a precariedade do Aterro Sanitário de Itapetinga e os efeitos desastrosos do seu abandono sobre o meio ambiente e, consequentemente, sobre a vida da população, é preciso separar o’ joio do trigo’, para esclarecer a quem cabe, de fato, a responsabilidade sobre o aterro.

A VITA AMBIENTAL, empresa concessionária da coleta de lixo em Itapetinga, não tem qualquer responsabilidade sobre os problemas ocorridos no aterro. O papel da empresa é somente fazer o recolhimento dos resíduos e sua deposição, sem nenhuma  responsabilidade sobre o gerenciamento desses resíduos, após sua deposição, pois não gerencia o aterro. A gestão do Aterro Sanitário é única e exclusiva do município e não cabe a VITA nenhuma responsabilidade sobre quaisquer problemas que ocorram no mesmo.

Como empresa cidadã, consciente das suas  responsabilidades pela preservação do meio ambiente e a vida, a Vita Ambiental tem manifestado preocupação pela atual situação que encontra-se o Aterro Sanitário de Itapetinga. A exalação de gases tóxicos por conta da combustão voluntária, não só contamina o meio ambiente como também prejudica, por serem cancerígenos, diretamente à saúde dos empregados da Vita e catadores que atuam diariamente no local.

A responsabilidade com o meio ambiente é de todos, mas faz-se necessário que os gestores atuem com rapidez para sanar o problema e que as ações para resolver a situação sejam técnicas e não amadoras e paliativas como o simples fato de jogar água sobre o lixo. Se o município não tem pessoal competente para resolver a situação, que procure auxílio em órgãos capacitados.

O problema do fogo que queima internamente no aterro é mais grave do que se imagina, podendo gerar consequências irreversíveis à saúde da população. Se a prefeitura de Itapetinga não age para resolver a questão, cabe ao Ministério Público e ao INEMA, intervirem.

Por Davi Ferraz 

Banner Casabella


  • 15 de outubro de 2024 | 08:00


  • 10 de outubro de 2024 | 17:32


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!