:: 5/fev/2015 . 20:39
ITAPETINGA: SECRETÁRIA DE SAÚDE DÉBORA IREI PEDE EXONERAÇÃO DO CARGO
Corre, nos meios políticos, a informação de que a secretária de saúde do município, a enfermeira Débora Irei, solicitou a sua exoneração do cargo, ao prefeito Zé Carlos. Segundo a vereadora governista Neide Pereira, a secretária teria alegado que vai se casar e que recebeu proposta ‘mais vantajosa’ em outro município.
Fontes ligadas à oposição, entretanto, informam que as razões estariam ligadas à falta de autonomia que a secretária vem enfrentando, além da demora de repasses importantes pelos governos do estado e federal, a exemplo das verbas do SAMU 192 e UPA, que estariam com mais de 4 meses de atraso.
Para suceder a secretária Débora Irei, o prefeito teria convidado o médico itapetinguense Dr. Emanuel, filho da renomada professora Leniza Santos, da Fundação Canto das Artes. Uma enfermeira que atualmente dirige o CDM, também estaria cotada para o cargo.
Por Davi Ferraz
FALSO DENTISTA É PRESO EM ITORORÓ
Um estudante de Odontologia foi preso em Itororó, no sudoeste baiano, nesta quarta-feira (5), acusado de exercício ilegal da profissão. O caso é o terceiro registrado nesta semana, depois de flagrantes em Itatim e Planalto. Em Itororó, o flagrante ocorreu em ação do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (Croba). No momento, o “profissional” estava prestes a começar uma extração de dente. Diesse Moreno Souza foi levado à delegacia depois de ser constatado que não tinha formação para atuar.
Segundo o coordenador de fiscalização do conselho, Ramsés Ventura, o crime de exercício ilegal da profissão tem pena de seis meses a dois anos de detenção. No entanto, o delito tem menor potencial ofensivo e, por isso, o detido assina um Termo Circunstanciado de Ocorrência e responde em liberdade. O conselho informou que pretende enviar um comunicado à faculdade onde Diesse estuda que não foi divulgada, para que a direção fique ciente da ocorrência e decida se ele merece alguma punição. BN
TESOUREIRO DO PT É LEVADO PELA PF PARA DEPOR NA OPERAÇÃO LAVA JATO
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi levado pela Polícia Federal para prestar depoimento durante a nova fase da Operação Lava Jato, realizada nesta quinta-feira (5), Os agentes cumprem 62 mandados – um de prisão preventiva, três de temporária, 18 conduções coercitivas e 40 de busca e apreensão.
A ação acontece de forma simultânea nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. Em Salvador, operação foi realizada na sede da empresa baiana GDK, alvo de inquérito para investigar possíveis fraudes em contratos da Petrobras.
Vaccari, que se dizia ‘ansioso’ para prestar logo seu depoimento no processo da Lava Jato, se negou em abrir o portão da sua residência, o que forçou os agentes da Polícia Federal a pularem o muro e adentar à sua residência para cumprir o mandado judicial de busca e apreensão.
HOSPITAL CRISTO REDENTOR INICIA ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DO PLANSERV
O Hospital Cristo Redentor começa a atender, neste mês de fevereiro, aos usuários do Planserv, beneficiando os funcionários públicos de Itapetinga e região, que agora passam a contar com atendimento hospitalar.
Em benefício da população, o Cristo Redentor, unidade da Fundação José Silveira, também já está atendendo planos de saúde como Bradesco Saúde, Cassi, Golden Cross, Amil, Unimed Sudoeste e Saúde Caixa.
Único serviço de emergência geral em Itapetinga, o Cristo Redentor disponibiliza, ainda, serviço de obstetrícia em esquema de plantão ininterrupto, videolaparoscopia, já com procedimentos marcados para este mês, e cirurgias de maior complexidade, com o suporte de uma moderna UTI dotada de nove leitos.
DEMISSÕES NA AZALÉIA É RESULTADO DA INÉRCIA DO GOVERNO, DIZ SANDRO RÉGIS
As 670 demissões que ocorreram na Vulcabrás/Azaléia, instalada em Itapetiga, assim como o fechamento de cerca de 10 filiais da fábrica calçadista implantadas na microrregião, é resultado da inércia constatada desde o início do governo Wagner, que não priorizou e nem conseguiu colocar em prática políticas estratégicas de desenvolvimento sustentável, capaz de incentivar a manutenção e a atração de novos investimentos no setor industrial.
Essa é a opinião do líder da Oposição na AL-Ba, Sandro Régis (DEM), que reuniu-se com os vereadores do município, Fabiano Bahia e Naara Duarte, ambos do DEM, para discutir e levantar informações sobre a questão. Segundo o vereador, as demissões causaram grande impacto na região, levando o sentimento de insegurança e de abandono entre as famílias dos trabalhadores dispensados.
“A crise foi iniciada em 2012 e o governo não tomou qualquer medida que impedisse esse desfecho”, disse Sandro Régis, observando que a recente interferência da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Setre), que em tese contribuiu para a suspensão de novas demissões, veio tardia, sobretudo para os 670 demitidos, todos remanescentes das filiais fechadas.
O vereador Fabiano Bahia disse que a fábrica absorvia mão-de-obra local – a maioria qualificada pela própria empresa – e que agora muitos desses trabalhadores estão sendo obrigados a retornar para a zona rural de onde saíram, por absoluta falta de perspectivas. Ascom
- 1