:: 17/fev/2015 . 20:34
JOAQUIM BARBOSA CONTRA-ATACA PETISTAS E DIZ QUE É “CIDADÃO LIVRE”
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-relator do mensalão, Joaquim Barbosa, reagiu nesta terça-feira à fúria da tropa virtual do PT, que passou a bombardeá-lo nas redes sociais. Na noite de sábado, Barbosa pediu a demissão do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) por ter mantido encontros sigilosos com os advogados dos executivos presos na Operação Lava Jato da Polícia Federal. Reportagem de VEJA desta semana mostra as conversas impróprias do ministro. Não por acaso, os advogados gostaram do que ouviram de Cardozo. Dirigentes do PT também atacaram Barbosa, segundo a Folha de S. Paulo.
Hoje, o ex-presidente do Supremo escreveu em sua conta no Twitter: “Sobre as reações aos meus posts recentes sobre confusão entre política e Justiça: meus críticos fingem não saber que hoje sou um cidadão livre”. A exemplo do que fizera em 2013, durante o julgamento do mensalão, ele voltou a usar a expressão “plumes à gages” – numa tradução aproximada em francês, refere-se a críticos que se manifestam a serviço de alguém. “Às ‘plumes-à-gages’ furiosas com meus comentários: experimentem ser livres! Sei que isso seria extremamente penoso e ‘custoso’ para vocês'”, disse.
INDONÉSIA: BRASILEIRO CONDENADO À MORTE É LEVADO PARA ILHA DE EXECUÇÃO
Os condenados à morte por tráfico de drogas na Indonésia, entre eles o brasileiro Rodrigo Gularte, serão transferidos para uma prisão em uma ilha, onde serão executados, apesar dos apelos internacionais. No total, são oito pessoas que estão no corredor da morte.
Dentre os condenados estão também os australianos Andrew Chan e Myuran Sukumaran, além de homens da Indonésia, França, Gana e Nigéria e de uma mulher filipina.
De acordo com o governo indonésio, todas as possibilidades de reversão da pena já se esgotaram, e que a transferência acontecerá nesta semana. A data das execuções não foi anunciada.
Os condenados serão executados por pelotões de fuzilamento e serão alvejados em pares. Alguns especialistas em direitos humanos afirmam que relatórios indicam que o julgamento de alguns dos réus não atendeu padrões internacionais de imparcialidade.
JORNAL INGLÊS DIZ QUE ROLLS ROYCE PAGOU PROPINA À PETROBRAS
Reportagem do jornal britânico Financial Times, publicada nesta segunda-feira (16), afirma que a Rolls-Royce pagou suborno a funcionários da Petrobras para conseguir um contrato de U$ 100 milhões com a estatal brasileira. Famosa pela fabricação de carros de luxo, a empresa também fabrica turbinas de gás para plataformas de petróleo.
O Financial Times também cita depoimento do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, que teria dito à polícia que recebeu pelo menos U$ 200 mil da Rolls-Royce. Em resposta ao jornal, a Rolls-Royce declarou que “não tolera conduta empresarial indevida de qualquer tipo”, e tomará “as medidas necessárias para garantir o cumprimento das leis”.
- 1