:: 18/fev/2015 . 18:24
SIBELE NERY NA TÁBUA DE GRAXA
ITAPETINGA: Depois de entregar o SAAE de bandeja ao grupo de Romildo e Tiquinho e substituir a secretária de saúde pelo médico Manoel Santos, o próximo alvo do prefeito Zé Carlos é a atrapalhada secretária Sibele Nery, que entra para ficar, na linha de corte do ‘paredão’ municipal.
Não é de agora que Zé Carlos vem demonstrando o seu desconforto com a secretária, que segundo ele próprio “só traz problemas e não têm solução para nada”. Um exemplo disto foi o caos na rede municipal de ensino, no início do ano letivo de 2014, com todas as escolas num verdadeiro caos.
Mas a motivação agora vai muito além da sua incompetência administrativa, tendo mais a ver com o quadro político eleitoral que se aproxima, onde o seu louco sonho de se candidatar a prefeita pelo PT, vai de encontro aos interesses do grupo zécarlista. Seu prestígio junto ao deputado Rosemberg, que era enorme, agora está em baixa, e um exemplo disto foi a saída de sua protegida, Susane Martins, da coordenação da Direc 14.
Sibele está na tábua de graxa e não demora muito para cair. Se os ‘telespectadores’ pudessem opinar, ela sairia da ‘casa’ já na próxima terça-feira.
O mais cotado para ocupar a secretaria é o vice-prefeito Alécio Chaves, que deverá compor a chapa com Tiquinho, para a próxima eleição.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA MERECE CURSOS DE MEDICINA E VETERINÁRIA NA UESB
Blog da Resenha Geral
No ano passado, no dia 22 de outubro, o BRG registrou que além de Eunápolis, Itabuna, Alagoinhas e Juazeiro, as prefeituras de Jacobina e Guanambi assinaram os termos de compromisso para implantação de cursos de Medicina. Juntos, os seis municípios baianos vão dispor de 375 vagas de graduação em medicina.
Para a cidades de Guanambi e Jacobina foram disponibilizadas 60 e 55 vagas respectivamente. O secretário de gestão do trabalho e educação do Ministério da Saúde, Heider Pinto, explicou na época que a nova etapa seria o edital para fazer uma concorrência entre as instituições de ensino interessadas em abrir os cursos em cada um desses municípios. “Feito isso, nós teremos as instituições selecionadas até o final deste ano. Elas terão o prazo de 18 meses para abrir o curso. Possivelmente, a maior parte delas estarão fazendo o vestibular no final de 2015 e iniciando o curso no início de 2016.”, revelou o secretário.
Além da cidade de Vitória da Conquista, que mais uma vez foi enganada pelas promessas que são feitas por lideranças políticas que representam o poder dominante, a cidade de Itapetinga sequer foi lembrada. A capital da pecuária com a crise na Azaleia, que vem causando várias demissões de trabalhadores, precisa da atenção do Governo da Bahia, e merece a implantação dos cursos de Medicina e Veterinária. “Itapetinga está em localização privilegiada, entre Vitória da Conquista e Itabuna, e não teria dificuldades em formar a equipe de doutores e mestres professores para os cursos”, defende Herzem Gusmão. O ex-prefeito Michel Hagge já abraçou a causa e entende como uma excelente alternativa para a sua terra.
NOVAS DEMISSÕES NA VULCABRAS/AZALÉIA AINDA NÃO ESTÃO DESCARTADAS
Passado o recesso de Carnaval, todas as atenções se voltam novamente para a Vulcabras/Azaleia, maior empregadora do município e região, que no mês passado demitiu 670 empregados, de uma canetada só.
Embora a Azaléia tenha dado uma freada estratégica no seu plano de demitir todos os empregados que residem nos municípios vizinhos, cerca de 1600, o fantasma do desemprego ainda ronda a fábrica. O sindicato da categoria está apreensivo e há quem afirme que no final deste mês de fevereiro, uma nova leva de demissões pode ocorrer.
Da parte do governo do estado, somente o secretário do trabalho se movimentou, mas a sua ação isolada não garante nada, resumindo-se, apenas, em pedir a prorrogação do período do seguro-desemprego para aqueles que já foram demitidos, uma medida meramente paliativa que não deve vingar, face às recentes medidas do governo federal que visam restringir esse benefício, duramente conquistado pelos trabalhadores.
Assim, só resta torcer para que o pior não aconteça.
Por Davi Ferraz
- 1