:: 11/mar/2015 . 22:17
BLOQUEIO DO MST NA BR-101 PROVOCA ENGAVETAMENTO COM 3 MORTES
Um engavetamento provocado por uma carreta matou três pessoas durante a manhã desta quarta-feira (11) na BR-101, em Sergipe. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, entre as três vítimas fatais estão dois adultos e uma criança da mesma família. O caso aconteceu por volta de 10h, no KM 111 da rodovia, onde o trânsito estava parado por conta de uma manifestação do Movimento dos Sem Terra (MST).
No momento da liberação da pista, uma carreta não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira de um carro, provocando um engavetamento que atingiu outros quatro veículos de passeio. De acordo com a PRF, a carreta carregava um fertilizante inflamável, que gerou um incêndio no local. O fogo atingiu o carro que estava logo à frente e matou as três pessoas carbonizadas. Ainda não há informações sobre o total de feridos no acidente. BN
ITORORÓ: OBRAS DO MINHA CASA, MINHA VIDA INICIARAM NESTA TERÇA
As obras de construção de 15o unidades habitacionais do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, tiveram início nesta terça-feira (10), no loteamento Nova Itororó. A construção está sendo tocada por uma empreiteira, através de contrato com o programa do governo.
De acordo com o prefeito Marco Brito (PMDB), o sua luta para conseguir a construção das 150 unidades habitacionais para Itororó foi incessante, sendo preciso muito esforço para levar o programa ao município, já que os pequenos municípios haviam ficado de fora da primeira fase do Minha Casa.
Ainda, segundo Marco, a obra visa solucionar parte dos problemas habitacionais do município, beneficiando pessoas de baixa renda que não possuem moradias, ou residem em imóveis degradados, quase todos do bairro beneficiado, que foi totalmente reconstruído.
Por Davi Ferraz
HERZEM GUSMÃO QUER REVOGAR CONTINGENCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES
O deputado Herzem Gusmão (PMDB) cobrou do governo estadual a revogação do decreto que contingenciou o repasse de recursos para quatro das mais importantes universidades da Bahia: Uneb (Universidade do Estado da Bahia), UESB (Universidade do Sudoeste), UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz).
De acordo com o parlamentar, o contingenciamento, além de prejudicar milhares de estudantes vai reduzir o investimento em pesquisa. “O governo precisa cortar gastos com publicidade, mas, jamais, com educação”, afirmou Herzem Gusmão.
Presente à audiência pública que discutiu o cumprimento das metas fiscais do governo estadual, o secretário Manoel Vitório (Fazenda) disse que a reivindicação do deputado Herzem Gusmão era justa e prometeu dar “uma folga” para as universidades.
ATEI DENUNCIA TRANSPORTE ESCOLAR IRREGULAR EM CARROS DE PASSEIO E TAXI
Através de mensagem encaminhada à nossa redação, a Associação de Transporte Escolar de Itapetinga – ATEI denuncia a existência de transporte pago irregular de crianças para diversas escolas do município, que estaria sendo realizado por particulares, em carros de passeio taxis, ferindo as leis de trânsito vigentes no pais.
De acordo com a denúncia da ATEI, a irregularidade estaria sendo praticada até por uma funcionária da própria Comutran, órgão fiscalizador de trânsito no município, que faz ‘vista grossa’ para a irregularidade da sua servidora, em detrimento dos proprietários de vans, que pagam cerca de R$280 reais para retirar um alvará, enquanto os irregulares nada pagam.
A situação do transporte irregular de alunos em Itapetinga já foi denunciada ao Ministério Público pela própria ATEI, mas nenhuma providência eficaz foi adotada, até porque a Comutran não fiscaliza, não multa e faz que não vê essas irregularidades.
O consenso na cidade é de que a Comutran para agir, depende de certos ‘incentivos’, como os que estaria recebendo da Viação Itapetinga, para perseguir topiqueiros que fazem a linha Itapetinga-Bandeira do Colônia.
Um bom ‘capilé’, às vezes faz milagres…
Por Davi Ferraz
BRITO SOLICITA NOVA LINHA DE FINANCIAMENTO PARA FILANTRÓPICOS
O deputado federal Antonio Brito (PTB-BA) reuniu-se na manhã de hoje (10) com o vice-presidente corporativo da Caixa Econômica Federal (CEF), Antônio Carlos Ferreira, e o superintendente nacional de negócios com médias empresas do banco, José Ricardo Martins da Veiga.
Durante o encontro, que no início teve a participação da presidente da CEF, Miriam Belchior, Brito solicitou a agilização do processo para que a Caixa venha operar a linha de credito BNDES Saúde, que se destina à reestruturação das Santas Casas e entidades filantrópicas e tem prazo de 120 meses para pagamento, com seis meses de carência e juros mais atrativos.
A CEF sinalizou que o processo se encontra em fase avançada. “Com a atual crise financeira enfrentada pelo setor, a linha de crédito bancário de financiamento subsidiado dará uma sobrevida para essas entidades”, declarou o deputado.
- 1