PREFEITURA DE MACARANI INTENSIFICA LIMPEZA DE RIOS E CANAIS
A prefeitura de Macarani já deu início ao trabalho de prevenção aos alagamentos, mosquitos da dengue e pernilongos. A Secretaria de Maio Ambiente concluiu, esta semana, a limpeza do Rio Macarani e canais no trecho que corta a cidade, incluindo os canais do Mercado de Carne e Rua Castelo Branco. Na próxima semana será a vez do Córrego conhecido como Córrego do bairro Sobral Bentes e Baixada que também passará por desobstrução e limpeza completa.
O trabalho é continuo e se intensifica nessa época, com objetivo de manter limpos os corpos hídricos da cidade, já que o acúmulo de lixo contribui para inundações no período das fortes chuvas. A limpeza, que começou esta semana vai até que seja limpo toda rede.
Além da limpeza dos canais e rios, a Prefeitura vem fazendo manutenção da rede de drenagem e recuperando trechos que foram danificados, devido ao montante acumulado de lixo e areia. O serviço vem sendo ampliado para atender ao crescimento do número de residências nas localidades.
O Prefeito Carlinhos ressalta sobre a importância de manter o município limpo e pede apoio à comunidade macaraniense.“A limpeza proporciona higiene às ruas, como também evita pragas de ratos, baratas e de mosquitos transmissores de doenças. Peço o apoio da nossa comunidade, para que seja fiscal de si mesmo e do próximo, não jogue lixo em locais indevidos, colabore para que nossa cidade seja um lugar melhor para vivermos”, comentou o alcaide.
“A secretaria de Meio Ambiente de Macarani realiza ainda uma campanha de educação ambiental, para que sejam evitados danos ambientais. É muito importante que a população se envolva nesse processo” , explicou o Secretário de Meio Ambiente, Wando Lima.
EDUCAÇÃO – Os rios e canais sofrem com o grande volume de lixo depositado de forma irregular pelos próprios moradores, incluindo dejetos de grande porte, como móveis, pneus e até geladeiras. Para enfrentar essa questão, a Prefeitura aposta na educação ambiental, com projetos mantidos pelas secretarias.
A Secretaria de Meio Ambiente enviou esta semana um oficio a CEPLAC pedindo ao órgão a doação de 2.000 mudas de plantas para serem plantadas as margens do Rio Macarani no trecho que corta a cidade.