:: 26/mar/2015 . 23:52
QUEBRADO, GOVERNO CANCELA CENSO 2016
A falta de recursos obrigou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cancelar a Contagem da População 2016. Em nota, o Ministério do Planejamento, responsável pelo IBGE, confirmou o cancelamento da pesquisa.
Segundo o Planejamento, o alto custo da pesquisa, orçada em R$ 2,6 bilhões, foi o fator responsável pelo cancelamento. O montante não está previsto no Orçamento de 2015. Estão mantidas as demais pesquisas do IBGE, como o Sistema de Contas Nacionais, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares e o Censo Agropecuário de 2017.
Sem a Contagem da População, um novo levantamento populacional só será feito no Censo de 2020. Usada no cálculo dos repasses da União aos estados e aos municípios, a Contagem da População é feita por amostragem e não exige a ida de técnicos do IBGE de casa em casa, como no censo.
Apesar da amostra menor, a pesquisa envolve cerca de 80 mil recenseadores. A compra de equipamentos e a contratação de trabalhadores temporários começariam a ser planejadas em 2015 para a execução do levantamento em 2016. Sem a Contagem da População, estados e municípios receberão repasses federais com base em estimativas do IBGE.
PCdoB COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 93 ANOS
25 de março é uma data memorável para democracia e as lutas libertárias do Brasil, pois há exatamente 93 anos nascia o Partido Comunista do Brasil.
Fundado em 25 de março de 1922 o PCdoB traz no seu DNA as angústias e as esperanças do povo brasileiro. A sua organização representa o pensamento mais avançado da classe trabalhadora.
A história dos comunistas se confunde com a história do Brasil no último século, pois a trajetória política do PCdoB é marcada pela defesa da democracia, da soberania nacional, do patrimônio do povo brasileiro e da igualdade de direitos. O seu alinhamento com o pensamento mais revolucionário de organização social atraiu para as suas fileiras trabalhadores, intelectuais, professores, estudantes, jovens, homens e mulheres, todos comprometidos com a edificação do socialismo, tarefa em construção.
Em Itapetinga os comunistas celebram os 93 anos do PCdoB com a convicção da existência de uma agremiação política comprometida com a defesa das causas democráticas, nacionalistas e populares, sendo uma poderosa força com capacidade de interferir nas decisões políticas e nos acontecimentos do Brasil e de nossa cidade. O itinerário percorrido pelo partido na região agro pastoril tem marcas profundas da ação de homens e mulheres comunistas e progressistas a exemplo da Fundação da Sociedade dos Artífices e Operários de Itapetinga em 1948, movimento pela redemocratização do país, diretas já, eleição de vereadores oriundos da classe trabalhadora, organização de associações de bairro, sindicatos e movimentos em defesa da vida e dos direitos humanos. O PCdoB de Itapetinga verdadeiramente conta em suas fileiras com os “melhores filhos do povo”.
No pensamento do dirigente nacional do PCdoB o camarada José Reinaldo Carvalho “ Os comunistas comemoram mais um aniversário com os olhos voltados também para o futuro, e as energias concentradas no empenho para construir uma organização política capaz de enfrentar as lutas estratégicas e revolucionárias ligadas com a nossa missão histórica – a conquistado poder político das massas trabalhadoras e populares e a edificação de uma nova sociedade – o socialismo.
VIVA O PCDOB
VIVA O SOCIALISMO
VIVA O POVO BRASILEIRO.
Diretório Municipal do PCdoB de Itapetinga
Março de 2015
HOSPITAL CRISTO REDENTOR REALIZA PALESTRA SOBRE SAÚDE DA MULHER
Os principais desafios e cuidados com a saúde da mulher serão abordados na palestra da ginecologista e obstetra Socorro Gomes, realizada por iniciativa do Hospital Cristo Redentor, na sexta-feira (27 de março), às 14h30, no auditório do Colégio Batista, em Itapetinga.
Unidade da Fundação José Silveira, o Hospital Cristo Redentor promove esse evento com o objetivo de divulgar para a comunidade informações de amplo interesse sobre a saúde feminina.
De forma didática e interativa, a médica que atua no Hospital Santo Amaro, em Salvador, vai apresentar dados, orientações e dicas para uma vida saudável. O acesso ao evento é gratuito.
ITAPETINGA: BANCADA DO PREFEITO NA CÂMARA É FRACA E DESARTICULADA
A sessão legislativa de ontem (25) na câmara municipal reafirmou aquilo que todo mundo já sabia e comentava, levando à seguinte constatação: se o prefeito de Itapetinga depender de sua bancada na câmara de vereadores para governar o município, estará em maus lençóis, dada a fragilidade, falta de conhecimento político e despreparo intelectual da maioria dos vereadores que o acompanham.
Toda a atrapalhada teve início quando o oportunista vereador Valquirão apresentou um projeto para fazer média com os topiqueiros, que fazem linha para Bandeira do Colônia, mas que acabou sendo vetada por Zé Carlos, por justíssima causa, por ser inconstitucional e eivada de erros grosseiros. O veto desmoralizou a própria bancada do prefeito, que propôs e aprovou a aberração jurídica, mas que não pode desobedecer ao chefe do executivo, por razões mais do que óbvias.
Estabelecido o impasse, a discussão foi para o plenário na noite desta quarta-feira, com os vereadores Zecarlistas voltando atrás e deixando o Valquirão na rua da amargura, forçando-o a abandonar a sessão, sob a alegação de que estava “passando mal”. Mais deprimente ainda, foi ouvir os fraquíssimos argumentos de Neide da Vila e Zé Antunes, duas ‘sumidades’ na arte de mudar de lado, por interesses mesquinhos.
De camarote, a bancada majoritária da oposição se divertia com o festival de burrices dos pobres paus mandados do prefeito, pessimamente articulados pelo destruidor de prefeitos Romildo Teixeira, único responsável pelo encolhimento da bancada governista na câmara. O veto do prefeito não foi votado, mas tem tudo para divertir a população nas próximas sessões, ridicularizando ainda mais os lagartixas e oportunistas municipais.
Se quiser governabilidade, o prefeito de Itapetinga, seja Zé Carlos ou Alécio, vai ter que afastar Romildo Teixeira das articulações na câmara de vereadores, e dialogar com a oposição. Senão, vai ser um vexame atrás do outro.
Por Davi Ferraz
- 1