:: 30/mar/2015 . 22:50
TSE DECIDE QUE MARCO BRITO CONTINUA NO CARGO ATÉ O FIM DO MANDATO
ITORORÓ: O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, negou provimento ao recurso especial eleitoral movido pelo Ministério Público Eleitoral da Bahia, contra o prefeito de Itororó, Marco Brito (PMDB), alegando a sua inelegibilidade.
O processo eleitoral iniciou em 2012, quando Marco Brito teve seu registro de candidatura impugnado pelo candidato do PT, o que foi acatado pelo juiz da 137ª Zona Eleitoral, sob a alegação de que o então candidato peemedebista teve suas contas do exercício de 2008, rejeitadas pelo TCM e pela câmara de vereadores.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia reformou a sentença do juiz local, deferindo o pedido de registro do candidato, mas o MPE recorreu da decisão no TSE, alegando que a decisão foi após o pedido de registro de candidatura, e que na oportunidade Marco Brito estava inelegível.
Entretanto, o ministro Gilmar Mendes entendeu que o TSE, nas eleições de 2012, firmou entendimento de que a obtenção de provimento cautelar suspendendo a rejeição de contas, mesmo após o pedido de registro de candidatura, afasta a incidência da causa de inelegibilidade.
Com a decisão em última instância, Marco Brito continua à frente do governo municipal de Itororó, até o final do seu mandato, em dezembro de 2016, frustrando as esperanças da oposição, que ainda sonhava com o afastamento de Marco e a realização de um novo pleito.
Vão ter que esperar…
Por Davi Ferraz
PROFESSOR DA UESB COMETE SUICÍDIO
O professor da UESB, Campus de Itapetinga, Josenildo Brandão Santos, 39 anos, cometeu suicídio, se jogando do 4º andar do prédio onde morava, no Bairro São Caetano, em Itabuna. O professor foi socorrido com várias fraturas para um hospital da cidade, porém não resistiu, vindo a morrer.
Josenildo era formado em Matemática pela Uesc e Mestre em Matemática pela Universidade da Paraíba. O Professor lecionava também no Colégio CIOFM (Centro Integrado Oscar Marinho) em Itabuna. Esse é o 3º Professor da Uesb que se suicida em menos de 6 meses. Anteriormente, em fevereiro, o professor Roberto de Abreu Schetinni faleceu após se jogar contra um caminhão em Conquista. Em agosto de 2014, o professor Reginaldo Pereira Costa, também cometeu suicídio na mesma cidade.
Uesb decretou luto de três dias
É com pesar que a Uesb informa o falecimento do docente Josenildo Brandão Santos, ocorrido no domingo, 29, na cidade de Itabuna. O professor era lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN), campus de Itapetinga, e ingressou na Uesb em agosto de 2014.
O sepultamento será realizado no Serviço de Assistência Familiar (SAF), na cidade de Itabuna. Em virtude do falecimento do professor, a Uesb publicou a Portaria 0488/15, decretando luto oficial de três dias e suspendendo as atividades acadêmicas e administrativas no campus de Itapetinga nesta segunda-feira, 30.
ITAPETINGA: BISCOITEIRO ENTREGA PEIXE PODRE À MERENDA ESCOLAR
Acabamos de receber uma denúncia dando conta de que um conhecido fornecedor de gêneros para a merenda escolar da rede municipal, vem entregando peixe podre para as escolas municipais.
Segundo informações de pessoas ligadas à administração, a maioria das escolas não quis receber os peixes estragados, mas muitas receberam inadvertidamente, o que poderá causar problemas graves para a saúde das crianças que consumirem o produto.
O fornecedor é o conhecido ‘Biscoiteiro‘, homem da cozinha do prefeito, como ele próprio costuma dizer. O prefeito em exercício, Alécio Chaves, precisa intervir e barrar a entrega, já que a secretária de educação não tem coragem de enfrentar o amigo do chefe, que é reincidente em todo tipo de malandragem contra os interesses do município.
Esse tipo de comportamento é motivo justo, segundo a lei, para eliminar a participação do fornecedor de futuras licitações e a rescisão do contrato. Nenhum governo sério pode aturar isto.
Por Davi Ferraz
- 1