:: 9/abr/2015 . 23:56
CAATIBA PODE PERDER DISTRITO DE SÃO JOSÉ DO COLÔNIA PARA ITAMBÉ
Uma audiência pública de conciliação territorial foi realizada nesta quinta-feira (9), em Vitória da Conquista, pela Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O encontro discutiu os problemas envolvendo as disputas territoriais entre os municípios da região Sudoeste da Bahia, incluindo a que envolve os municípios de Itambé e Caatiba.
Com a perda do distrito de São José do Colônia para Caatiba, na última divisão territorial, os repasses do FPM foram reduzidos, vez que o índice caiu de 1.6 para 1.2. Por esta razão o prefeito Ivan Fernandes (PSD) insiste o retorno do território ao seu município.
Presente ao encontro, o prefeito de Caatiba não se manifestou, preferindo aguardar a definição da Comissão de Assuntos Territoriais da AL, mas é provável que o distrito de São José do Colônia volte a pertencer a Itambé.
Por Davi Ferraz
MORRE, AOS 89 ANOS, O PECUARISTA ITAPETINGUENSE VADINHO FIGUEIRA
Faleceu, na manhã desta quinta-feira (9), em Vitória da Conquista, de causas naturais, o pecuarista Vivaldo Mendes Figueira, conhecido entre os amigos por ‘Vadinho Figueira’.
De família tradicional conquistense, Vadinho era radicado em Itapetinga há mais 60 anos, onde exercia, com muita competência, a pecuária leiteira, sendo um dos introdutores da raça Holandesa na região, cujo plantel foi premiado em sucessivas exposições em Itapetinga e Vitória da Conquista.
Homem simples e alegre, Vadinho tinha o hábito de se encontrar com antigos amigos na Coopardo, no centro de Itapetinga, para conversar e relembrar os tempos gloriosos de Itapetinga, quando a cidade ainda era conhecida como a ‘capital da pecuária baiana’.
O corpo está sendo velado na Primeira Igreja Batista de Itapetinga, onde um culto será realizado às 15h. Logo em seguida, por volta das 16h, o cortejo seguirá para o Cemitério Parque da Eternidade, para sepultamento.
O Sudoeste Hoje manifesta o seu pesar à família enlutada, lamentando a perda irreparável do amigo Vadinho Figueira.
Por Davi Ferraz
MILAGRE EM BARRA DO CHOÇA: EMBASA TRANSFORMA ÁGUA EM COCA COLA
O município de Barra do Choça é reconhecidamente privilegiado por sua riqueza hídrica, cujos rios e mananciais abastecem vários municípios circunvizinhos, a exemplo de Vitória da Conquista, cujas barragens que a abastecem estão localizadas em Barra.
Apesar de toda essa riqueza, a população local não tem direito a água potável, porque a que cai nas torneiras é totalmente suja e inadequada ao consumo humano.
Constantemente, a população de Barra do Choça vem se manifestando nas redes sociais e nos diversos meios de comunicação, insatisfeita com a péssima qualidade da água que é fornecida pela Embasa, uma prática que se tornou rotineira por parte da referida empresa.
A água que tem chegado às torneiras, exibida em várias fotos pelos internautas, via Whatsapp, Facebook e outros, revelam, na verdade, não apenas a revolta e indignação, mas, sobretudo, o descaso, desrespeito e irresponsabilidade com que a população da cidade vem sendo tratada. Ao invés de água potável, o que cai nas torneiras é uma espécie de líquido escuro, com aspecto de lama fétida e salobre.
Quando a população reclama, a resposta da Embasa é a mesma: “já foram tomadas as devidas providências, no intuito de corrigir as falhas”, o que não ocorre efetivamente.
Apesar do sofrimento da população, já tem gente ironizando a situação, dizendo que a Embasa “faz milagre”, transformando água potável em coca cola. Informações de Edilma Oliveira
Por Davi Ferraz
- 1