:: 15/abr/2015 . 23:44
CÂMARA DE VEREADORES MANTÉM VETO DO PREFEITO AO PROJETO DOS TOPIQUEIROS
Depois de muita celeuma e discussões acaloradas, finalmente a câmara de vereadores votou o veto do prefeito Zé Carlos à emenda do vereador Valquirão, à lei que autorizou o executivo a licitar a concessão do transporte coletivo em Itapetinga e distritos.
Na votação desta quarta-feira, a maioria absoluta dos vereadores optou em manter o veto do prefeito, entendendo que a emenda de Valquirão era inconstitucional, além de conter erros grosseiros que inviabilizavam a sua aplicação.
Isto jogou por terra a pretensão dos topiqueiros em continuar fazendo o transporte de passageiros entre Itapetinga e Bandeira do Colônia, o que não vem sendo permitido pela Comutran, a pedido da Viação Itapetinga.
Derrotados pelo veto do prefeito, mantido pelo legislativo, resta agora aos proprietários de vans apenas a via judicial.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: BURACOS E ANIMAIS NA AV. ISAI AMORIM PODEM PREJUDICAR EXPOSIÇÃO
Faltando poucos dias para o início da Exposição Agropecuária de Itapetinga, a principal via que leva ao Parque Juvino Oliveira, a Av. Isai Amorim, está um buraco só, isto sem falar dos animais que vivem soltos em todo o seu trajeto.
Além da pista esburacada e toda remendada, não existe acostamento na avenida, o que leva pedestres e ciclistas a transitarem no meio da perigosa via pública, correndo riscos de atropelamento.
Se já é perigosa no dia a dia, quando o movimento é relativamente pequeno, imaginem durante a exposição, quando o fluxo de veículos e pedestres aumenta.
Quem fazia a manutenção da avenida nos período de festa era o Derba, mas agora que o órgão foi extinto pelo governo, a prefeitura vai ter que buscar ajuda em Salvador.
Por Davi Ferraz
OPOSIÇÃO ENTRA COM ADIN NO TJ CONTRA VISTORIA VEICULAR NA BAHIA
Integrantes da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) protocolaram, na tarde desta quarta-feira (15), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a portaria do Detran da Bahia que aumenta os valores das taxas cobradas pelo órgão, especificamente a da vistoria veicular, reajustada em 142%, passando de R$33 para R$ 80.
Os advogados da oposição e os deputados que integram a bancada entendem que a portaria é ilegal porque fere a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional. “Fizemos a nossa parte e, agora, vamos esperar que o governo tenha sensibilidade e suspenda a cobrança”, disse o deputado Herzem Gusmão (PMDB).
Também estiveram no TJ o líder da bancada, Sandro Régis (DEM), e os deputados Pablo Barrozo (DEM), Leur Lomanto (PMDB), Pedro Tavares (PMDB), Soldado Prisco (PSDB) e Hildécio Meireles (PMDB).
SINDICATOS DE ITAPETINGA REALIZAM MANIFESTAÇÃO CONTRA PEC 4330
Na manhã desta quarta-feira, representantes dos sindicatos APLB, Sindicato de Verdade e Sinditatiba realizaram uma manifestação no centro da cidade, contra a aprovação da PEC-4330, que regulamenta a terceirização em todos os setores produtivos.
O texto-base do Projeto de Lei 4330/04, que regulamenta os contratos de terceirização, foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, na semana passada, debaixo de fortes protestos de sindicatos e movimentos sociais, que se postaram em frente ao Congresso Nacional para se manifestarem contrários à PEC, considerada nociva aos interesses dos trabalhadores.
Na sessão de ontem (14), entretanto, a Câmara dos Deputados excluiu as empresas públicas e sociedades de economia mista das regras previstas no projeto, através de um destaque aprovado em plenário, que vale para empresas públicas e sociedades de economia mista controladas por União, estados, Distrito Federal e municípios.
Por Davi Ferraz
JOÃO VACCARI, TESOUREIRO NACIONAL DO PT, É PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL
A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, em São Paulo, na 12ª fase da Operação Lava Jato. Preso preventivamente, Vaccari será levado para Curitiba (PR) por ordem do juiz federal Sérgio Moro.
A mulher de Vaccari, Giselda Rousei Lima, está sendo conduzida coercitivamente para depor. Ela e Vaccari foram pegos pelos policiais federais nesta manhã em casa, na Zona Sul de São Paulo.
Os agentes da PF também tentaram cumprir na capital paulista um mandado de prisão temporária contra Marice Corrêa de Lima, cunhada de Vaccari, mas ela não foi encontrada. Marice é considerada foragida da Justiça. Os agentes fariam buscas na casa dela, um apartamento na Zona Oeste da cidade. Ela deveria ser detida por cinco dias. Marice foi apontada pelo doleiro Alberto Youssef, delator do petrolão, como uma das auxiliares de Vaccari para buscar e levar propinas.
“CORRERIA”, CHEFE DE FACÇÃO CRIMINOSA, É PRESO PELA PF EM ITAPETINGA
Um dos chefes da facção criminosa Mercado do Povo Atitude (MPA), que atua no bairro Baianão, em Porto Seguro, foi preso segunda-feira (13) durante uma operação da Polícia Federal na cidade de Itapetinga, região Sudoeste da Bahia.
Ghyvago Emerson de Jesus, de 24 anos, mais conhecido como ‘Correria’, estava em casa quando a Polícia Federal cumpriu mandado de prisão temporária e a mandado de busca e apreensão.
O acusado seria o segundo na hierarquia da facção. O antigo chefe é o traficante André Márcio de Jesus, 28 anos, o ‘Buiú’, que está preso desde o fim do ano passado em um presídio do interior do estado.
A Polícia Federal informou que a facção foi a responsável pela queima de quatro ônibus e destruição de outros dois em 2011, em revide pela morte de um traficante. Ghyvago foi encaminhado ao Presídio de Itabuna, onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual em Porto Seguro. Radar 64
- 1