:: 28/abr/2015 . 19:18
ITAPETINGA: ESTUDANTES DA UESB PEDEM IMPLANTAÇÃO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Nesta quarta-feira (29), a comunidade estudantil, acadêmica e servidores da UESB em Itapetinga, estarão realizando o 1º Ato Pró Restaurante Universitário (RU), com a distribuição de uma feijoada, como forma de protesto.
O ato será realizado no próprio campus da Uesb em Itapetinga, a partir das 11h, e deverá contar com a participação maciça dos estudantes, professores e servidores.
O campus de Itapetinga, absurdamente, é o único que ainda não foi contemplado com o restaurante universitário, daí a razão do justo movimento pela sua implantação, que luta também pelo aumento de verbas para as universidades estaduais.
O Sudoeste Hoje apoia o movimento e sugere aos seus organizadores que incluam nessa luta, a instalação de cursos de ponta no campus de Itapetinga, como Medicina, Direito, Veterinária, Engenharia Civil, dentre outros.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: CONSTRUÇÃO NA URBIS CAUSA POLEMICA E REVOLTA DE MORADORES
Uma construção que está sendo realizada na Urbis, ao lado do CSU, vem causando polêmica e revolta em alguns moradores do conjunto habitacional, por estar sendo feita, supostamente, em área pública, destinada à construção de calçadas e jardins. A proprietária da obra, segundo denúncias, está construindo no local uma espécie de ‘puxadinho’ em um terreno ao lado da sua casa.
A denúncia foi feita ao Sudoeste Hoje por leitores do blog, informando que a obra pertence a uma servidora pública municipal, lotada na Comutran, que em outra ocasião já teria ‘invadido’ parte da mesma área pública, para construção de um bar apelidado ‘Urbistran’, por ser frequentado por funcionários da Comutran, em suas longas horas de folga.
A nossa redação apurou que a obra não possui alvará de construção da Secretaria Municipal de Infraestrutura, tratando-se, portanto, de obra clandestina, o que é muito comum em Itapetinga, já que a prefeitura não fiscaliza pequenas construções. A proprietária, segundo comentário postado no blog, alega que a área foi ‘adquirida’ junto a Urbis e que tudo está registrado no cartório.
Por Davi Ferraz
BRASILEIRO É EXECUTADO NA INDONÉSIA POR TRÁFICO DE DROGAS
A Indonésia confirmou na tarde desta terça-feira (28) que o brasileiro Rodrigo Gularte foi executado por um pelotão de fuzilamento no complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap, a 400 quilômetros da capital Jacarta. A informação foi confirmada pelo jornal local Jakarta Post. Além de Gularte, outros sete presos condenados por tráfico foram executados nesta terça.
Rodrigo Gularte foi preso em 2004 ao tentar entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em prancha de surfe. Um ano depois, ele foi condenado à morte. Na prisão, ele desenvolveu problemas mentais. O brasileiro foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide e, apesar dos inúmeros pedidos de autoridades brasileiras e da família de Gularte para interná-lo em um hospital psiquiátrico, o governo da Indonésia rejeitou os pedidos.
- 1