:: 29/abr/2015 . 17:14
A PEDIDO DE HERZEM, COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA VISITARÁ O ZOO-MATINHA
Completamente abandonado desde fevereiro de 2013, quando foi fechado para a realização de obras que nunca aconteceram, o Zoológico de Itapetinga será visitado por uma comissão formada por deputados. A proposta para a visita foi apresentada na manhã desta quarta-feira pelo deputado Herzem Gusmão (PMDB), durante reunião da Comissão de Meio Ambiente.
O parlamentar não faz parte da Comissão, mas fez questão de participar por ser um dos representantes da Sudoeste. “Mesmo que não tivesse um voto na cidade eu me sentiria na obrigação de lutar pela reabertura do único Zoológico do interior da Bahia”, afirmou Herzem Gusmão.
Conhecido por “Matinha”, o espaço contava com centenas de animais de 34 espécies, quando foi fechado. “Itapetinga e a Região sudoeste precisam recuperar este importante espaço de lazer”, disse o deputado. Durante a reunião, deputados viram uma foto de algumas antas vivas, postadas pelo Sudoeste Hoje, sendo devoradas por urubus. “Temos de reverter esta triste situação”, concluiu o parlamentar. A iniciativa do deputado Herzém Gusmão atendeu ao pedido do vereador Tarugão Barreira (PRP).
PREFEITO ALÉCIO CHAVES CONFIRMA EXONERAÇÃO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE
Apesar da forte pressão que vinha sendo exercida por setores ligados à administração municipal, o prefeito em exercício Alécio Chaves (PT) não voltou atrás na sua decisão de demitir o médico Emmanoel Souza Santos, do cargo de Secretário Municipal de Saúde.
A exoneração foi consumada no início da tarde desta quarta-feira (29), depois de uma conversa entre Alécio e o Dr. Emmanoel, oportunidade em que o médico foi comunicado da decisão do chefe do executivo, que determinou a imediata expedição do Decreto de Exoneração, cuja publicação deverá ocorrer nesta quinta-feira, no Diário Oficial Eletrônico da prefeitura.
A decisão de Alécio Chaves demonstrou a sua maturidade e equilíbrio para o exercício do cargo de prefeito, mesmo em caráter interino, até porque o secretário de saúde havia sido condenado pela Justiça Federal, em ação movida pelo Ministério Público Federal, cuja sentença determinou a sua proibição de exercer cargo público, pelo prazo de três anos.
Caso ignorasse a decisão da Corte Federal, Alécio teria que responder, solidariamente com Zé Carlos, pelo grave crime de responsabilidade, cujas consequências poderiam inviabilizar a sua carreira política, além dos efeitos nos âmbitos civil e penal.
Nas próximas horas, o nome do substituto do secretário demitido Emmanoel Santos, deverá ser anunciado pelo prefeito em exercício.
Por Davi Ferraz
- 1