:: 8/maio/2015 . 18:57
DEPUTADOS CONSTATAM ABANDONO E MAUS TRATOS A ANIMAIS NA MATINHA
Uma comissão formada por deputados estaduais, veterinários, imprensa e autoridades locais visitou, na manhã desta sexta-feira (8), o Zoológico da Matinha em Itapetinga. A avaliação final da comissão é a de que o parque está em total estado de abandono. A visita foi solicitada pelos deputados Herzem Gusmão (PMDB) e Marcell Moraes (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.
O deputado Herzem declarou que a situação do único zoológico do interior da Bahia é preocupante. “É por isso que a Prefeitura de Itapetinga sempre dificultou a entrada de ambientalistas, políticos e jornalistas no Zoológico”, disse.
Devido a falta de infraestrutura, o Ibama proibiu que animais de outras regiões fossem integrados ao parque. Acompanhado do veterinário do parque, Roberto Lemos (foto), o parlamentar foi informado que duas antas desapareceram do espaço. “O Ministério Público Federal também já declarou que os responsáveis pela administração do espaço não têm o controle sobre os óbitos dos animais”, lembrou o deputado.
Para Herzem, a Prefeitura precisa elaborar um projeto de requalificação do Zoológico para receber recursos do Estado “Depois que nossa visita foi confirmada, a Prefeitura fez uma maquiagem no local, mas o abandono é visível. O projeto precisa ser bem elaborado para que a verba seja destinada e este espaço seja realmente requalificado e entregue à população do Sudoeste”, finalizou o deputado.
CARNE DE GADO ROUBADO E ABATE CLANDESTINO NA MERENDA ESCOLAR
Poucas hora depois da secretária Sibele Nery afirmar, na Câmara Municipal, que a merenda das escolas municipais é de “altíssima qualidade”, o principal fornecedor de carnes da prefeitura, Gildásio Açougueiro, foi preso pela Polícia Civil, sob a acusação roubo de gado e abate clandestino.
A prisão foi decretada pela justiça, mas o protegido do prefeito acabou sendo flagrado com uma caminhonete cheia de carne de abate clandestino, que seria entregue nas escolas municipais, para ser consumida pelos alunos.
Gildásio Açougueiro e Dadai do Biscoito, aquele do peixe podre, são duas pragas que já deveriam ter sido afastados das licitações da prefeitura, mas continuam contando com o apoio e conivência do prefeito e secretários municipais.
Por Davi Ferraz
PROFESSORES DA UESB APROVAM GREVE A PARTIR DA PRÓXIMA QUARTA
Em assembleia realizada nesta quinta-feira (7), a Associação de Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) deflagraram greve da categoria, que conforme o prazo de 72 horas (úteis) estabelecido por lei, começará na próxima quarta-feira (13).
Na reunião, ocorrida na tarde desta quinta-feira, no campus de Itapetinga, os professores da instituição decidiram já iniciar a quarta de “portões fechados” e as atividades serão paralisadas por tempo indeterminado.
A decisão pela greve acontece após encontro do Fórum das Associações Docentes (ADs) da Uneb, Uefs, Uesc e Uesb, na qual as quatro universidades aprovaram a indicação de greve.
O movimento paredista tem como principal reivindicação o aumento do orçamento das universidades estaduais para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI).
- 1