DEPUTADOS CONSTATAM ABANDONO E MAUS TRATOS A ANIMAIS NA MATINHA
Uma comissão formada por deputados estaduais, veterinários, imprensa e autoridades locais visitou, na manhã desta sexta-feira (8), o Zoológico da Matinha em Itapetinga. A avaliação final da comissão é a de que o parque está em total estado de abandono. A visita foi solicitada pelos deputados Herzem Gusmão (PMDB) e Marcell Moraes (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.
O deputado Herzem declarou que a situação do único zoológico do interior da Bahia é preocupante. “É por isso que a Prefeitura de Itapetinga sempre dificultou a entrada de ambientalistas, políticos e jornalistas no Zoológico”, disse.
Devido a falta de infraestrutura, o Ibama proibiu que animais de outras regiões fossem integrados ao parque. Acompanhado do veterinário do parque, Roberto Lemos (foto), o parlamentar foi informado que duas antas desapareceram do espaço. “O Ministério Público Federal também já declarou que os responsáveis pela administração do espaço não têm o controle sobre os óbitos dos animais”, lembrou o deputado.
Para Herzem, a Prefeitura precisa elaborar um projeto de requalificação do Zoológico para receber recursos do Estado “Depois que nossa visita foi confirmada, a Prefeitura fez uma maquiagem no local, mas o abandono é visível. O projeto precisa ser bem elaborado para que a verba seja destinada e este espaço seja realmente requalificado e entregue à população do Sudoeste”, finalizou o deputado.