:: 19/maio/2015 . 23:26
UNIVERSIDADES ESTADUAIS FAZEM “ENTERRO” DO GOVERNADOR RUI COSTA
Professores, estudantes e funcionários da UESB e das demais Universidades Estaduais, realizaram um enterro simbólico do governador Rui Costa (PT) nesta terça-feira (19), em frente à Secretaria de Educação em Salvador. A categoria está em greve desde o dia 13 de maio e luta por mais investimentos para as Instituições, bem como o respeito aos direitos trabalhistas.
A comunidade acadêmica das universidades levou faixas, cartazes, mortalhas e coroas de flores para a porta da secretaria em protesto contra o arrocho financeiro enfrentado pelas instituições. Os professores denunciaram os problemas vividos, além de cobrar soluções efetivas. A Associação de Docentes da Uesb (Adusb) aponta que na instituição mais de 250 professores aguardam por promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho.
VIVA! VAI TER SÃO JOÃO EM ITAPETINGA
Mesmo com toda a equipe de governo se posicionando contrária à realização da festa de São João, o prefeito em exercício, Alécio Chaves, decidiu realizar os festejos juninos no Parque da Lagoa, com uma programação bem mais modesta e barata.
Numa parceria com a CDL, a prefeitura realizará uma festa de quatro dias, com as seguintes atrações: Serginho de Goiás, Garanhões do Forró, Netinho do Forró, Xote Apimentado, Os Federais e Cacau com Leite. Bandas e cantores locais completarão o resto da programação.
Segundo a assessoria de cultura da prefeitura, o custo total da festa não deverá ultrapassar a R$350 mil reais, muito abaixo dos mais de R$ 1 milhão que foram torrados na festa mixuruca do ano passado, com a chancela do hoje ‘intransigente’ secretário de finanças.
A festa de São João de Itapetinga vem decaindo a cada ano e tinha tudo para não ser realizada em 2015, não fosse a persistência de Alécio Chaves e o apoio da CDL. Os distritos de Palmares e Bandeira do Colônia ficam de fora da programação de São João de 2015, por “escassez de recursos”.
Por Davi Ferraz
AOS SÁBIOS…
Quando Gandhi estudava Direito na Universidade de Londres tinha um professor chamado Peters, que não gostava dele, mas Gandhi não baixava a cabeça. Um dia o prof. estava comendo no refeitório e sentaram-se juntos. O prof. disse: – Sr. Gandhi, você sabe que um porco e um pássaro não comem juntos? Ok, Prof… Já estou voando…. e foi para outra mesa. O prof. aborrecido resolve vingar-se no exame seguinte, mas ele responde, brilhantemente, todas as perguntas. Então resolve fazer a seguinte pergunta: – Sr. Gandhi, indo o Sr. por uma rua e encontrando uma bolsa, abre-a e encontra a Sabedoria e um pacote com muito dinheiro. Com qual deles ficava? Gandhi respondeu…. – Claro que com o dinheiro, Prof.! – Ah! Pois eu no seu lugar Gandhi, ficaria com a sabedoria. – Tem razão prof, cada um ficaria com o que não tem! O prof. furioso escreveu na prova “IDIOTA” e lhe entregou. Gandhi recebeu a prova, leu e voltou: E disse… – Prof. o Sr. assinou a prova, mas não deu a nota!
PROFESSORES DA UESB REALIZAM “CORTEJO FÚNEBRE” DE RUI COSTA NESTA TERÇA
Em protesto contra o que os professores chamam de “descaso do governo”, os docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e das demais Universidades Estaduais realizarão o enterro simbólico do governador Rui Costa (PT) nesta terça (19).
A atividade ocorrerá em frente à Secretaria Estadual de Educação, em Salvador, às 9h. A categoria está em greve desde o dia 13 de maio e luta por mais investimentos para as Instituições, bem como o respeito aos direitos trabalhistas. Com faixas, cartazes, mortalhas e coroas de flores, a comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia pretendem denunciar os “problemas vividos, além de cobrar soluções efetivas”.
Desde o ano passado o Movimento tenta garantir direitos trabalhistas previstos em lei. “Apenas na UESB mais de 250 professores aguardam por promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho. O governo se recusa ainda a atender outras reivindicações como a ampliação do número de professores efetivos e o investimento de 7% da receita líquida de impostos para o orçamento das Universidades”, diz o grupo, em nota.
- 1