:: jun/2015
PREFEITO DE ITAPETINGA NÃO VAI À PREFEITURA HÁ QUASE 2 ANOS
Desde que assumiu o seu primeiro mandato, em 2009, o prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura (PT), mostrou logo que não tinha nenhuma vocação, nem disposição, para administrar o município, deixando de comparecer à prefeitura, onde deveria dar expediente, e entregando a administração a pessoas altamente desqualificadas.
O tempo passou, e a ‘indisposição’ do prefeito só fez aumentar, levando-o a se ausentar do seu gabinete por períodos cada vez mais prolongados, embora estivesse no município, cumprindo a sua rigorosa ‘agenda de lazer’, em bares de ponta de rua, o que certamente o levou a um estado de saúde precário, no que foi acompanhado pela máquina administrativa, que emperrou de vez, por falta de comando. Até os novos secretários por ele nomeados, tomaram posse na garagem da sua residência e não na prefeitura, como de praxe.
Pelo que se tem notícia, a última vez que Zé Carlos subiu as escadas da prefeitura, depois de meses de ausência, foi no segundo semestre de 2013, e agora, depois que voltou de uma longa estadia no Hospital Aliança, em Salvador, o alcaide não pisou os na prefeitura. Curiosamente, o prefeito que se diz “fragilizado”, não perdeu um forró na cidade, apesar da sua dificuldade de locomoção, virando motivo de chacotas, por onde vai. Se pode ir a todas as festas juninas, poderia muito bem ir trabalhar, pois é esta a sua obrigação.
Entregue aos ratos e às baratas, a prefeitura vai de mal a pior.
Por Davi Ferraz
CAMPANHA SALVE O PEDRINHO
Nascido em Eunápolis, no dia 14 de julho de 2014, Pedro Gomes Oliveira, Pedrinho, apresentou a síndrome do intestino curto, uma doença rara, e teve o órgão retirado para sobreviver. Ele está internado em um hospital de Belo Horizonte e precisa fazer um delicado transplante de intestino. A cirurgia é feita com maior sucesso nos Estados Unidos, com custo aproximado de US$ 1 milhão (um milhão de dólares). E a sua família tem apenas cinco meses para levantar esse valor, não estamos pedindo dinheiro apenas que nos ajude a divulgar a campanha, se possivél com uma postagem no Facebook ou no Instagran! Por gentileza, leia com carinho nossa mensagem!
Site oficial: http://www.salveopedrinho.com.br/
Facebook: Salve o Pedrinho
Instagram: @Salve o Pedrinho
MACARANI: TSE PUBLICA DECISÃO QUE CASSOU O PREFEITO CARLINHOS E SUA VICE
Foi publicada,no Diário Oficial da União, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral-TSE que cassou os mandatos do prefeito Antônio Carlos Araújo, o Carlinhos, e da sua vice Elza Soares.
Com a publicação do acórdão pelo TSE, Carlinhos e Elza estão definitivamente afastados dos cargos eletivos que conquistaram no último pleito, além de se tornarem inelegíveis por 8 anos.
Para governar o município até a realização de novas eleições, assume o presidente da Câmara de Vereador Jorge Motos, vereador ligado politicamente ao grupo do prefeito cassado, até a realização de novo pleito, a ser designado pelo TRE.
Segundo fonte ligada à administração municipal, os advogados de Carlinhos ingressarão com recurso no Supremo Tribunal Federal, para tentar reverter a decisão do TSE.
Por Davi Ferraz
HERZEM SOLICITA QUE ESTADO APRESENTE CONTRATOS ENTRE HOSPITAIS E TERCEIRIZADOS
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (30) um requerimento do deputado Herzem Gusmão (PMDB) solicitando de todo o Estado os contratos firmados entre terceirizados e hospitais da iniciativa privada. No requerimento, o parlamentar pediu também informações detalhadas sobre os preços e os serviços prestados nos contratos.
Em seu pronunciamento, Herzem Gusmão citou o exemplo do Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, que cresceu muito e fez parcerias até com o Hospital Santa Izabel, de Salvador. No entanto, de acordo com o deputado, o São Vicente foi preterido pelo governo, que preferiu firmar contrato com o IBR.
“Entendo que se os hospitais públicos não conseguem atender toda a demanda, a parceria pode ser feita com as entidades filantrópicas. Na ausência dos dois, entra a iniciativa privada. O convênio entre o governo e o IBR, na minha opinião, fere os bons princípios da administração pública”, concluiu Herzem Gusmão.
NOMES PARA 2016 – DR. JOSÉ OTÁVIO
A PARTIR DESTA SEMANA, APRESENTAREMOS OS PRINCIPAIS NOMES PARA A DISPUTA ELEITORAL DE 2016, TANTO PARA PREFEITO, VICE E VEREADOR. OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA E A ORDEM DAS MATÉRIAS SÃO EXCLUSIVOS DO BLOG, QUE TAMBÉM ANALISARÁ OS PRÓS E CONTRAS DE CADA NOME. NÃO TRATAREMOS DE CANDIDATURAS, MAS APENAS DOS NOMES QUE SÃO MAIS COGITADOS PELA POPULAÇÃO DE ITAPETINGA, INDEPENDENTE DA SUA FILIAÇÃO PARTIDÁRIA.
O renomado médico Dr. José Otávio Curvelo (DEM) figura entre os principais nomes para as eleições do ano que vem, como provável candidato a prefeito do município, que já governou em dois mandatos consecutivos, entre de 1996 e 2004.
Foi durante o seu mandato que se instalou em Itapetinga, a Indústria de Calçados Azaléia, geradora de mais de 22 mil empregos na região, o que alavancou o desenvolvimento da cidade, interrompendo o ciclo conhecido como ‘monocultura do boi’.
OS PRÓS
José Otávio é experiente e tem a seu favor um grupo político consolidado, com bons nomes para ocupar as secretarias de governo, o que deverá ser reforçado com o plantel também experiente do PMDB, partido liderado pelo ex-prefeito Michel Hagge, que poderá apoiar a sua eventual candidatura, através de uma coligação.
OS CONTRAS
Conta, em desfavor do democrata, o fato de pertencer a um partido de oposição ao Governo do Estado, o que poderá influenciar no repasses de verbas estaduais e na realização de obras governamentais. Entretanto, isto não deverá causar maiores impactos, já que a atuação do governo estadual em obras nos municípios vem sendo reduzida, até para os partidos aliados. Os repasses voluntários como FPM e ICMS, dentre outros, não sofrem os efeitos da questão partidária.
Dr. José Otávio é visto pela maior parte da população, e até por seus adversários, como o nome mais forte para a sucessão municipal de 2016.
Por Davi Ferraz
IDA DE ACM NETO PARA O PMDB JÁ ESTARIA CERTA, MAS AÉCIO É CONTRA O ACORDO
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), deve trocar de partido em breve e seu destino estaria selado. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ele selou sua filiação ao PMDB, o que deve acontecer em agosto.
Ainda segundo a publicação, a única amarra que ainda prende ACM Neto ao DEM é a objeção do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que temeria que a perda de um prefeito de capital importante passe a impressão de “raquitismo” da oposição em cenário nacional. BN
PROCURADORIA DA REPÚBLICA PODE PEDIR AFASTAMENTO DE EDUARDO CUNHA
O procurador-geral da República Rodrigo Janot pensa em apresentar uma medida cautelar pedindo o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara, por conta de seu envolvimento nas investigações da Operação Lava Jato.
De acordo com a coluna de Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo, até o mês passado, delatores que poderiam apresentar elementos contra o parlamentar se mantinham calados, a ponto de sofrerem ameaças dos investigadores de terem os benefícios da colaboração anulados caso omitissem informações.
Por conta disso, a defesa de Cunha alega que Janot tenta coagir testemunhas. O deputado diz ainda que as motivações do procurador-geral são políticas e que ele escolhe a quem investigar.
TRÊS MUNICÍPIOS BAIANOS ENTRE OS 10 MAIS MAL ADMINISTRADOS DO BRASIL
A Bahia tem três dos dez municípios brasileiros mais mal administrados do país, incluindo o pior de todos, aponta o novo Índice de Gestão Fiscal elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Situado no Sul do estado, Barro Preto ganhou a nota mais baixa na pesquisa feita para avaliar a situação fiscal das mais de 5 mil cidades brasileiras, com base em números de receita, gastos com pessoal, investimentos, custo da dívida de longo prazo e liquidez.
Santa Luzia e São José da Vitória, também localizadas no Sul baiano, ocuparam a 7ª e a 10ª posição, respectivamente, no ranking da má gestão, dominado de ponta a ponta pelo Nordeste. Completam a lista a Paraíba, com cinco municípios, Ceará e Sergipe, com um cada.
Correio
CONFRATERNIZAÇÃO DA VITA AMBIENTAL
Numa demonstração de respeito e valorização aos seus empregados e colaboradores, a Eco Vita Ambiental, empresa concessionária da coleta de lixo em Itapetinga, realizou uma animada confraternização junina no Itapetinga Tênis Clube – ITC, nete sábado (27), com a participação dos funcionários e seus familiares, amigos e convidados.
O comando da festa coube ao atuante empresário Marco Correia, diretor proprietário da Vita Ambiental, e do gerente Anderson, que administra a empresa com muita eficiência no município.
Com muito forró, comidas e bebidas típicas, a festa teve uma grande presença de público, com destaque para os funcionários da empresa, que trabalharam incessantemente durante os festejos de São João, realizando a coleta na cidade, mas que acabaram tando também a sua festa de São João.
A Vita Ambiental merece o nosso respeito, pelos relevantes serviços que presta à população de Itapetinga, mesmo servindo a numa administração municipal marcada por erros gravíssimos e denúncias de toda ordem.
Por Davi Ferraz
FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA ATUA EM PROJETO PARA COMBATER A TUBERCULOSE
O biorrepositório do Centro de Pesquisas da Fundação José Silveira (FJS) foi aprovado por especialistas da Pesquisa Regional Prospectiva e Observacional em Tuberculose (Report). A FJS é uma das entidades realizadoras deste projeto mundial inédito, que coletará informações sobre a cura entre os pacientes e a ocorrência da tuberculose ativa entre contatos.
A iniciativa tem a participação de apenas três estados brasileiros. Faz parte do projeto o Laboratório de Micobacteriologia da FJS, que teve o diagnóstico de tuberculose 100% aprovado pelo College of American Pathologists, instituição norte-americana reconhecida internacionalmente.
Continue reading “FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA ATUA EM PROJETO PARA COMBATER A TUBERCULOSE” »
SÃO JOÃO: CAATIBA REALIZA A MAIOR FESTA JUNINA DA SUA HISTÓRIA
Com a contratação de atrações de peso e uma organização primorosa, o prefeito Junior Mendes realizou a maior festa de São João do município, que teve como principal atração o consagrado forrozeiro Edgar Mão Branca, cujo show lotou a praça principal da cidade e agradou em cheio os caatibenses e visitantes.
Os festejos juninos no município começaram bem cedo com o “forró dos bairros”, realizados nos dias 06,13 e 20 de junho, dando o início ao grande sucesso do São João de Caatiba 2015 e que ainda teve as participações dos forrozeiros Rony Barbosa, Leo Lima, Edvan Mendes, Grupo Halls, Vanildo dos Teclados e Gilbertinho.
A prefeitura também valorizou os artistas locais que deram um show no palco do espaço de eventos. Era só o começo e tudo já demonstrava que Caatiba faria uma das melhores festas juninas já realizadas no município e região. Ascom
NOTA DE FALECIMENTO
Faleceu, na madrugada desta sexta-feira, a servidora pública municipal Renalva Pereira Santos, conhecida popularmente por Rena. A causa da morte, segundo informações de familiares, foi um infarto. Rena chegou a ser socorrida por uma equipe do SAMU 192, que ainda tentou reanimá-la, porém sem sucesso.
Renalva era irmã do ex-bancário e pecuarista Renan Pereira, figura muito conhecida no mundo político em Itapetinga.
O corpo está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição, na Avenida Cinquentenário, de onde sairá o cortejo fúnebre, por volta das 18hs, para sepultamento no cemitério Parque da Eternidade.
O Sudoeste Hoje manifesta os seus sentimentos, pela inestimável perda.
Davi Ferraz
ITAPETINGA: ALÉCIO ROMPEU MESMO COM ZÉ CARLOS, OU AINDA TEM CONVERSA?
Quem acompanhou os episódios que marcaram o retorno de Zé Carlos à prefeitura, no início deste mês, teve a nítida certeza de que houve um rompimento político entre o prefeito e o seu vice Alécio Chaves, dada a forma como se deu a posse do alcaide. Coisa feia, que virou até caso de polícia, com direito a retaliações, demissões e muitas acusações, de lado a lado.
Para o cidadão comum, que tem vergonha na cara e não está acostumado ao jogo de interesses que permeia o meio político, o rompimento entre Alécio e Zé Carlos é fato consumado, mas para quem é do ramo, o caso não está perdido e uma reconciliação entre Alécio, Zé Carlos e o PT, ainda tem jeito.
Sinceramente, não enxergo nenhuma forma de reconciliação entre os dois, já que Alécio só angariou popularidade depois que topou demitir certas figuras abjetas que ladeiam Zé Carlos, o que agradou em cheio a maioria da população, que não aguentava mais os esquemas desonestos desses maus elementos que enriquecem ilicitamente às custas do erário, mas que acabaram sendo reconduzidos aos mesmos cargos de antes, na volta de Zé Carlos. Assim, num eventual recuo, Alécio pode perder tudo o que conquistou e cair na vala comum dos políticos oportunistas, detestados pelo eleitor consciente.
Ciente do prejuízo com uma eventual saída de Alécio, o PT local tem se esforçado, no que pode, para evitar o racha, pedindo até a intervenção do deputado Rosemberg Pinto, que já teria oferecido certas ‘garantias’ para que o vice não debande de vez para a oposição.
Uma dessas garantias, segundo fonte petista, seria oferecer a cabeça do ‘profeta’ Romildo Teixeira numa bandeja, como demonstração de boa vontade. Coincidentemente, Zé Carlos acabou dando um ‘canto de carroceria’ público em Romildo, no camarim oficial, na noite de São João.
Será que Alécio irá se sensibilizar com tão nobre oferta?
Por Davi Ferraz