PRESIDENTE DA FIFA DECIDE RENUNCIAR
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, acaba de anunciar que irá renunciar ao cargo de presidente da Fifa. Em coletiva, ele anunciou que vai convocar novas eleições para substituí-lo, o que deve ocorrer entre dezembro deste ano e março de 2016. Além disso, Blatter, eleito pela quinta vez consecutiva, disse que é preciso criar uma limitação de mandatos. “Precisamos de limites para os número de mandatos. Eu lutei por essas mudanças, mas meus esforços tiveram opiniões contrárias”, explicou o suíço.
O chefe do comitê de auditoria da Fifa, Domenico Scala, estava com Blatter na coletiva e disse que a demora nas novas eleições se deve às regras da instituição. Ele explicou a necessidade de seguir os protocolos de tempo entre a criação das chapas e apresentação dos candidatos. “Mesmo com o prazo decidido pelo comitê executivo, as novas eleições devem ser entre dezembro e março”, disse Scala.
A decisão foi vista como inevitável após os escândalos envolvendo dirigentes da Fifa, inclusive do secretário-geral, e braço direito de Blatter, Jerôme Valcke, que tanto perambulou pelo Brasil durante a organização e realização da Copa do Mundo.