:: 6/ago/2015 . 20:35
ITAPETINGA: COOEDITA É A ESCOLA COM MELHOR DESEMPENHO NO ENEM/2014
Com a divulgação do Ranking das Escolas no ENEM 2014, pelo Ministério da Educação – MEC, direção, professores, alunos e funcionários da Cooedita, em Itapetinga, comemoraram com muita alegria o desempenho dos alunos, que levaram a tradicional escola a recuperar o 1º lugar entre todas as instituições de ensino município e o 3º lugar na região Centro Sul da Bahia.
De acordo com o ranking do MEC, a escola ficou acima da média da região, do Estado e da Federação, colocando-se entre o seleto clube formado por 5% das escolas do Brasil, com desempenho acima da média nacional.
Vale ressaltar também a importância da fidelidade dos alunos junto a instituição, por se tratar de fator importante na avaliação. No item ” Indicador de Permanência na Escola”, a Coeedita obteve o percentual acima de 80%, o que demonstra a confiança dos pais e alunos.
Com o resultado do último Enem, cerca de 25 alunos que cursaram o 3º ano em 2014, ingressaram em diversas nas universidades do país, através do SISU, sem necessidade de cursinho pré-vestibular. Todos os aprovados estudam hoje em cursos prestigiados, como Medicina, Direito, Engenharia, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, dentre outros.
A direção da Coeedita, alunos, professores e funcionários, estão de parabéns.
Por Davi Ferraz
CONTAS DA UESB SÃO REPROVADAS PELO TCE E GESTOR É MULTADO
Continue reading “CONTAS DA UESB SÃO REPROVADAS PELO TCE E GESTOR É MULTADO” »
GREVE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS CHEGA AO FIM, DEPOIS DE 85 DIAS
Depois de 85 dias, chega ao fim a greve dos professores universitários das instituições estaduais da Bahia. A paralisação da categoria chegou ao fim após o Movimento Docente assinar o termo de acordo com o governo na manhã desta quinta-feira (6).
Segundo a Associação do Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb), com a greve, a categoria conquistou o respeito aos direitos trabalhistas, a revogação da lei 7176/97 e o cumprimento integral do orçamento 2015 para as Universidades Estaduais da Bahia”.
Para a presidente da ADusb, Márcia Lemos, “o movimento paredista cumpriu dois importantes objetivos, demonstrou a força da greve como instrumento de luta da classe trabalhadora e revelou para a comunidade universitária os grupos reacionários que defendem a manutenção da autoritária 7176/97, criada a partir dos parâmetros da ditadura militar, o descompromisso da reitoria com a implantação do orçamento participativo e o projeto de desmonte das universidades estaduais, viabilizado pelo Governo do PT na Bahia”.
Com o fim da greve, o momento será de discussão do calendário acadêmico para retorno das aulas.
NOMES PARA 2016 – RENAN PEREIRA
Dentre os prováveis candidatos das oposições à prefeitura de Itapetinga, o que mais tem se movimentado para viabilizar a sua candidatura é o democrata Renan Pereira, ex-Secretário da Fazenda no governo de José Otávio Curvelo, entre 1997 e 2000. Nas eleições de 2008, Renan Pereira encabeçou a chapa majoritária do seu partido, ficando na terceira colocação. Agora pleiteia a candidatura a prefeito pelas oposições unidas, e já conta com um grande número de apoiadores, tanto no DEM, quanto no PMDB e outros partidos.
OS PRÓS
Renan Pereira tem a seu favor a determinação e a experiência administrativa, por ter realizado um bom trabalho durante a sua atuação como secretário municipal. É também um empresário atuante, com fortes ligações na área do esporte. Conhecido com “o trator’, Renan goza da fama de homem de pulso e realizador.
OS CONTRAS
A grande dificuldade de Renan Pereira no processo eleitoral que se aproxima, é viabilizar a sua candidatura, diante do grande número de pretendentes nas hostes oposicionistas, o que requer muita habilidade e menos açodamento. Isto, entretanto, não significa que tenha de abrir mão das articulações políticas, nem mudar o seu estilo. Se conseguir romper essa barreira e aglutinar em torno do seu nome os principais partidos da oposição, será um forte candidato.
Por Davi Ferraz
NA BAHIA, 1,4 MIL SERVIDORES ACUMULAM CARGOS PÚBLICOS DE FORMA ILEGAL
Uma ação correcional batizada de Operação Multivínculo, deflagrada pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) para apurar o acúmulo indevido de vínculos trabalhistas de servidores estaduais, identificou 1.447 funcionários acumulando ilegalmente cargos públicos (municipais, estaduais e federais). A investigação detectou servidores com três empregos públicos, quatro, cinco e até o caso atípico de um médico que possui nove cargos.
A operação constatou servidores do Poder Executivo da Bahia acumulando cargos públicos em municípios do estado, em Sergipe e em empregos públicos federais. Foi identificado o acúmulo de vínculos trabalhistas de profissionais como médicos, professores, enfermeiros, policiais militares e civis, servidores administrativos, dentre outros.
CONVOCAÇÃO
O Governo Estadual vai convocar os 1.447 servidores identificados com múltiplos cargos públicos para prestar esclarecimentos e apresentar documentos acerca de suas situações funcionais. Eles serão chamados de forma escalonada: o primeiro grupo na edição desta quinta-feira (6) do Diário Oficial do Estado (DOE), para se apresentar no Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC II, em Feira de Santana e no SAC de Alagoinhas.
A Saeb convocará também 924 servidores com múltiplos vínculos identificados em uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Bahia. Em conjunto, as duas ações resultarão no chamamento de 2.371 servidores com acúmulo de cargos.
A previsão é que os demais grupos sejam convocados até o final do mês de setembro, através de publicação no DOE, comunicados via e-mail e mala direta. Eles terão que se apresentar nos postos da Rede SAC de Barreiras, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista, a depender da cidade onde estão lotados.
Continue reading “NA BAHIA, 1,4 MIL SERVIDORES ACUMULAM CARGOS PÚBLICOS DE FORMA ILEGAL” »
ENVOLVIDO NA LAVA JATO, COLLOR CHAMA JANOT DE “FILHO DA PUTA”
O ex-presidente e senador Fernando Collor subiu à tribuna do senado nesta terça(5) para fazer a sua defesa à respeito das acusações do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, de que suas empresas teriam recebido 26 milhões de empresas ligadas a Operação Lava Jato.
Classificando as denúncias como midiáticas, Collor xingou Janot de “filho da puta” e acusou o procurador de estar usando estas acusações para se reeleger ao cargo de Procutador Geral. Janot foi o mais votado na eleição deste mesmo dia para compor a lista tríplice que vai nomear o novo ocupante do cargo.
Confira o vídeo da TV Senado (sussurro acontece aos 21 segundos):
- 1