:: 20/ago/2015 . 23:31
CUNHA E COLLOR SÃO DENUNCIADOS NO STF POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta quinta-feira, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL) por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás.
As denúncias, por corrupção e lavagem de dinheiro, são as primeiras envolvendo políticos com a prerrogativa de foro privilegiado. Elas são baseadas em depoimentos de delatores da Operação Lava-Jato e em provas colhidas pelo Ministério Público Federal em diversas fases da investigação, entre elas as buscas em imóveis de Collor, na chamada Operação Politeia, em julho.
O senador do PTB é suspeito de receber R$ 26 milhões em propinas, entre 2010 e 2014, desviados da estatal petrolífera. Esses recursos teriam sido usados para a compra de carros de luxo, apreendidos no mês passado pela Polícia Federal.
Cunha foi citado por um dos delatores da Lava-Jato, o empresário Júlio Camargo, como beneficiário de suborno de US$ 5 milhões. O valor teria sido pago para facilitar a assinatura de contratos de afretamento de navios-sonda entre a Samsung e a Diretoria Internacional da estatal, controlada pelo PMDB.
Se o STF aceitar a denúncia, o presidente da Câmara e o senador de Alagoas serão réus no escândalo de corrupção. Tanto Cunha quanto Collor negam a participação em desvios e se dizem vítimas de perseguição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
ITAPETINGA: ZÉ CARLOS DESCUMPRE ACORDO PARA IMPLANTAÇÃO DE CLÍNICA DE HEMODIÁLISE
Anunciada com toda pompa pelo prefeito Zé Carlos como uma “realização” do seu fraco governo, uma clínica particular de hemodiálise vem sendo construída bem em frente à casa do prefeito, no bairro Recanto da Colina, um dos mais abandonados da cidade.
Segundo a imprensa adestrada da prefeitura, a obra conta com todo o apoio do prefeito Zé Carlos, que teria movido montanhas para “trazer” mais essa obra de suma importância para a cidade, assumindo o compromisso formal de implantar a rede de esgotos que não existe no bairro, e pavimentar todo o acesso à clinica, cuja rua é de barro.
Acontece, entretanto, que a clínica já ficou praticamente pronta e até agora a prefeitura e o SAAE não moveram uma palha sequer para honrar o compromisso assumido publicamente, deixando os donos do empreendimento na rua da amargura. Há informações de que, tanto o SAAE, quanto o prefeito, estariam fugindo da responsabilidade assumida, sob o falso argumento de que a prefeitura está sem recursos.
Fontes ligadas ao blog informam, entretanto, que a instalação da nova clínica de hemodiálise vai de encontro aos interesses do atual secretário municipal de saúde e de um outro médico ligado à administração municipal, que pretendem instalar outra clínica de hemodiálise em Itapetinga, para monopolizar os recursos do SUS destinados ao município.
Talvez seja por esta razão que o prefeito e o SAAE vêm fugindo do compromisso e colocando ‘o dedo no suspiro’.
Por Davi Ferraz
- 1