Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 28/ago/2015 . 23:44

ITAJUÍPE: VICE-PREFEITO ASSUME E EXONERA FILHO E NORA DA PREFEITA

itajuipe

O vice-prefeito de Itajuípe, Jorjão (PTB), tomou posse nesta quinta-feira e a primeira medida adotada foi exonerar Humberto Badaró da secretaria de Administração e Finanças, e Cadja Soares da secretaria de Desenvolvimento Social.

Jorjão assumiu após a prefeita Gilka Badaró (PSB) solicitar uma licença de 14 dias para realizar um tratamento de saúde. O que chama atenção é que os exonerados são filho e nora da prefeita. Políticos do Sul

skala novo

VEREADORA NAARA DUARTE DIVULGA BOLETIM INFORMATIVO DO SEU MANDATO

Numa demonstração de total respeito ao seu eleitorado e à população de Itapetinga, a vereadora Naara Duarte (DEM) vem divulgando as suas atividades parlamentares através de Boletins Informativos. A vereadora exerce o seu segundo mandato eletivo e tem atuação destacada na bancada de oposição, na Câmara Municipal. Confira o Boletim Informativo da vereadora:

Página 1

Página 1

Página 2

Página 2

rezende-500x163

IBGE: BRASIL JÁ TEM MAIS DE 204 MILHÕES DE HABITANTES; BAHIA 15,2 MILHÕES; ITAPETINGA TEM 76 MIL

ESTIMATIVA POPULACIONAL DE ITAPETINGA PARA 2015 É DE 76.184 HABITANTES

ESTIMATIVA POPULACIONAL DE ITAPETINGA PARA 2015 É DE 76.184 HABITANTES

Por Davi Ferraz

A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas hoje (28) no Diário Oficial da União, o país tinha, em 1° de julho, 204.450.649 habitantes. No ano passado, a população estimada era 202.768.562.

Estados

O IBGE também divulgou as populações das 27 unidades da Federação e dos municípios brasileiros. O estado mais populoso do país, São Paulo, tem 44,4 milhões de pessoas. Mais cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,87 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,25 milhões) e Paraná (11,16 milhões).

Bahia

Salvador é a terceira maior capital do país, com 2.921.087 habitantes (atrás de São Paulo – 11.967.825 – e Rio de Janeiro – 6.476.631). Dentro da Bahia, as maiores cidades baianas continuam nas mesmas posições: Feira de Santana (617.528), Vitória da Conquista (343.320 mil), além de Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso e Eunápolis.

Itapetinga

Ocupando a 26ª colocação no estado da Bahia, Itapetinga conta hoje com uma população de 76.184 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2015.

CONFIRA LISTA COMPLETA DOS MUNICÍPIOS BAIANOS:

supermoda Continue reading “IBGE: BRASIL JÁ TEM MAIS DE 204 MILHÕES DE HABITANTES; BAHIA 15,2 MILHÕES; ITAPETINGA TEM 76 MIL” »

ILHÉUS É A ÚNICA DAS 15 MAIORES CIDADES DA BAHIA COM QUEDA DE POPULAÇÃO

ILHÉUS

Das quinze maiores cidades do interior baiano, Ilhéus, no Sul do estado, foi a única que teve baixa na população. Os dados tem como base uma estimativa da população brasileira, divulgada nesta sexta-feira (28), pelo IBGE. Em comparação com o número do ano passado, Ilhéus passou de 182.350 para 180.213, queda de 1,17%.

No G 15 do interior baiano, a cidade que registrou maior elevação foi Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, com quase 2% de crescimento populacional. As maiores cidades baianas continuam nas mesmas posições: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso e Eunápolis. BN

NOVO BANNER COOLEITE

NOMES PARA 2016 – HILDÉRICO NOGUEIRA “TIQUINHO”

TIQUINHO É TIDO COMO HOMEM DE CONFIANÇA DE ZÉ CARLOS E ASPIRA SUCEDÊ-LO EM 2016

TIQUINHO É TIDO COMO HOMEM DE CONFIANÇA DE ZÉ CARLOS E ASPIRA SUCEDÊ-LO EM 2016

Rumo ao seu último ano de mandato, o prefeito Zé Carlos vive o terrível dilema de não ter no seu grupo político um nome de peso para disputar a sua sucessão. Mal orientado, imaginou que poderia lançar a própria mulher para sucedê-lo, o que é vedado pela Constituição Federal, que não permite a perpetuação das oligarquias familiares. Assim, vai ter que se valer do que tem nas mãos, e o vexame é quase certo. Dentre as suas poucas opções, figura o nome do advogado Hildérico Nogueira (PDT), conhecido popularmente por “Tiquinho”, atual diretor do SAAE em Itapetinga. Tiquinho é itapetinguense e membro de uma família de políticos ‘pragmáticos’, como o seu tio avô Américo Nogueira e o seu próprio pai Hildebrando Nogueira, ex-vereadores, ambos falecidos.

OS PRÓS

Por nunca ter exercido mandato eletivo, o jovem advogado á uma verdadeira incógnita na política local, possuindo a seu favor apenas a juventude e o gosto pela política, herança de família. No meio político, é tido como hábil articulador, embora os seus métodos controversos sejam contestados por adversários e até correligionários, mas é jeitoso e útil ao ‘esquema’ montado pelo prefeito, que o tem em alta conta e a ele delega tarefas nada convencionais, pela sua enorme capacidade de ‘convencimento’.

OS CONTRAS

Pesa em seu desfavor, o fato de ter sido ‘lapidado’ politicamente pelo ex-vereador Romildo Teixeira, uma espécie de ‘sanguessuga’ da política local, a quem dá suporte jurídico e partidário para fazer o que bem quiser na prefeitura e na câmara de vereadores. Além de Romildo, orbitam em torno de Tiquinho uma verdadeira legião de políticos e cabos eleitorais aproveitadores e de reputação duvidosa, duramente criticados pela opinião pública local. Embora seja atuante no campo político, Hildérico Nogueira é apontado como uma espécie de lobista, frequentemente acionado para ‘resolver’ demandas judiciais na capital, embora nunca tenha advogado efetivamente. Sua candidatura enfrenta também forte rejeição nas bases do governo municipal, principalmente no PT, mas pode conquistar uma vaga na chapa majoritária, como candidato a vice. A cabeça de chapa é improvável.

Por Davi Ferraz

ÓTICA-ITAPUAN-BANNER1 

GOVERNO ESTUDA RECRIAR A CPMF E DIVIDIR COM ESTADOS

cpmff

Pressionado pela queda na arrecadação e pela necessidade de fechar o projeto de Orçamento de 2016 com superávit, o governo estuda a volta da CPMF. Ciente de que o tributo enfrenta grande resistência no Congresso, a equipe econômica estuda uma forma de torná-lo palatável e uma alternativa em discussão é a partilha com estados e municípios. Os técnicos avaliam que a volta da contribuição seria uma fonte importante de receitas num momento de dificuldades e ainda ajudaria no trabalho de controle e fiscalização da Receita Federal.

” A CPMF é um tributo muito eficiente, tanto do ponto de vista arrecadatório, quanto do ponto de vista de fiscalização”, destacou um técnico do governo.

As discussões em torno do projeto de lei orçamentária de 2016, que será encaminhado ao Congresso na próxima segunda-feira, acentuaram as divergências no governo. De um lado, o Ministério da Fazenda defende que a proposta venha com um corte significativo nas despesas, tanto as discricionárias quanto os gastos obrigatórios, embora estes dependam de lei para serem cortados.

ALTERNATIVA É SUBIR IMPOSTO

Caso isso não ocorra, a equipe do ministro Joaquim Levy avalia que será preciso fazer um forte aumento de impostos. Do outro lado, os demais ministros reclamam da falta de recursos em 2015 e temem que cortes mais profundos em 2016 aprofundem a crise na economia.

No próximo ano, a meta de superávit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública) é de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país), bem maior que a de 0,15% de 2015, que dificilmente será cumprida. Jornal O Globo

NOTA DE FALECIMENTO – MACÁRIO NOGUEIRA

macario 1

Faleceu em Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (27), Macário Nogueira Santos, antigo servidor municipal aposentado, que residiu em Itapetinga até a década de 1970. Macário era muito popular na cidade, tendo exercido em Itapetinga o cargo de Comissário de Menores, numa época em que ainda não existia o Conselho Tutelar.

Sempre sorridente, era figura agradável e de muitos amigos. Macário mudou-se para Vitória da Conquista, há muitos anos, onde veio a falecer. O sepultamento será nesta sexta-feira, no cemitério Jardim da Cidade, em Conquista.

O Sudoeste Hoje manifesta os seus sinceros sentimentos pela perda do amigo Macário.

Por Davi Ferraz

rezende-500x163

 

FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA REALIZA II SIMPÓSIO SOBRE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DE DOENÇAS TORÁCICAS

IBIT

Os principais avanços técnico-científicos e novos indicadores em saúde serão apresentados no II Simpósio sobre Diagnóstico por Imagem das Doenças Torácicas, promovido pela Fundação José Silveira (FJS) por meio do Instituto Brasileiro de Investigação da Tuberculose (IBIT) e do Centro de Pesquisas, na próxima sexta-feira esábado (28 e 29 de agosto).

Realizado sob a coordenação de Dr. João Carlos Coelho Filho, coordenador técnico-científico da FJS, o evento reunirá especialistas de renome da Bahia e do país para discutir desafios e oportunidades, além de construir parcerias para avançar nas pesquisas em tuberculose e em outras doenças pulmonares.

Estão confirmadas as presenças de Edson dos Santos Marchiori, Doutor em Radiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é professor associado, Pedro Augusto Nascimento Daltro, especialista em Radiologia Pediátrica pós-graduado no European Society of Pediatric Radiology e os professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), César de Araujo Neto e Jorge Pereira, entre outros palestrantes.


  • 3 de dezembro de 2024 | 12:32


  • 24 de novembro de 2024 | 08:00


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!