:: 16/set/2015 . 21:03
DEPUTADO ALELUIA PASSA BEM APÓS CIRURGIA CARDÍACA
O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) passa bem após a cirurgia de revascularização miocárdica à qual foi submetido nesta quarta-feira (16), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
O presidente do Democratas na Bahia está na Unidade de Terapia Intensiva, onde deve permanecer por até dois dias. Após esse período, Aleluia deve ficar internado por mais uma semana, sob observação médica, e voltar às atividades normais em 20 dias.
BAHIA: PROFESSORES COM ACÚMULO ILEGAL DE FUNÇÕES TERÃO QUE RESSARCIR 11 MILHÕES AO ESTADO
Em uma operação batizada como Dedicação Exclusiva, a corregedoria da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) detectou 164 professores que deveriam cumprir regime de dedicação exclusiva nas universidades estaduais, mas estão acumulando ilegalmente outras atividades remuneradas.
Apesar de receberem até três vezes o valor da remuneração de um professor comum, para dedicarem-se unicamente às universidades públicas, os educadores acumulam as atividades docentes com trabalhos remunerados em empresas privadas e em empregos públicos.
O Estado vai cobrar dos professores a devolução dos valores pagos a título da dedicação exclusiva. Os docentes terão que ressarcir o prejuízo aos cofres públicos um prejuízo estimado em R$ 11,5 milhões.
A legislação veda expressamente a acumulação de atividades remuneradas para professores com dedicação exclusiva, conforme disposto no artigo 20º da Lei 8.352/2002 (Estatuto do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia).
ENCRUZILHADA: MENINAS DE 11 ANOS SÃO “RIFADAS” EM BINGO SEXUAL
Uma denúncia do jornal britânico Daily Mail acusa o uso de meninas de apenas 11 anos em uma espécie de “rifa sexual” na cidade de Encruzilhada, na região de Vitória da Conquista. Segundo a reportagem, publicada nesta terça-feira (15), referente à uma apuração feita em 2014, meninas são oferecidas como prêmios em sorteio de rifas e bingos em que homens compram bilhetes por pouco mais de R$ 30.
O fato, segundo o Daily, é conhecido da maioria da população, inclusive da polícia. Um advogado local, Michael Farias, que investiga os casos, informou que homens de outras cidades vem até Encruzilhada para participar dos “sorteios”, que usam garotas de até 17 anos. As mais disputadas são jovens virgens.
A ONG Menina dança, que trabalha com meninas em situação de risco ao longo da BR-116, considerada como a ‘rodovia da exploração’ do Brasil, diz que apesar do escândalo ser conhecido, muitas pessoas não se surpreendem com os sorteios. “Em muitas dessas áreas pobres da zona rural brasileira, mais precisamente ao longo dessas rodovias onde a prostituição está enraizada na cultura, a exploração sexual de crianças se tornou uma norma e não uma exceção”, afirma o membro da organização ouvido pelo Daily Mail, Warlei Torezani.
- 1