:: 17/set/2015 . 23:59
EXTINTOR DE INCÊNDIO EM CARRO DEIXARÁ DE SER OBRIGATÓRIO, DECIDE O CONTRAN
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa.
A entidade justifica que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas.
O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). G1
VEREADOR ALFREDO DENUNCIA FALTA DE APOIO ÀS ASSOCIAÇÕES DE PEQUENOS PRODUTORES
Em seu pronunciamento na sessão desta quinta-feira, na Câmara Municipal de Itapetinga, o vereador Alfredo Cabral de Assis (PSD) criticou a falta de apoio do Poder Público Municipal à Associação de Pequenos Produtores de Itapetinga, que atua nas hortas comunitárias.
“O potencial de produção é grande, estão localizadas as margens do Rio Catolé e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura do município deveria disponibilizar um Agrônomo para uma assistência permanente, ver a questão da irrigação, melhorar todos os acessos, melhorar as condições da terra e contribuir no transporte dos produtos”, desabafou o vereador.
“Falamos muito na geração de emprego e renda, mas na prática não incentivamos para que isso ocorra. Importamos produtos de outros centros que poderiam ser produzidos em Itapetinga”, concluiu Alfredo Cabral.
O discurso do vereador foi bem recebido por um grupo de agricultores das hostas comunitárias, que compareceram à câmara para denunciar e pedir uma solução definitiva para o drama em que vivem. Por falta de irrigação e fertilizantes, a terra ficou improdutiva. Confira as fotos:
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: ANIMAIS FOGEM DA MATINHA APÓS VISITA DE ROSEMBERG, ZÉ CARLOS E DO SECRETÁRIO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE
No final da tarde desta quinta-feira, aconteceu uma fuga em massa de pequenos animais do Zoo-Matinha, em Itapetinga, que acabaram sendo recapturados, em parte, por populares, depois de muito trabalho e correria. Entre os animais recapturados, haviam duas preguiças, que usavam crachás da prefeitura.
O mais curioso é que, horas antes da fuga, a Matinha havia recebido a visita inesperada do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que foi ao parque acompanhado do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e do prefeito Zé Carlos, responsável pelo abandono e fechamento do único zoológico do interior.
A versão popular para a fuga dos animais é de que os pobres bichinhos ficaram apavorados com a presença de tão ‘ilustres’ autoridades e resolveram aproveitar o ensejo para escapulirem do cativeiro, com medo de terem o mesmo destino de seus antigos companheiros, que morreram de fome ou foram parar em alguma panela.
Pena que o leão não escapuliu na hora da visita…
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: MAIS UM PÉSSIMO EXEMPLO DA COMUTRAN
Além de ser um órgão desorganizado e extremamente ineficiente, a Coordenadoria Municipal de Trânsito – Comutran costuma pisar feio na bola, dando péssimos exemplos aos motoristas de Itapetinga.
Na tarde desta quinta-feira, uma viatura da autarquia municipal, que deveria estar sendo utilizada na fiscalização do trânsito, ficou cerca de 45 minutos (das 2:45 às 15:20h) estacionada e trancada em frente à agência ao Banco do Brasil, na faixa exclusiva para o carro forte, conforme sinalização do próprio órgão de trânsito.
É por esta e outras que a Comutran é totalmente desacreditada e desrespeitada pelos condutores de veículos, fato que transformou o trânsito da cidade numa verdadeira bagunça.
Merecia uma boa multa…
Por Davi Ferraz
PARTIDOS DE OPOSIÇÃO FORMAM BLOCO PARA CONCORRER ÀS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS
Partidos de oposição ao governo municipal em Itapetinga, se reuniram na noite desta quarta-feira (16), no escritório da CONTEL, para formalização de um bloco partidário visando as eleições municipais 2016.
Além do PSDC do empresário Queiroz, participaram também os presidentes do PTdoB, PP, PTC e PV, que propuseram a criação do bloco com objetivo de uma futura coligação, visando as eleições proporcionais para vereador 2016, o que possibilitará a eleição de um número maior de candidatos.
Segundo Queiroz, presidente do PSDC, a reunião foi muito proveitosa, onde foram discutidos vários assuntos em relação ao futuro de Itapetinga. Uma nova reunião deverá acontecer na próxima semana, provavelmente com a participação de mais três partidos, PSDB, PSB e PRB.
Na reunião desta quarta, foi sugerido a realização de um grande encontro envolvendo todas as siglas, o que deverá acontecer antes do dia 3 de outubro, prazo final para filiação e troca de partido, de acordo com a atual lei eleitoral. Ascom
FORTE TERREMOTO ATINGE O CHILE E DEIXA PELO MENOS 5 MORTOS
Um forte terremoto ocorreu nesta quarta-feira ao norte de Santiago, perto de Coquimbo, no Chile. Segundo o jornal ‘El Mercurio’, a magnitude preliminar do tremor é 8.3.
Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira. Houve pelo menos duas réplicas. As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto imagens de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas.
O tremor, que balançou prédios, deixou a população em pânico, informou o Centro Simológico Nacional da Universidade do Chile (CSN). O abalo foi sentido até mesmo em São Paulo, no Brasil. Às 21h50, as primeiras ondas começaram a atingir a costa do país e novos tremores foram sentidos.
ITAPETINGA: ALÉM DE MARCOS GABRIELLI, OUTROS PETISTAS TAMBÉM DEVEM APOIAR ALÉCIO CHAVES
A exemplo do vereador Marcos Gabrielli (PT), que compareceu a ato de filiação de Alécio Chaves ao PSD e manifestou o seu apoio ao ex-companheiro de partido, uma legião de petistas de Itapetinga, muitos do antigo grupo do deputado Rosemberg Pinto, também devem fechar com a candidatura do vice-prefeito, exceto o sindicalista Sidney Mendes, que ocupa uma secretaria no governo municipal.
Há, ainda, uma forte tendência do PT local não aceitar qualquer filiação proposta pelo grupo do prefeito Zé Carlos, o que dificultará a candidatura dos atuais postulantes, todos de partidos da base aliada, ou sem filiação partidária.
Com essa medida, os petistas tentarão forçar uma candidatura ‘sangue-puro’ para prefeito, o que também é defendido pela executiva estadual do partido, que, por princípio, não gosta de abrir mão da cabeça de chapa onde governa, nem para os mais fiéis aliados.
Na teoria, a estratégia é boa, mas ainda falta ao PT de Itapetinga um bom nome para cumprir essa empreitada. A não ser que tire, de última hora, uma ‘coelhinha’ da cartola, com o aval do deputado.
Por Davi Ferraz
- 1