:: 25/set/2015 . 23:53
PREFEITO DE ITABUNA DESISTE DE CONCORRER À REELEIÇÃO EM 2016
Amargando péssimos índices de popularidade, o prefeito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), acaba de anunciar, em coletiva, que não disputará a reeleição em 2016. Ele frustrou as expectativas, no entanto, daqueles que aguardavam uma manifestação automática de apoio à pré-candidatura a prefeito da cidade do deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB).
Dois motivos são atribuídos ao recuo de Vane em relação a Davidson: o primeiro é um possível apelo do governo do Estado, que já mostrou em algumas ocasiões não estar fechado com a candidatura do deputado federal. O segundo é uma tentativa de Vane de evitar o esfacelamento de sua base por causa da sucessão de 2016 com praticamente dois anos de antecedência.
Suplente que ascendeu à condição de deputado por força de uma manobra voluntária do governador Rui Costa (PT), Davidson vem recebendo sinalizações há algum tempo de desprestigio por parte do governo. A última delas foi a perda do comando da Ciretran na cidade, o que o levou a fazer um forte discurso contra a articulação política do governador, o deputado estadual Rosemberg Pinto e o PT, ampliando assim seu distanciamento do governo. Política Livre
MÉDICO DIZ QUE DECAPITOU CABEÇA DE FETO PARA SALVAR VIDA DE GESTANTE
O médico que realizou um parto que terminou com a decapitação da cabeça do feto morto, em Itapetinga, quebrou o silêncio. Em uma nota publicada na sua conta do Facebook, o obstetra Rubem Moreira apresenta sua versão para o fato e garante que agiu em defesa da vida da gestante. Confira a Nota, na íntegra:
Nota de Esclarecimento
Por respeito a dor que atinge a todos envolvidos, em especial à família da paciente, venho a publico prestar este esclarecimentos. Ate agora, vinha tratando o caso com a discrição que deve existir sobre toda atuação do profissional de saúde.
Sou pai de 3 filhos, nascido em Itapetinga e tenho quase 40 anos de profissão. Realizo partos durante todo este tempo e tenho amor à medicina.
Há alguns dias fui chamado ao hospital para atender uma gestante que tinha entrado em trabalho de parto dias antes do previsto. Mesmo tendo realizado junto com toda a equipe médica os procedimentos e esforços necessários, não pude evitar que a criança viesse a óbito. A partir daí, procurei a família para informá-los e alertá-los dos riscos que a gestante corria, bem como todas as medidas que poderiam ser requeridas.
Tenho consciência que para aqueles que desconhecem as razões e circunstância que indicaram um procedimento tão extremo sobressai o choque e a dor da família enlutada. Apesar de extremo, este procedimento é existente, é previsto na literatura médica e indicado quando é absolutamente necessário para salvar vidas da gestante.
Deus é testemunha que fizemos o possível para salvar a criança e que na impossibilidade disto, tentamos ao máximo reduzir os impactos desta perda para sua família. O que foi feito era um recurso indispensável e que nos permitiu salvar a gestante.
Por mais que nos esforcemos, nem sempre é permitido a nós profissionais de saúde evitar a dor e o sofrimento daqueles a quem nos prestamos a atender.
Deixo aqui meus sentimentos à família.
Dr. Rubem Moreira
GREVE DO INSS CHEGA AO FIM NA BAHIA E MAIS OITO ESTADOS
Os servidores do INSS da Bahia decidiram suspender a greve da categoria em assembleia nesta sexta-feira (25), realizada em Salvador. Os servidores aceitaram a proposta de aumento de 10,8% oferecida pelo governo. Uma parte do reajuste será paga em agosto do ano que vem e a outra em janeiro de 2017.
Com o fim da mobilização, a categoria na Bahia deve retomar as atividades na próxima terça-feira (29), após assinatura de acordo com o governo, que deve acontecer na segunda (28).
Além da Bahia, a situação já está definida em outros oito estados do país. A paralisação no Estado começou no dia 7 de julho, em adesão à greve nacional.
CONTA DE LUZ “PERDIDA” ENTREGA LADRÕES DE GADO EM CONQUISTA
Um homem foi preso e um adolescente apreendido em flagrante por furto de gado, na noite dessa quinta-feira (24). A dupla foi descoberta após policiais encontrarem uma conta de luz perdida em um dos pontos onde um bovino foi roubado, morto e desossado.
Ao chegar no imóvel, policiais militares da 78ª CIPM encontraram dezenas de quilos de carne já limpas, pronta para comercialização, e todo material utilizado para matar e desossar os animais clandestinamente.
De acordo com a polícia, a dupla entrava nos pastos ou currais durante a noite e, com espingarda e machado, matavam o gado. As vísceras eram retiradas no local e a carne colocada na caminhonete do suspeito. Na casa, ele desossava e embalava para entregar aos receptadores.
Aldo Anjos de Almeida e o adolescente estavam no imóvel e foram detidos. Os suspeitos confessaram pelo menos seis furtos de gado, entretanto, a polícia acredita que o número seja bem maior. Resenha Geral e Blitz Conquista
ITAPETINGA: PAGAMENTO ANTECIPADO AO PREFEITO REVOLTA NOMEADOS
Na prefeitura de Itapetinga, uma revolta dos nomeados para cargos de confiança do prefeito começa a ganhar corpo. O motivo da insatisfação são os constantes atrasos salariais e certas ‘prioridades’, como a antecipação dos subsídios do prefeito e de outros ‘abençoados’.
CHEQUE DO PREFEITO SAI HOJE
Segundo um servidor que não quis se identificar, por razões obvias, o pagamento desta mês de setembro não está garantido para os nomeados, mas o checão de quase R$ 20 mil no prefeito Zé Carlos, que agora recebe na boca do caixa, já estava sendo providenciado na manhã desta sexta-feira. É que o ‘home’ trabalhou muito este mês e precisa fazer a feira.
BATE E VOLTA
Outro privilegiado que tem preferência no pagamento, segundo fonte ligada à prefeitura, é uma empresa contábil sediada em Caculé, que recebe os seus gordos proventos rigorosamente em dia, faça chuva ou faça sol, no último dia útil do mês. Dizem que a prioridade visa alimentar um esquema conhecido no meio da pilantragem, como “bate e volta”. Alguém sabe explicar o que é isso?
Depois tem mais…
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: NA SECRETARIA DE SAÚDE ATÉ A LUZ FOI CORTADA
A Secretaria Municipal de Saúde é outra repartição pública que vem sendo muito mal administrada, na atual gestão municipal. Falta de tudo nos postos de saúde, desde simples material para procedimentos médicos, até medicamentos básicos. Falta também o mais importante: médicos para atender a população.
REFORMAS PARALISADAS E CALOTE
Para agravar mais a situação, uma empreiteira que foi contratada para reformar algumas unidades de saúde, abandou as obras, por falta de pagamento, deixando para trás um rastro de dívidas na praça. Saiu na surdina e deu calote até em pequenos fornecedores, que não sabem a quem recorrer. Até o aluguel do pequeno imóvel onde estava instalada, foi pro pau.
ENERGIA CORTADA NA SEDE DA SECRETARIA
Hoje pela manhã, o caos ficou completo, com o corte de energia na própria sede da secretaria, na rua Jequié, por atraso nas faturas junto às Coelba. Ficou um breu. Para não ficar em má situação junto ao servidores e a população, o secretário mandou espalhar que foi apenas um “curto circuito” na rede elétrica, mas o ‘defeito’, segundo a Coelba, está na conta. Meses de atraso.
SERVIDORES SEM RECEBER
Além dos contratados, que já estão prestes a receber um ‘pé-na-bunda’, por ordem do prefeito Zé Carlos, os nomeados da secretaria de saúde também estão reclamando dos constantes atrasos salariais. Tem gente com até 5 meses sem receber um tostão. A secretaria de saúde recebe, mensalmente, repasses na ordem de R$5 milhões, mas a grana evapora em contratos suspeitos e superfaturados, e outras coisinhas que ninguém ousa falar.
E o ‘vida boa’ do secretário sonhando em se candidatar a prefeito…
Por Davi Ferraz
- 1