:: 29/set/2015 . 23:12
ITABUNA: NESTLÉ ASSEGURA OPERAÇÕES DE LEITE SÓ ATÉ DEZEMBRO
O clima é de apreensão entre os funcionários da Nestlé em Itabuna. Desde o início do ano, mais de 40 demissões foram registradas na área de produção de leite em pó, após a desativação da linha Ideal, um dos produtos comercializados pela multinacional de alimentos.
Dirigentes do SindAlimentação se reuniram com dirigentes nacionais da Nestlé e deles obtiveram resposta nada alentadora. De acordo com Eduardo Sodré, da base do Sindalimentação em Itabuna, a garantia da Nestlé é de que as operações serão mantidas até dezembro deste ano.
Sodré e dirigentes do Federação Latino-Americana dos Trabalhadores da Nestlé (Felatran) se reuniram com o diretores da Nestlé nas áreas de Recursos Humanos (Luiz Fruet) e de Relações Trabalhistas Marcos Baccarin). Os dois diretores informaram que o programa de produção de leite está mantido até dezembro.
A Nestlé deverá definir, até a segunda quinzena de outubro, um dirigente para conversar com os trabalhadores da unidade em Itabuna. “O clima de terror (na empresa) vem aumentando a cada dia devido ao não esclarecimento por parte da Nestlé”, diz Sodré.
A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (Adasb) já havia alertado para os prejuízos com as mudanças nas operações da multinacional de alimentos no sul da Bahia. Além de reduzir o valor pago pelo litro do leite (de R$ 1,15 para R$ 0,85), a Nestlé também diminuiu para 100 quilômetros o raio de captação do produto in natura. Sodré, do Sindalimentação, diz que o risco é de mais 100 demissões na unidade de Itabuna. Pimenta Blog
REFORMA POLÍTICA: PRAZO PARA FILIAÇÃO É REDUZIDO PARA 6 MESES ANTES DAS ELEIÇÕES
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (29) a Lei da Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional, mas vetou sete itens, incluindo o trecho que permitia a doação de empresas a campanhas eleitorais. Os vetos foram publicados em edição extra do “Diário Oficial da União”.
Ao sancionar a do projeto de lei da reforma eleitoral, Dilma manteve o artigo aprovado no Congresso que determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda no mínimo seis meses antes da data da eleição.
Pela legislação atual, qualquer mudança no sistema eleitoral deve ocorrer no prazo de até um ano antes do pleito, ou seja, no caso das eleições de 2016, até a próxima sexta (2).
A redução do prazo desafoga os partidos políticos, que terão até o final de março de 2016, para definirem seus candidatos. Até lá, muita coisa pode mudar.
Confira os principais pontos da reforma no G1
ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES SERÁ NO PRÓXIMO DOMINGO
No próximo domingo (4), brasileiros irão às urnas eleger 30 mil novos conselheiros tutelares, responsáveis por proteger crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência. Esta será a primeira vez que os conselheiros serão escolhidos por meio do voto em uma eleição simultânea em todo o país. Eles terão mandato de quatro anos a partir de janeiro.
Instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), os conselhos tutelares começaram a ser instalados em 1990 e operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens.
Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode ajudar na escolha dos novos conselheiros. É preciso levar documento de identidade (com foto), título de eleitor e comprovante de residência. Para saber os locais de votação e conhecer a lista de candidatos, o cidadão precisa procurar o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade.
NOMEAÇÃO DE KÁTIA ESPINHEIRA PARA A CIRETRAN MELOU
Em virtude de supostos processos a que responde na justiça e outras pendências, o nome da ex-prefeita Kátia Espinheira foi vetado pela direção geral do Detran, para exercer o cargo de de Coordenadora da 19ª Ciretran em Itapetinga, por indicação do deputado Rosemberg Pinto, como havia sido aventado.
A informação é de pessoa ligada ao grupo da própria Kátia Espinheira, que não quis se identificar. Segundo fonte ligada ao PT, o ex vice-prefeito de Itororó, Jota Pinto, que é irmão de Rosemberg, poderá ser indicado para assumir o cargo regional em Itapetinga.
Com isto, a articulação para levar a ex-peemedebista para o grupo do prefeito, pode melar, dificultando a vida do polêmico deputado, que corre desesperadamente em busca de um nome de peso para formar a chapa petista em 2016.
Até para os oportunistas, manter o nome limpo é fundamental…
Por Davi Ferraz
PT DE ITAPETINGA FOI NEGLIGENCIADO POR ROSEMBERG E PERSEGUIDO POR ZÉ CARLOS
Apesar de ter vencido as duas últimas eleições municipais, o PT de Itapetinga está totalmente desarticulado e caminha, a passos largos, para a sua quase total extinção, devido à negligência do seu manda-chuva, o deputado estadual Rosemberg Pinto, que deixou os seus antigos companheiros na rua da amargura, para abraçar o projeto político fracassado do prefeito Zé Carlos, hoje em fase terminal.
O descaso de Rosemberg para com o PT de Itapetinga chegou ao patamar da irresponsabilidade e foi responsável pela terrível briga interna na legenda, causando racha que levou o vice-prefeito Alécio Chaves a migrar para o PSD, levando consigo quase toda a base do antigo PT local.
Os que continuaram na legenda, não escondem sua insatisfação com a cúpula do partido e tendem a apoiar a candidatura de Alécio, em detrimento de qualquer nome que venha a ser lançado pelo prefeito, que deve ser escolhido no ‘balaio de gatos’ comandado pela dupla Romildo Teixeira (PSL) e Tiquinho Nogueira (PDT), inimigos declarados do PT.
Com um único vereador nos seus quadros, Marcos Gabrielli, o PT de Itapetinga não fez novos filiados e corre o risco de ficar sem nenhum representante da câmara municipal, já que Marcão tem receio de ser rifado pela cúpula do seu próprio partido, por conta do rompimento com o prefeito Zé Carlos. Marcão tem plano B e deve desembarcar em outra legenda.
Se não acontecer um milagre até a o final desta semana, o que é improvável, o PT de Itapetinga voltará à estaca zero, servindo apenas de legenda de aluguel para promover políticos aproveitadores, como ocorreu em 2008, pelas mãos do próprio Rosemberg, que apostou todas as suas ficha em um antigo apadrinhado de ACM.
Conquistou muitos votos, é verdade, mas acabou com a cidade.
Por Davi Ferraz
PEGOU MAL! EX-SECRETÁRIO PETISTA NO ENCONTRO DO PMDB
Durante o encontro do PMDB, neste domingo, uma coisa inimaginável aconteceu: o ex-secretário do Meio Ambiente, Carlos Leôncio (PT), aquele que acabou com a Matinha e colocou a culpa nos bichos, circulou no meio dos ‘gabirabas’ e ‘bacalhaus’ e até posou para fotos abraçado com alguns peemedebistas de carteirinha. Só não assinou a ficha de filiação porque não foi convidado.
Quem conhece a figura, ficou sem entender nada, pois se existe alguém que o velho e coerente Michel Hagge não suporta é esse cara. Motivo? Que tal o fechamento da Matinha, o abandono do projeto de despoluição do Rio Catolé, o descaso com o aterro sanitário, o corte das árvores na Lagoa e a parceria promíscua com um certo promotor, que resultou numa perseguição implacável contra o líder peemedebista, através de ações judiciais sem pés nem cabeça?
Pelo que apuramos, entrou sem ser convidado e saiu sem ser chamado…
Por Davi Ferraz
- 1