:: 5/out/2015 . 17:36
FOGO NO PARQUE DA MATINHA EM ITAPETINGA
O Zoo-Matinha de Itapetinga, que está entregue ao abandono e à degradação, acaba de sofrer mais um golpe. No início da tarde de desta segunda-feira (5), um incêndio de grandes proporções se alastrou por todo o parque, destruindo grande parte da reserva de mata nativa, preservada há décadas.
Segundo os brigadistas de incêndio, o fogo teria começado nas margens do Rio Catolé e se alastrou por toda a Matinha. Um caminhão pipa da prefeitura também foi deslocado para o local, mas chegou tardiamente e pouco pode fazer.
Segundo o inoperante secretário municipal do Meio Ambiente, “Berraus”, o fogo não teria vitimado nenhum animal do parque, mas é difícil acreditar, diante da destruição causada pelo incêndio. Como justificativa, o ‘aspone’ afirmou que o incêndio teria sido “criminoso”, razão pela qual prometeu dar queixa na polícia.
O Parque da Matinha foi fechado pela prefeitura, há mais de 3 anos e está, criminosamente, entregue ao abandono e à degradação. Culpa de um prefeito irresponsável e de uma equipe medíocre.
Por Davi Ferraz
COM SALÁRIOS ATRASADOS, TERCEIRIZADOS DA UESB PARALISAM NOS TRÊS CAMPI
Servidores terceirizados da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) voltaram a cruzar os braços nesta segunda-feira (5). A paralisação veio por conta de atraso salariais.
De acordo com líderes do movimento, o ato acontece nos três campi da instituição: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.
Além do acúmulo de dois meses dos ordenados, os trabalhadores também estão sem receber férias, vales de transportes e alimentação. A UESB ainda não se manifestou sobre o assunto. Blog do Anderson
HERZEM E ALELUIA QUEREM QUE GOVERNO DEVOLVA DINHEIRO DA VISTORIA VEICULAR
Os deputados Herzem Gusmão (PMDB) e José Carlos Aleluia (DEM) decidiram ingressar com uma ação conjunta para que o governo baiano possa ressarcir todos os proprietários de veículos que pagaram pela vistoria veicular periódica para a realização do licenciamento anual.
Portaria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estabeleceu a suspensão da vistoria. “Há alguns meses denunciei na Assembleia este escândalo e pedi a suspensão da cobrança. A bancada de oposição encampou a minha luta e fomos até o Tribunal de Justiça pedindo para o governo cessar imediatamente esta imoralidade”, disse Herzem Gusmão.
De acordo com o deputado, que conversou na manhã desta segunda-feira (5) com sua assessoria jurídica, assim que o Supremo Tribunal Federal (STF) publicar o acórdão, considerando inconstitucional a portaria do Detran-BA, a ação pedindo o ressarcimento será encaminhada à Justiça.
A Advocacia Geral da União (AGU) e Procuradoria Geral da República (PGR) já deram pareceres favoráveis à inconstitucionalidade da medida. “O governador poderia ter mandado suspender a cobrança assim que fiz a denúncia na Assembleia, mas preferiu deixar os motoristas arcando com mais este absurdo. Quem pagou tem de receber, não tem outra alternativa”, finalizou Herzem Gusmão.
MORTE DE ENFERMEIRA CHOCA POPULAÇÃO DE ITORORÓ
Na noite deste domingo a enfermeira Fabiana Barreto morreu em um acidente automobilístico. Ela estava com seu esposo, Rodrigo Badoy, que ficou ferido, mas não corre risco de morte.
Fabiana retornava de uma Fazenda próximo a Rio do Meio quando seu esposo Rodrigo Brito perdeu o controle da moto que pilotava, passou direto na curva e acabou caindo numa pequena ribanceira do outro lado da pista.
Com o impacto os dois foram lançados para longe da motocicleta. Fabiana morreu na hora e Rodrigo foi encaminhado a Fundação José Silveira com dores no braço e na perna.
GOVERNO DO ESTADO SUSPENDE VISTORIA VEICULAR DO DETRAN
O governador Rui Costa determinou a suspensão imediata da obrigatoriedade de vistoria veicular periódica para licenciamento anual de automóveis, conforme estabelece a Portaria nº 2045/2012, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A revogação começa a valer a partir desta segunda-feira (5).
Segundo nota, Rui considerou os questionamentos feitos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de Veículos (ABCV) para tomar a decisão, e determinou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) elabore parecer sobre a matéria com o objetivo de fundamentar a medida do Governo do Estado.
A decisão, no entanto, aconteceu após a Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria Geral da República (PGR) emitirem pareceres favoráveis a declaração de inconstitucionalidade da norma, diante de questionamento do partido Democratas no Supremo Tribunal Federal. BN
- 1