:: 13/out/2015 . 17:52
MACARANI: ARMANDO PORTO E DR. MILLER SÃO DIPLOMADOS PELA JUSTIÇA ELEITORAL
Na tarde desta terça-feira (13), os candidatos vencedores da eleição suplementar de prefeito e vice-prefeito do município de Macarani, Armando Porto e Dr. Miller Ferraz, foram diplomados pela Justiça Eleitoral, em solenidade no salão do juri do Fórum Silvio Benício.
Armando Porto e Dr. Miller Ferraz foram eleitos no dia 4 deste mês, em substituição ao ex-prefeito Antônio Carlos Araújo e sua vice Elza Soares, que foram cassados pelo TSE. No novo pleito, Armando Porto obteve mais que o dobro da votação do seu concorrente, Olisandro Nogueira (PP), e segue para o seu terceiro mandato como prefeito do município. Já o vice-prefeito eleito, Dr. Miller Ferraz, é estreante na política local, mas goza de excelente reputação como médico e cidadão, no município e região.
A posse dos novos mandatários ocorrerá no próximo dia 19 de outubro, em sessão solene na câmara municipal de Macarani, mas a festa da vitória já está programada para o próximo final de semana, com a seguinte programação:
Sexta-feira (16) – Serginho de Goiás, Suenildo e Sandoval;
Sábado (17) – Fábio Lima, Netinho do Forró e Madeirada do Arrocha.
Por Davi Ferraz (Fotos Pauline Porto e Idalécio Lima)
ITAPETINGA: ESTIAGEM PROLONGADA PREOCUPA PRODUTORES RURAIS DA REGIÃO
A primavera já chegou, mas o Sudoeste baiano ainda sofre com os efeitos da estiagem típica do inverno. As poucas chuvas previstas para a estação que começa podem não ser suficientes para reduzir o déficit hídrico registrado na região e em todo o Estado.
Na micro região agro-pastoril de Itapetinga, a seca compromete a produção agropecuária, e até os rios mais importantes estão secando. O Rio Pardo, que abastece as cidades de Encruzilhada, Itambé e Potiraguá, teve a sua vasão reduzida para menos de um terço e já causa preocupação aos órgãos de governo. Na propriedades rurais, açudes estão secando e o gado já está sendo remanejado para outras regiões onde os efeitos a seca são menos graves.
DESABASTECIMENTO DE ÁGUA
Em alguns trechos, o maior rio da região está cortando e a captação de água para abastecer as cidades está cada vez mais difícil O caso mais grave é em Itambé, onde a Embasa busca, desesperadamente, uma solução para evitar o desabastecimento total da cidade. O Rio Pardo está secando.
QUEIMADAS POR TODA A REGIÃO
Para piorar, alastram-se por toda a região as queimadas, algumas acidentais e outras propositais, dada à antiga tradição de alguns pecuaristas, em queimar as pastagens, à espera das chamadas ‘chuvas das águas’, que costumam chegar entre outubro e novembro. Quando as chuvas atrasam, a situação se agrava ainda mais.
SEM PREVISÃO DE CHUVAS
De acordo com o Climatempo, não há previsão de chuvas para a região, nos próximos 15 dias, o que deverá agravar ainda mais a seca e as queimadas. Segundo os especialistas, o fenômeno ‘El Niño’ deve provocar muita chuva nas regiões Sul e Sudeste, e muita seca na região Nordeste.
Por Davi Ferraz
VEREADORA NAARA DUARTE COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS NA VILA ISABEL E HILDA GAMA
Como sempre faz, no dia a dia, a vereadora Naara Duarte (DEM) continua seu trabalho social. Nesta segunda, 12 de outubro, a vereadora esteve nas Vilas e no Hilda Gama, levando um pouco de alegria à meninada desses bairros, na data comemorativa ao ‘Dia da Criança’.
Com a colaboração de amigos, a ‘Caravana da Alegria’ levou um pouco de evangelização e alegria à criançada, com a distribuição de brinquedos e doces.
Naara e o grupo de amigos e colaboradores que a acompanhava, foram recebidos com muito carinho pelas crianças e moradores das Vilas. Ascom
VERGONHA! COM PREFEITURA INERTE, MORADORES DO PRIMAVERA FAZEM MUTIRÃO PARA LIMPAR RUAS
Durante o feriadão, alguns moradores do bairro primavera, em Itapetinga, resolveram fazer um mutirão para limpar as guias das ruas e desentupir as ‘bocas de lobo’, obrigação que a prefeitura deixou de cumprir há anos.
A preocupação dos moradores é a proximidade do período de chuvas, quando as suas casas costumam ser invadidas pelas enxurradas, ano após ano, devido à falta de limpeza da rede de esgotos pluviais.
Esse tipo de atitude dos moradores expõe a total incapacidade do poder público municipal diante de problemas simples e rotineiros, que poderiam ser sanados se houvesse um mínimo de planejamento e boa vontade por parte da prefeitura.
A atual administração municipal de Itapetinga é caótica, e só atua na base do improviso. Na maioria das vezes, nem atua, e os problemas são empurrados com a barriga. A população que se vire…
Por Davi Ferraz
- 1