:: 16/out/2015 . 21:14
MACARANI: POSSE DE ARMANDO PORTO E DR. MILLER RENOVA ESPERANÇA DA POPULAÇÃO
Por Davi Ferraz
Tomaram posse na manhã desta sexta-feira, o novo prefeito e vice de Macarani, Armando Porto e Dr. Miller Ferraz, eleitos no último dia 4 de outubro. A sessão solene de posse aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, sob a presidência do vereador Edmilson Lima.
No seu discurso de posse, o novo prefeito falou das suas prioridades, mas ressaltou que vai ter que administrar uma máquina administrativa cheia de problemas, em um mandato de apenas 1 ano e 4 meses, mas que dará o máximo de si para equilibrar as contas públicas, apesar da crise que atinge a maioria dos municípios brasileiros.
Em entrevista exclusiva ao Sudoeste Hoje, Armando revelou que um dos maiores desafios é equilibrar as contas do município, que gasta mais do que arrecada: “Conversei com o contador da prefeitura e fui informado que o índice de gastos com pessoal em 2015 já chega a 64%, mas vamos trabalhar para reduzir esse índice e colocá-lo dentro do que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal”, informou o novo prefeito.
Sobre as prioridades do seu governo, Armando ressaltou: “Durante a nossa campanha, detectamos que a maior carência da população está relacionada com a saúde, onde a dificuldade é muito grande. Vamos trabalhar, eu e o Dr. Miller, para dar à nossa população um atendimento mais digno nessa área, que terá prioridade na nossa administração”, finalizou Armando.
Logo após o ato de posse, Armando Porto e Dr. Miller Ferraz se dirigiram à prefeitura municipal, onde foi feita a transmissão do cargo, com a presença dos futuros secretários municipais, servidores, vereadores, correligionários e amigos.
A festa da posse acontecerá nesta sexta e sábado, com as seguintes atrações:
Sexta-feira (16) – Serginho de Goiás, Suenildo e Sandoval;
Sábado (17) – Fábio Lima, Netinho do Forró e Madeirada do Arrocha.
CONFIRA MAIS FOTOS DA POSSE: Continue reading “MACARANI: POSSE DE ARMANDO PORTO E DR. MILLER RENOVA ESPERANÇA DA POPULAÇÃO” »
SECA NO RIO PARDO: EMBASA DENUNCIA IRRIGAÇÕES ILEGAIS E INEMA INICIA FISCALIZAÇÃO
O problema da baixa vazão no Rio Pardo tem mobilizado órgãos responsáveis pela manutenção dos recursos hídricos no Estado. O Blog da Resenha Geral entrou em contato com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para saber o que tem motivado a inédita seca em um dos principais rios da região Sudoeste da Bahia.
Segundo a Embasa, a atuação ilegal de irrigação no trecho entre Cândido Sales e Encruzilhada, além da redução da vazão do rio Pardo, tem atrapalhado a captação de água para o pleno atendimento dos sistemas de abastecimento dos municípios de Itambé e Encruzilhada. “Para solucionar o problema, a empresa solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA) a abertura das comportas da barragem Machado Mineiro, em Minas Gerais, e acionou o Inema para a fiscalização das irrigações existentes, o que possibilitará a captação do volume de água necessário para normalizar o abastecimento nestas cidades”, informou a Embasa através de nota.
Já o Inema afirmou que seus técnicos iniciaram, desde a última terça (13) ação de fiscalização nos municípios de Encruzilhada, Cândido Sales e Itambé. O Instituto também garantiu que ainda é prematuro afirmar que a baixa vazão do Rio Pardo é de responsabilidade da atividade de irrigação. “Na terça da semana que vem (20/10/2015), teremos o reforço de equipe técnica de Salvador, inclusive com helicóptero para sobrevoo de toda a extensão do Rio Pardo desde sua entrada na Bahia até o município de Itambé. Após esta ação teremos como informar com mais exatidão quais fatores contribuíram para esta diminuição de vazão neste importante Rio”, destacou o Inema.
Devido o problema de baixa vazão no Rio Pardo, moradores dos municípios que dependem do rio estão sofrendo com o desabastecimento. O caso mais grave é o município de Itambé, onde o abastecimento está sendo complementado por meio de carros-pipa.
- 1