:: 27/out/2015 . 16:58
SEM ÁGUA, MORADORES DE ENCRUZILHADA DESTROEM SISTEMA IRREGULAR DE IRRIGAÇÃO
A falta d’água em alguns municípios da região Sudoeste da Bahia tem levado a população a decisões extremas. No último domingo (25), moradores do povoado da Tapera, no município de Encruzilhada, invadiram uma fazenda para destruir um sistema irregular de irrigação.
Segundo os moradores, a fazenda desviou parte do curso do Rio Ribeirão, um afluente do Rio Pardo, por uma extensa vala, que levava água até um sistema de captação. Os moradores denunciam que a fazenda chega a desviar 80 mil litros de água por hora para molhar cerca de um milhão de pés de café.
No vídeo, os moradores explicam que o objetivo bloquear a captação era devolver o rio ao seu curso natural. Eles também pedem providências das autoridades competentes e explica que toda a comunidade de Tapera depende desse rio. Resenha Geral
HERZEM GUSMÃO SE REÚNE COM SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE SALVADOR
Em visita ao secretário Guilherme Bellintani (Educação), o deputado Herzem Gusmão elogiou o Programa Agente da Educação, lançado recentemente pela Prefeitura de Salvador e que visa a aproximação entre as unidades de ensino e as famílias dos alunos. Parte do Programa Combinado da Secretaria de Educação, o Agente da Educação consiste no acompanhamento da vida escolar e do envolvimento de alunos, pais e comunidade nas atividades realizadas pela escola. Um dos objetivos é combater a evasão escolar e dificuldades de aprendizagem. Para isso, a Prefeitura vai até a casa dos estudantes que passem por esses problemas.
“Fiquei entusiasmado com as ideias do secretário e com os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo prefeito ACM Neto, que tem realizado uma gestão modernizadora em Salvador”, afirmou Herzem Gusmão. Durante a conversa, Guilherme Bellintani falou também da parceria entre o município e o Instituto Ayrton Senna. A parceria é para recuperar cerca de 100 mil alunos que estão com distorção em suas séries. No total, 82% dos estudantes já voltaram para as suas séries normais e a meta e zerar todas as distorções até 2017. “O investimento em educaçãoo é a melhor alternativa para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil”, disse Gusmão.
DEMOCRATAS E PMDB REALIZAM SEMINÁRIO POLÍTICO-ECONÔMICO
Na noite desta segunda-feira (26), foi realizado o I Seminário Político Econômico de Itapetinga, sob a coordenação do Democratas e PMDB, que contou também com a participação da Loja Maçônica, Sindicato Rural, CRII e Bloco Unidos por Itapetinga.
O seminário foi realizado no plenário da Câmara Municipal, e teve como palestrantes Adson Alan da Hora (Crise econômica local: causas e soluções), Robert Araújo (Investimentos sociais e empregos como estimuladores do desenvolvimento), Geraldo Trindade (Itapetinga como polo regional de Educação), Darwin Renan ( A cidade que temos hoje e a que queremos amanhã), Adriano Alcântara (Pecuária como base da economia regional), e Wesley Kelly Carvalho (Indústria de Itapetinga e região: histórico e perspectivas).
Os temas abordados despertaram o interesse da platéia presente, que lotou as dependências do auditório, numa demonstração de que existe um anseio por mudanças em Itapetinga, onde a crise administrativa e econômica é profunda.
Além dos palestrantes, lideranças políticas e representantes de diversas instituições também participaram do evento, com destaque para Michel Hagge, José Otávio Curvelo, Renan Pereira, Edilson Lima, Gildásio Queiroz, Oniel Brandão (CDL), Fabrício Moreira (OAB), Henrique Bruni, e os vereadores João de Deus, Fabiano Bahia, Tarugão Alfredo Cabral e Amaral Junior, dentre outros.
Confira as fotos do evento: Continue reading “DEMOCRATAS E PMDB REALIZAM SEMINÁRIO POLÍTICO-ECONÔMICO” »
BANCÁRIOS ACEITAM REAJUSTE DE 10% E ENCERRAM GREVE NA BAHIA
Os trabalhadores de bancos públicos e privados na Bahia decidiram, na noite desta segunda-feira (26), encerrar a greve da categoria e reabrir as agências nesta terça (27). No estado, apenas o Banco do Nordeste da Bahia (BNB) permanece com as atividades suspensas. A paralisação já durava 21 dias e afetou mais de mil unidades no território baiano.
O grupo aceitou a última proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que consistia no reajuste de 10% nos salários – e ganho real de 0,12% –, além de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), índice de 14% para os vales refeição e alimentação, e o abono de 72% para quem trabalha 8 horas, de um total de 112 horas. Com o acordo, os bancários devem compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.
O presidente do Sindicato dos Bancários na Bahia, Augusto Vasconcelos, confirmou nesta segunda que, graças a uma liminar obtida na Justiça, os clientes que não puderam quitar dívidas por causa da greve não serão penalizados com juros e multas. Ao todo, 24 estados e o Distrito Federal acataram a alternativa dada pela Fenaban. BN
- 1