ITAPETINGA: PARTE DOS GALOS DE BRIGA APREENDIDOS EM RINHAS PERTENCE AO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES
Na última segunda-feira (9), a Polícia Civil da Itapetinga deflagrou uma mega operação batizada de “Espora de Ouro”, com o objetivo de desarticular as chamadas “Rinhas de Galo”, a partir de denúncias de populares.
Ao todo, foram apreendidos em quatro rinhas existentes na cidade, cerca de 135 galos de raça utilizados em combate e apostas milionárias. O prejuízo para os donos das aves foi de mais de R$ 150 mil reais, além de responderem à processos na justiça por crime ambiental, pagar multas e gastar com advogados.
As notícias divulgadas pela imprensa local foram vagas, mas o Sudoeste Hoje obteve informações fidedignas de que um dos proprietários dos galos apreendidos na operação é o presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, o vereador Valdeir Chagas (PDT), que tentou abafar o caso e agiu nos bastidores para liberar um indivíduo preso pela polícia, disponibilizando advogados.
Valdeir Chagas é um conhecido ciador e comerciante de galos de briga em seu sítio, no loteamento Bem Querer, e se gaba de ter dado um galo de presente para um ex-marqueteiro do presidente Lula, que chegou a ser preso pela polícia, em uma rinha no Rio de Janeiro, durante uma briga de galos.
Segundo pessoas ‘entendidas’ no ramo de briga de galos, o prejuízo do vereador Valdeir Chagas com a apreensão dos seus mais de 30 galos de raça pode ultrapassar a casa dos R$50 mil reais. Um verdadeiro golpe muito forte para um ‘pobre’ cidadão que ganha a vida ‘honestamente’.
Pela seriedade e imparcialidade do delegado Dr. Roberto Junior, é certo que o notório contraventor será também indiciado e responderá ao devido processo judicial.