:: 26/nov/2015 . 20:54
ITAPETINGA: MST INVADE ÁREA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO ABANDONADA POR ZÉ CARLOS
Uma área de terras pertencente ao município de Itapetinga, onde foi iniciada a construção das estações de tratamento de esgotos, próximo à ponte de Zé Dias, foi invadida, na madrugada desta quinta-feira, por um grupo de pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST.
A estação de tratamento, iniciada no governo do ex-prefeito Michel Hagge (PMDB), foi totalmente abandonada pelo atual prefeito Zé Carlos (PT), e as obras já realizadas se deterioraram em razão da falta de conservação e continuidade, o que causou um prejuízo milionário aos cofres do município, sem falar do prejuízo maior causado ao meio ambiente.
O projeto original, que contou com o financiamento da Caixa, no montante de R$ 6 milhões, visava despoluir o Rio Catolé, canalizando todos os esgotos da cidade para as lagoas de decantação, para lançar ao rio apenas a água tratada e eliminar os resíduos sólidos.
Com o irresponsável abandono, a obra se inviabilizou e a área agora está ocupada pelo MST, que não vai dar trégua para a sua desocupação, até porque a prefeitura não demonstra qualquer interesse em requerer a reintegração de posse na justiça.
Vai acabar virando reduto eleitoral de algum vereador oportunista.
Por Davi Ferraz
CONFIRMADO PRIMEIRO CASO DE MICROCEFALIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA
A Secretaria de Saúde Vitória da Conquista confirmou um caso de microcefalia (malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada), em um recém-nascido do município. O caso, que foi registrado, antes do dia 25 de novembro, está sendo investigado pelo órgão. Até agora, de acordo com a Secretaria, não foi identificada correlação com o Zika Vírus.
Segundo o Ministério da Saúde, os casos de contaminação por Zika Vírus registrados no primeiro semestre são a “principal hipótese” para explicar o aumento da ocorrência de microcefalia no Nordeste. A relação entre o Zika Vírus e a microcefalia ganhou força após gestantes que apresentaram sintomas da infecção durante a gravidez terem bebês com microcefalia confirmada. Exames laboratoriais encontraram o vírus no líquido amniótico, que envolve o bebê na gestação.
O Zika Vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da Chinkungunya. Assim, neste momento de alerta, a Prefeitura orienta a população, sobretudo as gestantes, para eliminarem o mosquito da dengue e também realizarem suas consultas de pré-natal, fazendo todos os exames recomendados pelos médicos. Caso apareça algum sintoma da doença, como febre alta, manchas avermelhadas e coceiras, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Resenha Geral
ITAMBÉ: TETO DE ESCOLA DESABA E DEIXA 13 ALUNOS E PROFESSORA FERIDOS
O teto de uma escola do município de Itambé desabou durante o horário de aula. O acidente ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (26), na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, e deixou 13 alunos e a professora feridos. A escola fica localizada na zona urbana do município.
Segundo informações, crianças foram retiradas da sala com suas roupas sujas de sangue e mães chegaram a desmaiar com o susto. No entanto, o secretário de Saúde do município informou que aparentemente não há sinais de traumas em nenhuma das crianças socorridas. Todos foram socorridos e levados ao Hospital São Sebastião, em Itambé. Itambé Verdade
SENADOR QUESTIONA ATRASO NA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA MEGA-SENA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – “Brasília anda com uma sorte danada”, afirma em tom de desconfiança o senador tucano Alvaro Dias (PR). A reação do político se deve a um único motivo – ou melhor, um único ganhador.
Uma aposta no Distrito Federal, em bairro nobre da cidade, acertou as seis dezenas do concurso 1.765 da Mega-Sena, nesta quarta-feira (25), e levou pouco mais de R$ 205,3 milhões. O resultado, entretanto, não entrou de imediato no site da Caixa Econômica Federal, que manteve o aviso de prêmio acumulado.
“Não estou suspeitando de nada precipitadamente. Estou só pedindo explicações, até para que esse sorteio não fique sob suspeição”, disse o político. Assim como agora, o senador já questionou o banco no passado a respeito de outros resultados.
Ele é autor de projeto de lei, de 2007, que aumenta o rigor no pagamento dos prêmios – como exigência de o ganhador comprovar a origem dos recursos usados nas apostas. “Tem que ter mais transparência, sobretudo porque é um assunto bem popular. Mexe com o sonho de muita gente”, argumenta o tucano.
Por meio de nota, a Caixa reconheceu que “exclusivamente na tela inicial das Loterias do site”, houve um “atraso na atualização dos dados, o que manteve a palavra “acumulou” referente ao sorteio anterior.” “No entanto, desde o primeiro momento, as informações sobre o referido concurso foram atualizadas normalmente na página específica da modalidade Mega-Sena e no aplicativo da CAIXA para celular”, diz o texto.
- 1