:: 24/dez/2015 . 18:30
COMÉRCIO DE ITAPETINGA ANIMA UM POUCO ÀS VÉSPERAS DO NATAL
Depois de amargar um ano difícil, com a redução drástica nas vendas, o comércio de Itapetinga animou um pouco às vésperas do Natal, como acontece todos os anos. O movimento pode ser notado por quem transitou pelo centro comercial da cidade, nesta última semana.
O motivo da alta nas vendas natalinas foi a entrada da segunda parcela do décimo terceiro salário, que foi pago a a partir do dia 20 de dezembro, apesar de alguns empregadores, como a prefeitura de Itapetinga, não terem cumprido integralmente as suas obrigações salariais com seus empregados.
Servidores contratados e nomeados do município contabilizam meses e meses de salários atrasados, e vão passar o natal a pão e água, fato que reflete fortemente nas vendas do comércio local.
Segundo alguns comerciantes, entretanto, não há motivos para o setor se animar com o movimento do período natalino, já que a crise ainda pode se agravar durante o ano de 2016, prejudicando a atividade comercial. O momento é de incertezas, segundo o empresariado local.
Por Davi Ferraz
VEJA COMO VOTOU CADA DEPUTADO ESTADUAL NA PEC DOS SERVIDORES
Os deputados estaduais aprovaram, na tarde desta quarta-feira (23), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), do executivo baiano, que altera o Estatuto do Servidor. O projeto foi aprovado com 39 votos a favor, 16 contra, e nenhuma abstenção.
Os parlamentares Jânio Natal (PRP) e Pablo Barrozo (DEM) estavam ausentes. Leur Lomanto Júnior (PMDB), Luciano Ribeiro (DEM), Robinho (PP) e Vando (PSC) não tiveram os votos registrados. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Marcelo Nilo (sem partido), não vota.
Votaram a favor: Aderbal Caldas, Adolfo Menezes, Alan Castro, Alex da Piatã, Alex Lima, Ângela Sousa, Ângelo Coronel, Antônio Henrique Júnior, Bira Corôa, Bobô, Carlos Ubaldino, Eduardo Sales, Euclides Fernandes, Fabiola Mansur, Fabrício Falcão, Fátima Nunes, Gika, Ivana Bastos, Joseildo Ramos, Jurandy Oliveira, Luiz Augusto, Luiza Maia, Manassés, Marcelino Galo, Maria del Carmen, Marquinho Viana, Nelson Leal, Neusa Cadore, Sargento Isidório, Paulo Câmarea, Paulo Rangel, Reinaldo Braga, Robério Oliveira, Roberto Carlos, Rogério Andrade, Rosemberg Pinto, Zé Neto, Zé Raimundo e Zó.
Votaram contra: Adolfo Viana, Alan Sanches, Augusto Castro, Carlos Geilson, Fábio Souto, Herzém Gusmão, Hildécio Meireles, José de Arimatéia, Luciano Simões, Marcell Moraes, Pedro Tavares, Sandro Régis, Sidelvan Nóbrega, Soldado Prisco, Targino Machado e Tom Araújo.
PREFEITURA DE ITORORÓ CONCLUI ACESSO À BANDEIRA DO COLÔNIA, MAS A PARTE DE ITAPETINGA FOI ABANDONADA POR ZÉ CARLOS
Com o maior estardalhaço, o prefeito de Itapetinga anunciou o calçamento de uma rua que liga o distrito de Bandeira do Colônia à vizinha cidade de Itororó, com direito a visita oficial às obras, acompanhado de seus ‘aspones’ e até de um deputado estadual Itororoense.
Como a ligação é do interesse dos dois municípios, o prefeito de Itororó, Marco Brito, decidiu também fazer a parte dele, calçando a rua que dá acesso à ponte do Rio Colônia, uma antiga aspiração dos moradores dos dois municípios.
Acontece, que a parte de Itororó já ficou pronta, enquanto que as obras prometidas por Zé Carlos ao povo de Bandeira começaram e não foram concluídas, como sempre. Informações que chegaram ao Sudoeste Hoje dão conta de que a empreiteira abandonou a obra, por razão mais do que justa: a falta de pagamento por parte da prefeitura de Itapetinga.
Assim, o prefeito de Itapetinga consolida a marca oficial da sua administração: “Começar e nunca terminar”. Como diz um velho ditado, “parece coisa feita…”
Por Davi Ferraz
- 1