:: 4/jan/2016 . 20:19
BAHIA PODE EXPORTAR BOI EM PÉ PARA O ORIENTE MÉDIO, DIZ SEAGRI
Para que essa possibilidade se torne realidade, o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia, (Faeb), se mobilizam para organizar a estrutura recomendada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), através de instrução normativa. O volume de exportação poderá chegar a 200 mil bois/ano.
Para o secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, a exportação do boi em pé será uma vitrine para demonstrar a qualidade do rebanho baiano, livre da aftosa há quase 15 anos, abrindo mercados para exportação da carne in natura. “Além disso, será mais um incentivo para o melhoramento genético e ampliação do nosso rebanho bovino”, avalia.
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri (SDA), já foram realizadas reuniões com a Faeb, associação de criadores, com técnicos do Mapa/Superintendência Federal de Agricultura da Bahia, e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab/Seagri), para debater o assunto. Na primeira quinzena de janeiro, a SDA/Seagri vai organizar um seminário envolvendo todos os elos da cadeia da carne, para traçar a estratégia de exportação do boi em pé.
Ascom/ Seagri
GOVERNO DIVULGA LISTA OFICIAL DE FERIADOS NACIONAIS
O governo federal publicou nesta segunda-feira (4) no “Diário Oficial da União” a lista dos feriados federais para o ano de 2016. Além do 1º de janeiro, são mais 13 datas, entre feriados e pontos facultativos. Confira a lista:
– 8 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo)
– 9 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo)
– 10 de fevereiro: quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
– 25 de março (sexta): Paixão de Cristo (feriado nacional)
– 21 de abril (quinta): Tiradentes (feriado nacional)
– 1º de maio (domingo): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
– 26 de maio (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)
– 7 de setembro (quarta): Independência do Brasil (feriado nacional)
– 12 de outubro (quarta): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
– 28 de outubro (sexta): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
– 2 de novembro (quarta): Finados (feriado nacional)
– 15 de novembro (terça): Proclamação da República (feriado nacional)
– 25 de dezembro (domingo): Natal (feriado nacional)
FERIADOS MUNICIPAIS
– 19 de março (sábado): São José (padroeiro de Itapetinga)
– 12 de dezembro (segunda): aniversário de Itapetinga
FERIADO ESTADUAL
– 2 de julho (sábado): Independência da Bahia
CONQUISTENSES FICAM FERIDOS EM ACIDENTE PRÓXIMO A POTIRAGUÁ
Um grave acidente BA 680, próximo ao município e Potiraguá, deixou cinco pessoas feridas, entre elas, duas crianças. Quatro ocupantes do carro são de Vitória da Conquista. O acidente ocorreu por volta das 15 horas deste domingo (3). O veículo retornava de viagem do litoral, durante o feriadão de réveillon.
Segundo o site Sudoeste 24 horas, o condutor do veículo, que é morador de Itapetinga, perdeu o controle da pick-up GM S10, saiu da pista e capotou várias vezes.
Uma criança de aproximadamente 8 anos de idade foi levada para a UPA de Itapetinga e transferida, em seguida, para uma unidade hospitalar de Conquista. Já outra garota foi levada para o Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga, com suspeita de fratura em uma das pernas. Um casal ainda não identificado não sofreu escoriações graves e optou em permanecer no local do acidente.
CANDIDATO DE ZÉ CARLOS É O SECRETÁRIO DE SAÚDE EMMANOEL SOUZA
Apesar do PT de Itapetinga ter oficializado a pré-candidatura da secretária da educação Sibele Neri, para disputar a sucessão municipal em outubro, causando irritação e desconforto no grupo do prefeito, o nome da preferência de Zé Carlos e da primeira dama Cida Moura é mesmo o do médico Emmanoel Souza (Guigui), secretário de saúde do município.
Guigui, que entrou na vida pública itapetinguense com o pé esquerdo, virando alvo de sérias denúncias através da imprensa, tem a seu favor a simpatia da família Moura, pelo seu decisivo empenho no caso da doença que quase tirou a vida do prefeito, no ano passado, quando viabilizou o internamento de Zé Carlos no Hospital Aliança e ainda providenciou o pagamento da fatura, no caríssimo hospital particular de Salvador.
Apesar de ter salvo a vida do chefe, é um ilustre desconhecido na política local e está realizando uma gestão pífia frente à Secretaria Municipal de Saúde, onde falta de tudo, desde remédios para a Farmácia Básica, até o necessário larvicida para combater o mosquito da dengue, chikungunya e zica vírus no município, com registro oficial de uma morte por microcefalia, sem falar dos casos não divulgados.
Assim como o outro preferido de Zé Carlos, o mal falado Tiquinho do SAAE, Guigui não pontua em nenhuma pesquisa até aqui realizada e não resta dúvida que tem o perfil perfeito para ser massacrado nas urnas, caso entre na disputa.
É só esperar pra ver…
Por Davi Ferraz
- 1