BARRA DO CHOÇA: MANIFESTANTES AMEAÇAM PARAR ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONQUISTA
A disputa pela água na Região Sudoeste está ficando séria, com moradores de alguns municípios entrando em conflito com as cidades vizinhas. Um caso que pode se agravar diz respeito a Vitória da Conquista e cidades próximas, pelo fato da capital do Sudoeste estar sugando toda a água das cidades vizinhas, deixando os outros municípios na penúria.
Em Barra Nova, distrito de Barra do Choça, cerca de trezentos moradores interditaram a rodovia BA- 265, no início da noite deste sábado (9), prometendo interromper o fornecimento de água para Vitória da Conquista, numa decisão de última instância, caso não haja um acordo entre a Embasa e o moradores do distrito.
Segundo informações dos moradores de Barra Nova, as interdições foram feitas em protesto contra a falta d’água na localidade, principalmente com relação aos bairros Chico Almeida e Edgar Brito. Os moradores queixam-se de que os referidos bairros estão há mais de quarenta e cinco dias sem água nas torneiras. Indignada, e com uma panela na mão, a dona de casa Elisângela Santos, de 39 anos, criticou a Embasa: “Estamos em sem água, no portanto, quando a conta chega para pagar, tem que pagar, se ficar três ou quatro dias sem pagar, chega o aviso de corte”, disse a moradora indignada.
O último sábado foi um dia de intensa movimentação na localidade. Primeiro os moradores realizaram uma passeata no centro de Barra Nova, em seguida deslocaram-se até a Central de Distribuição da Embasa, para impedir o seu funcionamento, e por último, obstruíram da rodovia que liga Barra do
Choça à Barra Nova. Por último, ameaçam ir à barragem de Água Fria II, para desligar o maquinário e impedir o fornecimento de água para o município de Vitória da Conquista.
Além de atear fogo em pneus, galhos de árvores e madeira de uma árvore de eucalipto que foi derrubada foram colocados na pista, para interromper o trânsito de veículos. A manifestação continuou durante todo o dia deste domingo (10). Blog do Jorge Amorim