gado

Apesar da chuvas espaças que caíram em algumas localidades da micro-região de Itapetinga, nos últimos dias, a seca continua castigando a zona rural e dificultando o abastecimento de água nas cidades. Rios e córregos antes caudalosos, estão secando e comprometendo o abastecimento de água em municípios de toda a região, como Itarantim, Maiquinique, Itambé, Itororó, Ibicuí e Firmino Alves, dentre outras.

Em Itapetinga, a vasão do Rio Catolé está muito baixa, comprometendo a captação do SAAE, que já avisou da possibilidade de faltar água na cidade, se não chover na região, neste mês de janeiro. A captação de água na nascente do Catolé em Barra do Choça, pela Embasa, para abastecer Vitória da Conquista, é preocupante e pode se agravar, na medida que a demanda aumente na ‘capital do sudoeste’.

Açudes secaram por toda a região e grande parte do gado já foi transferida para a Região Oeste, onde existem fazendas de confinamento. O gado que não pode ser transferido para outras regiões, corre o risco de morrer, fato que já vem ocorrendo em muitos municípios.

Na manhã desta segunda-feira (11), o Sudoeste Hoje flagrou em uma fazenda do município de Potiraguá, algumas carcaças de vacas mortas, próximo à rodovia Potiraguá – Coréia.

Por Davi Ferraz 

NATAL SUPERMODA

Compartilhe em suas redes sociais!