:: 24/jan/2016 . 18:26
APAGÃO: DEPOIS DE 42 HORAS, ENERGIA É RESTABELECIDA EM ITAPETINGA E REGIÃO
Por volta das 17h30, a população de Itapetinga e cidades da região comemorou a volta do fornecimento de energia elétrica, depois de uma espera agonizante e dos transtornos causados pelo apagão.
Foram cerca de 42 horas de espera e sofrimento, já que a falta de energia trouxe uma série de problemas em cadeia, como a falta de água, combustíveis e internet, sem falar da falta de alimentos e outros gêneros de primeira necessidade, como velas para iluminar as residências, durante as duas intermináveis noites de escuridão.
Foi intenso o trabalho da Coelba para recuperar a torre que caiu nas imediações de Rio do Meio e Ponto de Astério, mas há denúncias de que houve negligência por parte da empresa, já que o local vinha sofrendo com a erosão, há muito tempo, e a Coelba não teria tomado as medidas necessárias para evitar a queda da torre.
Os prejuízos com a perda de alimentos congelados e até medicamentos e vacinas, é incalculável, sem falar nos problemas que sempre são causados aos aparelhos e equipamentos elétricos, quando ocorrem esses apagões.
Resta saber quem vai pagar os prejuízos, já que a conta de luz não pode atrasar.
Por Davi Ferraz
FALTA DE ENERGIA EM ITAPETINGA E REGIÃO REPERCUTE EM TODO O ESTADO
Em matéria postada na manhã deste domingo, o prestigiado site BAHIA NOTÍCIAS, de Salvador, repercutiu a matéria do Sudoeste Hoje, sobre o corte do fornecimento de energia em Itapetinga e cidades da região. Confira o texto do BN:
“Ao menos 13 municípios ficaram sem energia elétrica neste sábado por conta do desabamento de uma torre de transmissão no município de Firmino Alves, sudoeste baiano, após forte chuva. De acordo com informações do site Sudoeste Hoje, a torre se localizava próximo ao Ponto do Astério e caiu por volta da 0h de sábado. Além de Firmino Alves, foram afetadas as cidades de Itapetinga, Caatiba, Itambé, Encruzilhada, Cândido Sales, Itarantim, Ribeirão do Largo, Macarani, Itarantim, Maiquinique e Potiraguá, além de distritos de Boa Vista do Tapera. Segundo informações do Sudoeste Hoje, a Coelba afirmou que o problema ocorreu por conta da erosão gerada pela chuva na base da torre. Até às 19h30, o fornecimento ainda não havia sido retomado. De acordo com informações do jornal A Tarde, o abastecimento já foi restabelecido em Itarantim, Maiquinique e Potiraguá, ainda na noite deste sábado.“
Postando matérias com agilidade e textos de qualidade, o Sudoeste Hoje se firma, a cada dia, como blog líder em toda a região.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA ESTÁ UM CAOS: SEM ENERGIA, SEM ÁGUA, SEM COMBUSTÍVEL E SEM PREFEITO
Com a queda de uma torre transmissão de energia nas imediações de Rio do Meio, distrito de Itororó, Itapetinga e diversas cidades da região estão sem energia elétrica há mais de 34 horas, o que vem causando inúmeros transtornos à população.
Um dos problemas mais graves causados pela falta de energia, está sendo a interrupção do fornecimento de água, já que o SAAE de Itapetinga não dispõe de geradores próprios, para mover as bombas que distribuem água para a cidade. Nem a locação de geradores foi providenciada pela direção do SAAE, apesar dos reclamos da população.
Outro problema grave, está sendo a falta de combustíveis, vez que os postos de gasolina também não dispõem de geradores. Em um único posto de gasolina, onde um gerador foi instalado às pressas, a fila para abastecimento de motos e automóveis é quilométrica. Muitos motoristas estão indo abastecer seus carros em Itororó e no Distrito de Bandeira do Colônia, que ficam a 28 km de Itapetinga, onde a energia já retornou.
Mesmo diante do caos instalado no município, o prefeito Zé Carlos (PT) desapareceu da cidade, desde a noite sexta-feira, quando a energia foi cortada. Há informações de que possa estar descansando em Vitória da Conquista, onde tem residido nos últimos dois anos. A população está entregue a Deus e aos incompetentes assessores do prefeito, que nada resolvem.
A Coelba não tem previsão de quando o problema será sanado, uma vez que a torre caiu em uma serra de difícil acesso. Se o fornecimento de energia não retornar neste domingo, bancos e comércio não abrirão nesta segunda-feira, o que deixará a cidade em situação de calamidade.
Há informações de que o problema não será resolvido antes da próxima quarta-feira.
Por Davi Ferraz
- 1