:: 16/fev/2016 . 22:23
PROJETO DE ANTÔNIO BRITO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO A PESSOA COM TUBERCULOSE E HANSENÍASE
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados vai analisar projeto (PL 6991/13) do deputado Antonio Brito (PTB-BA) que cria um benefício mensal de meio salário mínimo (R$ 440, atualmente) para as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal que tenham pessoas em tratamento de tuberculose ou hanseníase.
“A continuidade do tratamento é o meio eficaz para a cura completa do paciente, e o benefício permite que o afastamento do trabalho não comprometa muito o orçamento familiar”, explica Brito.
O projeto nasceu a partir das conclusões da subcomissão especial criada para analisar as ações de governo no combate às doenças relacionadas à pobreza, que encerrou os trabalhos em setembro de 2013. Brito foi o relator da proposta.
Parecer favorável
O PL 6991/13 já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, onde recebeu parecer favorável da relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Ela elogiou o impacto da concessão do benefício na saúde das pessoas que participam do Cadastro Único. O cadastro atende famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, as mais atingidas pela tuberculose e hanseníase.
“O pagamento do benefício aos pacientes em tratamento, que muitas vezes têm de se afastar de suas atividades laborais durante esse período, contribuirá para que possam aderir e concluir o tratamento”, disse Benedita.
De acordo com o projeto aprovado, a concessão do benefício dependerá da adesão ao tratamento prescrito no Sistema Único de Saúde (SUS). A interrupção do tratamento gerará imediata suspensão do benefício. O pagamento seguirá as regras do programa Bolsa Família.
Tramitação
Depois de ser votado na Comissão de Finanças e Tributação, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Com informações do Câmara Notícias)
ITAPETINGA: PREFEITURA NEGA ESPAÇO PARA REALIZAÇÃO DO ‘LAGOA INDOOR’
Um comunicado da Contato Produções, realizadora do Brega Light em Ibicuí e do Lagoa Indoor em Itapetinga, vem chamando à atenção nas rede sociais.
Segundo a Contato, a Prefeitura de Itapetinga não tomou conhecimento de um ofício enviado ao prefeito, solicitando o espaço do Parque Poliesportivo da Lagoa, para realização do tradicional evento Lagoa Indoor, que não mais será realizado neste ano de 2016.
Que motivos teria o nosso diligente prefeito para barrar um evento de qualidade como esse?
Confira a nota:
BAHIA: PCdoB ENSAIA INDEPENDÊNCIA E ADMITE ALIANÇA ATÉ COMO O PSDB
Aliado histórico do PT, e visando emplacar nomes na disputa eleitoral este ano em Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari, o PCdoB já admite aliança até com o PSDB.
Este é o posicionamento que vem pregando o presidente do partido, o deputado federal Daniel Almeida. “Somos partidos diferentes, que temos aspiração e temos disputa que, às vezes, combinam e às vezes, não”, disse Almeida em relação ao PT. As revelações do presidente foram reproduzidas no Bahia Notícias. Resta saber se o PCdoB, com o mesmo DNA do PT, irá garantir a posição anunciada.
Para não deixar dúvida que o PCdoB continua sendo aliado do PT acrescentou: “a relação de parceiro político e de um projeto na Bahia e no Brasil está mantida, mas com a perspectiva de candidaturas do partido em cidades importantes como Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari”.
Em Salvador, a pré-candidata da deputada Alice Portugal, tem pregado que o PT mostre mais gratidão dando apoio para o pleito contra o prefeito ACM Neto (DEM). “Nós apoiamos o PT em Salvador nas últimas cinco eleições para prefeito e achamos que na relação política, como pessoal, tem que ter reciprocidade. Você se relaciona melhor com quem lhe respeita, lhe valoriza”, sugeriu Daniel.
Em Vitória da Conquista, onde o PT comanda há 20 anos, a pré-candidatura do deputado estadual Jean Fabrício Falcão segue o mesmo caminho. Fabrício busca entendimento com outros partidos e fala em “apresentar um projeto renovador”.
Como pode ser analisado, o PCdoB enxerga que poderá emplacar candidaturas em Salvador, Conquista e Camaçari. Os comunistas, com a fragilidade do PT nesta cidades, exigem a reciprocidade e esperam apoio do PT para as candidaturas de Alice Portugal, Jean Fabrício Falcão e Ademar Delgado que deixou recentemente o PT após desentendimentos com a direção estadual da agremiação. Resenha Geral
QUE SUSTO! MENINA DE 1 ANO ANDA NA JANELA DE APARTAMENTO NO TERCEIRO ANDAR
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma menina de 1 ano caminhando no parapeito do terceiro andar de um prédio no Guará II, no Distrito Federal.
Durante 40 segundos, o bebê se segura no vidro e vai de um lado para outro. No final da gravação, uma mulher aparece e puxa a criança para dentro do apartamento.
Não é possível ver no vídeo, mas a janela tem uma tela de proteção. A mãe da criança, que não quis se identificar, disse que a proteção foi instalada antes da gravação do vídeo.
Neste domingo (15), conselheiros tutelares estiveram no apartamento para conversar com a família da menina. Quem mora no local é a avó do bebê. Familiares levarão uma advertência formal para que não exponham mais a criança a situações de risco. Confira o vídeo:
ITAPETINGA: ROSEMBERG TENTA VIABILIZAR PRÉ-CANDIDATURA DE SIBELE, À REVELIA DE ZÉ CARLOS
Enquanto o prefeito Zé Carlos (PT) aposta todas as suas fichas numa absurda candidatura do secretário municipal de saúde, o deputado estadual Rosemberg Pinto come pelas beiradas e concentra todos os seus esforços na tentativa de viabilizar o nome da secretária de educação, Sibele Nery, que é filiada ao PT e tem o apoio do diretório municipal do partido em Itapetinga.
Para não criar ciumeira no grupo de Zé Carlos, Rosemberg ficou de camarote, mas escalou o seu assessor André Dantas, ex-secretário municipal de planejamento, para ciceronear Sibele nos corredores petistas em Salvador, onde o nome da secretária chegou a ser aventado, em uma reunião, como pré-candidata a prefeita de Itapetinga, com direito a fotos ao lado de Josias Gomes, Everaldo Anunciação, Waldir Pires e outras lideranças do PT estadual.
A viabilização da pré-candidatura de Sibele Nery como nome de consenso no grupo situacionista em Itapetinga, pode ser bem mais difícil do que o deputado passa imaginar, dada a sua altíssima rejeição dentro e fora do grupo do prefeito, sem falar da sua péssima relação com a primeira dama Cida Moura, que é quem dá as cartas e quer vê-la pelas costas.
Em todas as análises e avaliações políticas em Itapetinga, o nome da secretária como pré-candidata a prefeita não é levado a sério, ao contrário do que possa imaginar a inadvertida cúpula do PT na capital.
Desfile de vaidade e perda de tempo…
Por Davi Ferraz
- 1