:: 9/mar/2016 . 21:34
VEREADOR ALFREDO CABRAL VÊ COMO POSITIVA A FILIAÇÃO DE ANTÔNIO BRITO AO PSD
Ao contrario do que vem se especulando nos meios políticos locais e regionais, a filiação do deputado federal Antônio Brito e seu grupo ao PSD, não trará qualquer prejuízo nem conflito com a atual direção do partido em Itapetinga.
Em contato com a nossa redação, o vereador Alfredo Cabral de Assis, atual presidente da sigla em Itapetinga, afirmou que recebeu com naturalidade a filiação do deputado ao PSD, que no seu entender reforçará ainda mais a pré-candidatura do vice-prefeito Alécio Chaves, cujo nome vem crescendo e obtendo destaque em todas as avaliações até aqui realizadas.
Quanto à sua permanência na presidência da sigla no município, Alfredo diz estar tranquilo e confiante no senador Otto Alencar, que nunca teve o hábito de fazer composições políticas sacrificando seus correligionários.
Para Alfredo, os integrantes do PTB vêm para somar e reforçar ainda mais o PSD, que cresce e se qualifica como principal partido da base aliada ao governo do estado em Itapetinga.
Por Davi Ferraz
EXCLUSIVO: DEPUTADO FEDERAL ANTÔNIO BRITO CONFIRMA FILIAÇÃO AO PSD
Em contato com a redação do Sudoeste Hoje, a assessoria do deputado Antônio Brito confirmou a sua filiação e do seu pai, o vereador soteropolitano Edvaldo Brito, ao PSD do senador Otto Alencar.
O ato de filiação dos petebistas ao PSD ocorrerá na próxima segunda-feira, em ato político que deverá ocorrer na Câmara Municipal de Salvador, na parte da manhã.
Sobre a situação do partido em Itapetinga, as assessorias de Otto e Antônio Brito em Brasilia informaram que não acontecerá nenhuma mudança drástica e que a tendência é a união dos dois grupos políticos, em torno de um único projeto.
Aguardem mais informações.
Por Davi Ferraz
URGENTE! STF BARRA NOMEAÇÃO DO NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA INDICADO POR WAGNER
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (9) pela suspensão da nomeação, pela presidente Dilma Rousseff, do novo ministro da Justiça, Wellington Cesar Lima e Silva, que tomou posse no cargo na semana passada.
Até a última atualização desta reportagem, dos 11 ministros da Corte, oito já tinham votado a favor do pedido do PPS para suspender a nomeação do ministro. Manifestaram-se assim os ministros Gilmar Mendes (relator), Edson Fachin, Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Contra o pedido, havia votado somente Marco Aurélio Mello, por entender que a ação usada pelo PPS não era adequada para o pedido. Faltavam ainda os votos de Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.
O partido argumenta que, segundo a Constituição, um membro do Ministério Público – como Wellington Cesar, procurador de Justiça da Bahia – não pode exercer qualquer função pública no Executivo, exceto a de professor, sob risco de subordinação a um governo.
O entendimento valerá também para promotores e outros procuradores que ocupam cargos executivos nos estados. G1
MP-SP DENUNCIA EX-PRESIDENTE LULA POR LAVAGEM DE DINHEIRO E FALSIDADE IDEOLÓGICA
O Ministério Público de São Paulo denunciou à Justiça nesta quarta-feira (9) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por crime de estelionato, falsidade ideológica , organização criminosa e lavagem de dinheiro por causa da suposta compra do triplex em Guarujá. O promotor Cassio Conserino entrou na 4ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda, de São Paulo, com denúncia criminal contra o ex-presidente Lula.
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, a denúncia apresentada por Conserino foi distribuída à 4ª Vara Criminal. O caso segue sob segredo de justiça.
Dezesseis pessoas foram denunciadas, entre elas o ex-presidente Lula, a ex-primeira dama dona Marisa Letícia e um dos filhos de Lula, Fabio Luís Lula da Silva, que seriam beneficiários do triplex. Os crimes cometidos em empreendimentos da Bancoop – cooperativa dos bancários – que foram repassados posteriormente à construtora OAS.
O Instituto Lula negou as acusações. “O ex-presidente não cometeu nenhuma ilegalidade e não é dono do apartamento no Guarujá nem do sítio em Atibaia. O promotor Cassio Conserino já tinha anunciado que faria a denúncia no dia 22 de janeiro na revista Veja, o que mostra que ele não é imparcial. Além de não ser o promotor natural do caso e haver um recurso no STF sobre a competência desta investigação, se é do Ministério Público Federal ou do Ministério Público de São Paulo”, informou o Instituto à GloboNews.
LAVA JATO: PARA ESCAPAR DA PRISÃO, LULA PODE ASSUMIR MINISTÉRIO
Com o cerco da Polícia Federal se fechando contra Lula, o PT está pressionando o ex-presidente para que ele assuma um ministério, a fim de conseguir foro privilegiado. A estratégia é que, se ocupar uma pasta, o petista não ficará nas mãos do juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato em Curitiba (PR) e foi quem expediu o mandado de condução coercitiva contra o petista, na última sexta-feira, no âmbito da 24ª fase da operação.
O assunto foi tratado em uma reunião na noite desta terça-feira entre Lula, Dilma e ministros, no Palácio da Alvorada, em Brasília. “Aumentou no PT a pressão para que Lula assuma um ministério, para tentar também esboçar uma reação do governo às arbitrariedades que estão ocorrendo”, afirmou um amigo do ex-presidente.
Lula, porém, está resistindo à ideia. Ele não quer aceitar nenhum cargo no governo sob o argumento de que isso passaria a impressão de confissão de culpa. Apesar da pressão, Lula tem feito um diagnóstico positivo sobre a ação da Lava Jato. “A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E, se me deixarem solto, viro presidente de novo”, disse Lula a mais de um interlocutor. (Com Estadão Conteúdo)
- 1